Clínica Geral

Virose e gripe: como identificar e tratar

foto de pessoa doente assoando o nariz com virose e gripe

Embora sejam problemas muito específicos, a virose e gripe se tornaram doenças “genéricas”. Na dúvida, sempre apostamos e falamos por aí que estamos “gripados” ou que aquele mal estar foi fruto de uma “virose”.

Mas a verdade é que virose e gripe possuem características muito especificas.

Essa “popularização” desses males faz com que muita gente se automedique de forma errônea. Enquanto tratamos como gripe, temos uma alergia. Enquanto tratamos como virose, temos uma infecção. E por aí vai.

Nesse artigo, daremos algumas dicas de como identificar virose e gripe, e como entender suas especificidades.

Virose e gripe: entendendo cada uma passo a passo

Você já deve ter passado pela situação de ir ao médico com enjoo e mal estar, e sem que o médico sequer levantasse da cadeira, você foi diagnosticado com virose.

Isso acontece muitas vezes, em todos os lugares. A queixa de vômito e dores de cabeça imediatamente é associada à virose.Então, falaremos um pouco mais dobre virose nesse artigo para que você conheça os principais sintomas e causas

Virose

A virose é como o próprio nome diz uma doença causada por um vírus.  Muitas vezes, o vírus causador não é prontamente identificado no consultório médico, e diante desse desconhecimento, o nome “Virose” aplica-se a todos.

Muitos são os sintomas decorrentes de viroses, mas os mais conhecidos são aqueles que acometem o sistema gastrointestinal.

Sintomas como vômito e diarreia são imediatamente associados a uma virose. E de fato, um dos vírus mais comuns e mais facilmente transmissíveis causa esses mesmos sintomas.

  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Mal estar;
  • Febre;
  • Desanimo;
  • Desidratação.

Estamos falando do Rotavírus. Sua principal forma de transmissão é fecal-oral, ou seja, ele é eliminado nas fezes, e quando as mãos não são devidamente higienizadas, entra em contato com a boca e é transmitido.

Tratamento de Rotavírus: a forma correta de tratar essa virose é conter a desidratação do paciente.

A perda constante de liquido através da diarreia e dos vômitos pode levar a um quadro preocupante de desidratação.

A desidratação acaba por diminuir drasticamente os níveis de água e minerais essenciais do corpo.

Então, chá, água mineral, água de coco, isotônicos e soro caseiro devem ser consumidos em abundância para conter a desidratação.

Os médicos não aconselham o uso de medicação para conter a diarreia. Mas para casos específicos, os médicos saberão como proceder.

Gripe

Como falamos acima, virose refere-se a doenças transmitidas por vírus. A gripe, assim como o Rotavírus, é uma virose.

Esse vírus tem o nome de Influenza, e a sua grande vítima é o sistema respiratório.

Existem três variações desse vírus. Influenza A, B e C.

O tipo mais comum é o A, que é também o grande causador das epidemias que assolaram a humanidade nos últimos anos.

Por ser um vírus muito “popular” e facilmente transmissível, qualquer mutação no Influenza A se torna uma calamidade, pois ele está espalhado em vários lugares, e o ser humano não apresenta anticorpos contra uma nova versão do vírus.

Dessa maneira, uma mutação já se manifesta num grande número de pessoas ao mesmo tempo, tornando difícil o controle de uma epidemia.

A maior complicação decorrente de uma gripe é a possibilidade de sua evolução para uma pneumonia.

Seus principais sintomas são:

  • Febre;
  • Coriza;
  • Dor muscular;
  • Dor de garganta;
  • Cansaço.

O tratamento da gripe é normalmente feito a base de remédios específicos, conhecidos como antigripais. Repouso e muita água ajudam a manter a hidratação em dia.

A gripe não costuma apresentar grandes complicações, mas em casos de idosos, gestantes, bebes ou pessoas com quadros clínicos especiais, deve-se redobrar a atenção.

As vacinas contra gripe são atualizadas anualmente para resistir às mutações do vírus. Elas são disponibilizadas, na maioria dos países, no período que antecede o inverno, quando o aumento do vírus é considerável.

Se você desconfia de virose e gripe, deve procurar um médico. Ele ajudará a identificar o grau de perigo que a doença representa a você e seu quadro clínico.

A virose e gripe são doenças comuns e recorrentes, e podem ser rapidamente contidas. O importante é que você não ignore os sintomas para que eles não se agravem.