Exames Gravidez e Bebês

Saiba como fazer os exames durante a gravidez sem apertar o orçamento

A realização de um bom pré-natal garante uma gravidez tranquila e facilita o planejamento do parto, aumentando as chances do bebê nascer forte e saudável. No entanto, devido à dificuldade de acesso às consultas e exames necessários na rede de saúde pública, muitas grávidas acabam recorrendo aos serviços particulares e pagando por tudo do próprio bolso.

Quer descobrir como fazer os exames durante a gravidez sem apertar o orçamento da família? Confira as nossas dicas!

Quais exames são realizados durante a gravidez?

A cada consulta de pré-natal, o médico obstetra solicita alguns exames para avaliar melhor a saúde da mulher e o desenvolvimento do bebê, verificando a necessidade de iniciar algum tratamento ou planejar algum procedimento. Os principais exames durante a gravidez são:

 

Beta HCG

É um dos primeiros hormônios a se elevar e ajuda no acompanhamento da gestação.

Ultrassom transvaginal

É o primeiro ultrassom a ser realizado. Confirma a gravidez e indica se a mulher está grávida de um bebê ou mais.

banner-ebook-exercicios-gravidas

Hemograma

Solicitado a cada trimestre, avalia anemia e outras doenças no sangue.

Urina rotina e urocultura

Avalia sinais de infecção de urina e de alterações no funcionamento dos rins, sendo importante para o diagnóstico de pré-eclâmpsia.

Glicemia de jejum

Avalia os níveis de açúcar no sangue da mulher, identificando os casos de diabete gestacional.

Tipagem sanguínea e coombs indireto

Determina o tipo de sangue da mulher e se ela já está sensibilizada contra o Rh positivo. É importante para a prevenção da anemia hemolítica do recém-nascido, por meio da aplicação de um soro ao nascimento do bebê.

TSH e T4 livre

Diagnostica hipotireoidismo, uma doença que precisa ser controlada para que a gestação corra bem.

Rastreamento de infecções

Detecta-se a presença de diversas infecções (toxoplasmose, rubéola, sífilis, hepatite B, hepatite C e HIV/AIDS) que podem ser transmitidas para o bebê, provocar malformações, abortos e partos prematuros.

Ultrassom morfológico

É um ultrassom mais completo que avalia a estrutura de cada órgão do bebê, buscando malformações.

Ultrassons obstétricos

São ultrassons simples e que conferem o batimento cardíaco, o tamanho e a posição do bebê, além de avaliar a quantidade de líquido amniótico.

Exame da translucência nucal

Realizado durante o ultrassom, avalia o risco do bebê apresentar síndromes cromossômicas, como a síndrome de Down.

Todos os exames são realmente necessários para o pré-natal?

Cada exame é pedido por um motivo específico para avaliar certo aspecto da saúde da mãe ou do bebê, influenciando diretamente no bem-estar de ambos durante a gestação e o parto.

Como realizar esses exames sem apertar o orçamento?

Para economizar e obter os melhores preços do mercado, é importante pesquisar diversas clínicas e laboratórios, tendo cuidado para não comprometer a qualidade do serviço. Uma boa alternativa é buscar clínicas populares que ofereçam pacotes de pré-natal com acesso a todas as consultas e exames necessários nessa fase da vida da mulher.

Como as clínicas populares funcionam?

As clínicas populares são serviços médicos privados de qualidade, oferecidos a preços mais acessíveis para a população. O atendimento é feito sem a necessidade de plano de saúde, com alta disponibilidade de horários e de forma completa, permitindo consultas com especialistas, realização de exames e de procedimentos.

Quer aprender mais sobre cada exame de pré-natal e quando fazê-los? Leia o nosso post sobre o assunto e tire as suas dúvidas!