Odontologia

Aparelho depois dos 30 adianta?

Foto de pessoa sorrindo com aparelho de dente.

Quando se trata de qualidade de vida e melhorias na saúde, as opções que temos a nossa disposição são as mais diversas. Hoje em dia, a busca pelo sorriso perfeito tem crescido cada vez mais e, com isso, aparece a seguinte dúvida: Aparelho depois dos 30 adianta?

Muitos acreditam que depois de certa idade os problemas dentários e o sorriso desalinhado já não podem mais ser corrigidos. Entretanto, é nessa falsa crença que muitas pessoas se enganam.

A maioria dos pacientes dos consultórios do dentista é adulta e que busca por um tratamento ortodôntico mesmo depois dos 30 anos. O comum é associar esse tipo de tratamento as crianças e adolescentes, mas hoje a situação já é bem diferente.

Dessa forma, se você se interessou pelo assunto e quer saber mais se colocar um aparelho depois dos 30 irá resolver o seu problema, continue lendo o nosso artigo e confira as vantagens que o tratamento ortodôntico em adultos pode trazer.

Razões para usar aparelho depois dos 30

Hoje em dia, certamente, as pessoas se preocupam muito mais com a estética do sorriso e por uma saúde bucal em perfeitas condições. Com isso, o uso do aparelho depois dos 30 anos vem se tornando cada vez mais comum entre os adultos.

Diferentemente de alguns anos atrás, o aparelho ortodôntico evoluiu e apresenta opções muito mais modernas e avançadas. Isso também pode ser dito sobre o preço, que agora se tornou bem mais acessível, deixando de lado o aparelho como um artigo de luxo.

Entre os adultos, um dos fatores que mais preocupa em relação ao uso do aparelho ortodôntico é a aparência do sorriso. Antigamente, os aparelhos eram muito coloridos e chamativos. Entretanto, hoje existem modelos discretos, transparentes e que praticamente não aparecem nos dentes.

Confira a seguir as outras razões pelas quais o uso de aparelho depois dos 30 anos não é uma contra indicação e, sim, uma preocupação com a saúde e estética dos seus dentes:

  • Ao contrário do tratamento em crianças, os adultos têm mais disciplina e cuidados com os dentes, por isso, o tempo de permanência com o aparelho, normalmente, é bem menor.
  • O tratamento ortodôntico não tem restrição de idade, exceto alguns casos complexos. Então, até mesmo em pessoas com muito de 30 anos, a movimentação e alinhamento dos dentes é possível.
  • Dependendo do tipo de tratamento não é recomendável que este seja feito na infância, pois os dentes e ossos ainda estão em crescimento. Dessa forma, o uso do aparelho quando adulto é o mais indicado.
  • Em relação à dor, que antigamente era algo muito temido no tratamento ortodôntico, hoje, é bem menor com as tecnologias avançadas e uso de laser.
  • O segmento dentário oferece uma gama muito ampla de profissionais especializado em ortodontia e que podem lhe apresentar as diversas opções de tratamento, de acordo com o seu caso e orçamento.

Com isso, é possível constatar que não existe idade para começar um tratamento ortodôntico e que o uso do aparelho depois dos 30 anos é indicado sim, já que o importante é manter a sua saúde bucal e uma boa autoestima com a aparência do seu sorriso.

O que você deve saber sobre o aparelho depois dos 30

O motivo que faz as pessoas desacreditarem no uso do aparelho depois dos 30 anos é a ideia primária que se tem de como era o tratamento no passado. O que muitas pessoas não sabem é que a área passou por inúmeras transformações que facilitaram a vida do paciente.

Da mesma forma que a expectativa de vida aumentou, que o cuidado com a saúde se tornou bem maior e que a preocupação com a estética é algo constante, os profissionais dentistas também se atentaram em evoluir seus tratamentos ortodônticos.

Hoje em dia, o uso do aparelho não é limitado apenas para o alinhamento dos dentes, mas também para o tratamento de outros problemas, como, por exemplo, a apneia e ATM (articulação têmporo-mandibular).

Quando se fala no tratamento ortodôntico, basicamente, o que tem se tem por objetivo é corrigir os dentes e deixá-los em suas corretas posições, de forma que a mordida do paciente fique a mais perfeita possível.

Então, para quem tem mais de 30 anos e deseja melhorar o seu sorriso, as opções podem ser as mais variadas, como, por exemplo:

  • Branquétes Estéticos: para quem quer ficar com o sorriso mais discreto, esse tipo de aparelho tem a coloração próxima a do seu dente e evita o aparecimento dos fios metálicos.
  • Aparelho Auto Ligado: a duração do tratamento, as manutenções no dentista e as dores são bem menores, já que utiliza de fios ortodônticos que são ativados pelo calor da boca.

Assim, o adulto que deseja iniciar o seu tratamento pode ver que as opções visam sempre à facilidade e o conforto do paciente. E quem toma a iniciativa de usar aparelho depois dos 30 anos, certamente, terá uma postura mais colaborativa e verá os resultados mais rapidamente.

As vantagens de usar aparelho depois dos 30

Para que o uso do aparelho depois dos 30 anos não se torne um impedimento e trauma ao paciente é preciso que este esteja ciente das vantagens e benefícios que o tratamento pode trazer para a estética do seu sorriso.

Já que a busca pela melhor qualidade da saúde bucal é muito frequente nos dias de hoje, confira a seguir quais são as vantagens que um adulto pode obter com o uso do aparelho ortodôntico:

  • Melhor alinhamento e oclusão dos dentes;
  • Evita o surgimento de cáries e inflamações da gengiva;
  • Aumento da autoestima, devido à harmonização do sorriso;
  • Minimização da dor dentária;
  • Facilidade na higienização;
  • Baixo número de visitas para manutenção no dentista;
  • Possibilidade de menor tempo de tratamento devido às tecnologias.

Com isso, as vantagens e benefícios se tornam evidentes para o paciente que busca pelo tratamento ortodôntico e deixam claro que o uso de aparelho depois de 30 anos não é um impedimento para se ter um sorriso alinhado e harmônico.