Endocrinologia Vida Saudável

Metabolismo lento ou acelerado: entenda qual seu ritimo

imagem de abdomem - como saber se tenho metabolismo acelerado

Todo mundo conhece alguém que come de muito de tudo e nunca parece engordar ou ficar acima do peso, ao mesmo tempo tem sempre aqueles que sempre tentam emagrecer sem sucesso ou tem que manter dietas rígidas para não ganhar peso, esses dois casos podem estar relacionados ao ritmo do metabolismo.

Ter um metabolismo lento ou rápido pode estar relacionado a causas genéticas, hábitos alimentares e estilo de vida. Entender como o metabolismo está funcionando no seu corpo pode ser decisivo para se conseguir resultados na perda de peso e ganho de massa muscular. Continue lendo para entender mais sobre o tema e conferir dicas de como regularizar o seu metabolismo!

Consulta com endocrinologista com preço popular
Preço R$ 119

Mas o que é metabolismo?

O metabolismo pode ser definido como o conjunto de processos químicos e físicos que ocorrem no nosso organismo para suprir as necessidades energéticas do corpo. Portanto sempre que fazemos alguma atividade ou para manter as funções vitais do corpo, nosso organismo demanda energia, proveniente em sua maioria dos alimentos.

Para entender quanto ao seu ritmo metabólico, é importante conhecer também o conceito de Taxa de Metabolismo Basal (TBM), que é é a quantidade calórica ou energética que o corpo precisa em um período de vinte e quatro horas, mantendo-se em permanente repouso, e fazendo um jejum de pelo menos doze horas, sem prejudicar o funcionamento de todos os órgãos e mantendo a temperatura corporal normal. Com esta taxa, se tem um valor “puro” da taxa metabólica, sem influência de fatores externos ao corpo como a alimentação ou realização de exercícios.

Como calcular minha Taxa Metabólica Basal (TMB)?

Calcular a taxa  do seu metabolismo é simples, você vai precisar de algumas informações básicas como  a idade, o peso, a altura e da taxa de atividade, o calculo é feito de uma forma um pouco diferente para homens e mulheres, seguindo as formulas abaixo:

  • Cálculo para Homens: MB = Taxa de atividade x {66 + [(13,7 x Peso(kg)) + ( 5 x Altura(cm)) – (6,8 x Idade(anos))]}
  • Cálculo para Mulheres: MB = Taxa de atividade x {655 + [(9,6 x Peso(kg)) + (1,8 x Altura(cm)) – (4,7 x Idade(anos))]}

Caso não queira fazer todos esses cálculos não se preocupe, encontramos esta calculadora online que já faz o calculo de um jeito rápido e fácil 🙂

Já fez o cálculo? confira abaixo a tabela de resultados e veja em que perfil você se encontra:

  1. Sedentários = 1.2 (pouco ou nenhum exercício)
  2. Levemente ativo = 1.375 (exercício leve 1 a 3 dias por semana)
  3. Moderadamente ativo = 1.65 (exercício moderado, faz esportes 3 a 5 dias por semana)
  4. Altamente ativo = 1.725 (exercício pesado de 5 a 6 dias por semana)
  5. Extremamente ativo = 1.9 (exercício pesado diariamente e até 2 vezes por dia)
  6. O que este resultado significa?

Antes de tudo, o resultado do cálculo acima trata-se apenas de uma estimativa, sendo essencial o acompanhamento e orientação de um endocrinologista para ter um diagnóstico preciso da situação de seu metabolismo. A TMB nos dá uma visão do gasto calórico diário para a função das funções vitais de nosso organismo, que são responsáveis por aproximadamente 60% do consumo de energia de nosso corpo.

Portanto, a  TMB nos dá uma estimativa de ritmo de gasto calórico de nosso metabolismo, sendo o mais acelerado o quanto mais alta for.

Como posso melhorar o ritmo de meu metabolismo?

Confira abaixo as principais dicas para melhorar o rítimo do metabolismo do seu organismo:

Tome bastante água

Ao entrar no organismo, a água precisa ser ajustada para a temperatura do corpo. O organismo gasta energia para fazer equilíbrio térmico, além de diminuir o apetite ao ser consumida uma hora antes de uma refeição.

Colocar pimenta na comida

Pimentas vermelhas são ricas em capsaicina, substância responsável pelo ardor de alimentos apimentados e que pode acelerar o metabolismo em até 20%. Ela estimula a liberação de adrenalina, aumentando os batimentos cardíacos e portanto o consumo de energia do corpo.

Aumente o consumo de proteína

Alimentos ricos em proteína, como carnes, leite e ovo, são mais difíceis de serem digeridos do que carboidratos e gorduras. Por esse motivo, a digestão de proteínas consome mais calorias, e aumenta o metabolismo. A recomendação é ingerir de 1 a 1,4 gramas de proteína por quilo de peso.

Controle o estresse

Altos níveis de estresse faz com que o corpo aumente a secreção de cortisol, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal e aumenta o apetite.

Tenha uma noite de sono de qualidade

Uma noite mal dormida desestabiliza a produção de diversos hormônios, aumentando a produção de hormônios como a grelina, que aumenta o apetite e o cortisol, que favorece a concentração de gordura abdominal.

Pratique musculação

Trocar a gordura do corpo por músculo, é uma estratégia de acelerar o metabolismo. O músculo é o tecido que mais necessita de energia para manter-se ativo, então quanto mais músculo tiver o corpo, maior será o gasto calórico.

Coma de três em três horas

Comer de três em três horas estimula a termogênese alimentar, referente à quantidade de calorias que o corpo gasta para digerir, metabolizar ou armazenar os nutrientes.

Conte sempre com as orientação de um endocrinologista

O Endocrinologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar alterações nas glândulas endócrinas, responsáveis pela libração de hormônios no sangue que regulam nossas funções vitais, desenvolvimento de órgãos e tecidos e o nosso metabolismo.

O Acompanhamento de um bom endocrinologista pode ser decisivo no tratamento da obesidade e de doenças que afetam diretamente o metabolismo, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.