Tratamentos

Check-up anual: entenda a importância para manter a saúde em dia

Para ter longevidade e melhorar a qualidade de vida, além de praticar exercícios físicos e de seguir uma dieta balanceada, é preciso visitar o médico regularmente para fazer os exames de rotina.

Confira, no artigo de hoje, qual é a importância do check-up anual e como ele deve ser realizado para garantir todos os benefícios para a sua saúde.

Qual a importância da prevenção para a saúde?

Nos últimos anos, cresceu bastante a discussão sobre a importância da prevenção para a manutenção da saúde e da qualidade de vida.

Os profissionais de saúde buscam conscientizar as pessoas sobre a necessidade de adotar um estilo de vida saudável, baseado em bons hábitos alimentares, boas noites de sono e na prática regular de atividades físicas.

Além disso, fazer consultas médicas na frequência adequada e manter os exames clínicos e laboratoriais em dia também é fundamental para cuidar da saúde de maneira preventiva.

Assim, o check-up anual contribui de forma bastante significativa para a promoção da saúde e da qualidade de vida, sobretudo para aquelas pessoas que já atingiram uma certa idade ou que sofrem com doenças crônicas como a diabetes ou a hipertensão.

Para que possa realmente promover o cuidado preventivo com a saúde, o check-up anual deve ser realizado por bons profissionais e deve considerar uma série de fatores, que variam de acordo com a idade, o sexo e outras características pessoais.

Como o check-up anual deve ser realizado?

A princípio, o check-up anual pode seguir essa periodicidade, tanto para os homens quanto para as mulheres que já completaram 35 anos de idade.

Entretanto, pessoas que já passaram por determinadas intercorrências, como infarto do miocárdio, embolia pulmonar ou acidente vascular cerebral, devem seguir a periodicidade determinada pelo médico de referência para realização dos exames preventivos.

Para averiguar o estado de todos os órgãos e sistemas, o check-up anual deve contar com exames como hemograma, glicemia, colesterol, triglicérides, urina, fezes, eletrocardiograma e teste ergométrico, dependendo da história clínica de cada paciente.

O próprio clínico geral pode ser o médico responsável pela solicitação dos exames, que devem ser realizados em laboratórios de referência.

Para quem não pode ou não quer gastar com a mensalidade de um plano de saúde convencional, ou para quem não tolera a longa espera para atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), as clínicas populares são a melhor opção para realizar o check-up anual e manter todos os exames em dia.

Por que as clínicas populares são uma boa opção?

As clínicas populares oferecem muitas vantagens para seus usuários, a começar pela praticidade de poder pagar exatamente pelos serviços que forem utilizados, sem a necessidade de comprometer-se com uma taxa mensal.

Outro benefício oferecido é a ampla diversidade de especialidades médicas disponíveis, abrangendo os laboratórios para exames e os serviços de psicologia, fisioterapia e nutrição, dentre outros.

Por isso, fazer o check-up anual e cuidar da saúde e da qualidade de vida fica muito mais fácil quando você pode contar com a praticidade e a segurança das clínicas populares.

Quer saber mais sobre o funcionamento e as vantagens desse inovador serviço de atenção à saúde? Baixe o nosso “Guia Completo sobre Clínica Popular” e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!