Saúde da Mulher

DIU: vantagens, desvantagens e cuidados

Há milhares de anos, as pessoas têm usado diferentes métodos de controle de natalidade. E as opções no mercado são muitas. Enquanto o famoso anticoncepcional é conhecido, métodos como o DIU não são tão falados assim.

Porém de uns anos para cá, muitas mulheres estão preferindo trocar a pílula anticoncepcional que parece ser tão poderosa e maligna, por diferentes tipos de métodos anticonceptivos, já que muitos desses métodos são mais seguros e eficazes e estão disponíveis para o uso.

Existem vários tipos que podem ser usados dependendo do que é melhor para você e para o seu corpo. Para saber mais sobre os diferentes métodos, sinta-se à vontade para procurar na internet textos e informações explicativas.

É fácil ser confundido por todas as opções de controle de natalidade: você deve tomar uma pílula de progestina ou a pílula de combinação convencional? Um DIU pode afetar suas chances de ter filhos no futuro? O preservativo feminino é tão eficaz como o seu homólogo masculino?

Depois de ler sobre os diferentes tipos, é sua decisão qual método é melhor para você. Nesse texto vamos focar em explicar o que é o DIU e porque esse método pode ser o melhor para a sua saúde.

O que é o DIU?

Um dispositivo intra-uterino (DIU) é um pequeno dispositivo plástico em forma de T que é colocado no útero para prevenir a gravidez. Uma corda de plástico é anexada ao fim para garantir a colocação correta e para a remoção. O DIU é inserido no útero da mulher pelo seu médico.

Uma corda de plástico amarrada ao final do dispositivo desliza pelo colo do útero na vagina. Você pode verificar se o DIU está no lugar, sentindo para essa corda. A corda também é usada por seu médico para remover o dispositivo.

Esse método é eficaz?

De acordo com a matéria feita pela BBC, especialistas apontam que a eficácia do DIU é superior a 99%. Além disso, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) diz que o resultado dos contraceptivos de ação prolongada, como esse dispositivo, demonstram ser até 20 vezes mais eficazes na prevenção da gravidez.

Tipos de DIU

DIU Hormonal

O DIU hormonal libera levonorgestrel, que é uma forma de hormônio progesterona. O DIU hormonal parece ser um pouco mais eficaz na prevenção da gravidez do que o modelo de cobre. Ele previne a gravidez durante 3 a 5 anos, dependendo do dispositivo escolhido.

Com DIU hormonal, uma pequena quantidade de progestágeno, um hormônio semelhante à hormonal natural progesterona, é liberada para o revestimento uterino. Este hormônio engrossa o muco cervical e dificulta a entrada de esperma no colo do útero. O DIU hormonal também diminui o crescimento do revestimento uterino, tornando-o inóspito para ovos fertilizados.

DIU de cobre

O DIU mais comumente usado é o de cobre. O fio de cobre é enrolado em torno do tronco do DIU em forma de T. O DIU de cobre pode permanecer no lugar por até 10 anos e é uma forma de contracepção altamente eficaz.

Com um dispositivo de cobre, uma pequena quantidade de cobre é liberada no útero. O DIU de cobre pode evitar que o esperma possa entrar no ovo imobilizando o esperma no caminho para as trompas de Falópio.

mulher mostrando o DIU

Como funciona o DIU?

Ambos os tipos de DIU evitam a fertilização do ovo danificando ou matando o esperma. O dispositivo também afeta o revestimento uterino (onde um óvulo fertilizado se implantaria e cresceria).

Como funciona o DIU Hormonal

Este DIU evita a fertilização danificando ou matando o esperma e tornando o muco no colo do útero denso e pegajoso, de modo que o esperma não pode passar pelo útero.

Também mantém o revestimento do útero (endométrio) crescer muito grosso. Isso faz do forro um lugar pobre para o ovo fertilizado se implantar e crescer. Os hormônios neste DIU também reduzem o sangramento menstrual e cólicas.

Como funciona o DIU de cobre

O cobre é tóxico para o esperma. Faz com que o útero e as trompas de Falópio produzem fluido que mata o esperma. Este líquido contém glóbulos brancos, íons de cobre, enzimas e prostaglandinas

Inserção do DIU

Antes de colocar um DIU, um exame físico é importante para garantir que seus órgãos reprodutivos sejam normais e que você não tenha uma doença sexualmente transmissível (DST). O profissional de saúde irá perguntar-lhe sobre sua medicina e estilo de vida. O DIU não é apropriado para todas as mulheres.

Você deve discutir qualquer dúvida que tenha com seu médico sobre DIU antes de colocá-lo.

Um DIU pode ser colocado durante uma visita ao médico e permanece no local até que um profissional de saúde o remova. Pode ser inserido em qualquer fase do ciclo menstrual, mas o melhor momento é durante o período menstrual porque é quando o colo do útero é mais macio e quando as mulheres são menos propensas a engravidar.

Você pode ser instruído a tomar um analgésico uma hora antes da inserção para evitar cólicas. Cólicas podem ser desconfortáveis ​​durante a inserção. Às vezes, um anestésico pode ser injetado no colo do útero antes da inserção para reduzir a dor por cólicas.

  • Para colocar o dispositivo, um espéculo é usado para segurar a vagina aberta;
  • Um instrumento é usado para estabilizar o colo do útero e útero, e um tubo é usado para colocar o DIU;
  • Os braços do formato T se dobram no tubo e depois se abrem quando o DIU está no útero;
  • Uma vez que o DIU está em vigor, os instrumentos são retirados;
  • A corda fica a cerca de 3 cm do colo do útero, mas não fica fora da vagina.

Uma vez que o DIU é colocado, você pode retornar a atividades normais, como sexo, exercício e natação assim que estiver confortável. A atividade física extenuante não afeta a posição do DIU. Você também pode usar os absorventes íntimos assim que desejar após a colocação desse dispositivo.

Vantagens

O DIU é um dos métodos anticoncepcionais mais populares, especialmente para contracepção reversível em longo prazo, pois pode ser facilmente ajustado e removido. Suas vantagens incluem:

  • É altamente eficaz, com uma taxa de sucesso de 98-99 por cento ao longo de cinco anos de uso do DIU;
  • Pode ser usado por quase qualquer mulher, incluindo que não engravidaram.
  • Sua ação dura dez anos se não for removida entre;
  • O início da ação é imediato;
  • É independente da atividade sexual;
  • Não interfere na relação sexual;
  • É adequado para mulheres lactantes;
  • Fertilidade retorna prontamente na descontinuação;
  • Pode ser usado por mulheres que estão em qualquer tipo de medicação;
  • Não está associado ao câncer de qualquer órgão ao contrário da contracepção hormonal;
  • Não causa ganho de peso;
  • Não costuma afetar o humor ou o desejo sexual.

Também é adequado para mulheres que não podem usar anticoncepcionais contendo estrogênio, tais como:

  • Aqueles com história de tromboembolismo venoso;
  • Aqueles com acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio ou outras formas de doença arterial;
  • Aqueles com diabetes;
  • Aqueles sujeitos a enxaquecas;
  • Mulheres com mais de 35 anos que fumam pesadamente.

Desvantagens

Apesar dos benefícios óbvios de um DIU, apresenta pequenas e principais desvantagens, tais como:

  • Menorragia é uma queixa frequente, assim como a dismenorréia e a polimenorréia. Estes são os principais motivos para a interrupção do dispositivo;
  • Não oferece proteção contra infecções sexualmente transmissíveis (DST);
  • Existe um risco leve (1%) de se adquirir infecção uterina durante a inserção do DIU dentro de 20 dias após o procedimento. Isso é aumentado se a mulher é propensa a ter DST. As mulheres devem ser testadas para gonorréia ou clamídia antes da inserção e para qualquer outro organismo, se assim o solicitarem. Felizmente, as infecções pélvicas com o DIU no útero podem ser tratadas adequadamente sem remover o dispositivo;
  • A expulsão do dispositivo pode ocorrer especialmente durante os primeiros três meses. Sendo mais comum em mulheres nulíparas, ou aqueles que a inseriram imediatamente pós-parto ou pós-aborto. O risco é de aproximadamente 5%. Se o dispositivo for expulso e a perda só for observada após alguns dias, a contracepção de backup deve ser imediatamente adotada;
  • A perfuração uterina pode ocorrer em 0,1% das mulheres durante a inserção. Isso pode se manifestar como dor abdominal inferior. Neste caso será necessária uma remoção cirúrgica do DIU;
  • Existe um maior risco de gravidez ectópica se a concepção ocorrer com um DIU, embora seja raro isso ocorrer.

Cuidados ao utilizar o DIU

  • Você pode experimentar algumas cólicas suaves e sangramento leve por 1 ou 2 dias. Use uma garrafa de água quente ou uma almofada de aquecimento ajustada na sua barriga para aliviar a dor;
  • Caso sinta dois, evite tomar medicação sem a indicação de sue médico;
  • Verifique o fio do DIU após cada período. Para fazer isso, insira um dedo na vagina e sinta o colo do útero, que está no topo da vagina e sente-se mais do que o resto da vagina. Você deve ser capaz de sentir o fio fino e plástico saindo da abertura do colo do útero. Se você não consegue sentir a corda, use outra forma de controle de natalidade e faça uma consulta com seu médico para que a corda seja verificada;
  • Se o dispositivo sair, guarde-o e busque o mais rápido possível uma consulta com seu ginecologista;
  • Use preservativos para se proteger de DST’s e possíveis gravidez.

É sempre de extrema importância que você faça um acompanhamento com seu médico e converse com ele sobre todas as contra-indicações e efeitos colaterais possíveis.