Clínica Geral

Dor abdominal: o que pode ser?

mulher sentindo dor abdominal

A dor abdominal refere-se ao desconforto no espaço entre o peito e a pelve. A maioria dos casos de dor abdominal é leve e tem uma variedade de causas comuns – como indigestão ou tensão muscular.

Os sintomas geralmente desaparecem rapidamente por conta própria ou com tratamento básico. Entretanto, a dor abdominal com sintomas graves ou crônicos também pode ser um sinal de condições médicas subjacentes mais graves – incluindo câncer ou falência de órgãos.

Quer entender melhor o que pode ser a sua dor abdominal? Confira logo a seguir!

O que é dor abdominal?

Problemas digestivos são considerados a causa mais comum de dor abdominal. Porém, desconfortos ou irregularidades em qualquer órgão ou parte do abdômen podem causar dor que se irradia por toda a área.

Muitas pessoas se referem à dor abdominal simplesmente como uma dor de estômago. No entanto, o abdômen contém muitos órgãos vitais, músculos, vasos sanguíneos e tecidos conjuntivos que incluem:

  • Estômago
  • Rins
  • Fígado
  • Intestino delgado e grosso
  • Apêndice
  • Pâncreas
  • Vesícula biliar
  • Baço

A artéria principal do coração (aorta) e a veia cava inferior também passam pelo abdômen. O abdômen também abriga os músculos centrais que dão estabilidade ao tronco e mantêm os órgãos no lugar e protegidos.

Como existem muitas áreas que podem ser afetadas, a dor abdominal pode ter muitas causas.

Causas e sintomas comuns da dor abdominal

A dor abdominal é uma queixa comum e pode ser causada ou complicada por uma variedade de fatores. Causas comuns incluem:

1. Gastroenterite

Nesse caso, a dor abdominal é frequentemente acompanhada de náuseas, vômitos e fezes moles que ocorrem muito mais cedo e com mais frequência do que o normal depois de comer.
Bactérias ou vírus causam a maioria dos casos, e os sintomas geralmente desaparecem em poucos dias.

Os sintomas que duram mais de 2 dias podem ser um sinal de problemas de saúde mais graves, como infecção ou condições inflamatórias.

Os sintomas comuns incluem:

  • Náusea
  • Vômito
  • Febre
  • Cólica abdominal
  • Inchaço
  • Gases

2. Excesso de gases

Os gases ocorrem quando as bactérias no intestino delgado quebram os alimentos que o corpo considera intolerantes. Um aumento da pressão de gás no intestino pode causar dor aguda. Além disso, os gases também podem causar aperto ou restrição no abdômen e flatulência ou arrotos.

3. Síndrome do intestino irritável

Por razões desconhecidas, as pessoas com síndrome do intestino irritável são menos capazes de digerir certos tipos de alimentos.
A dor abdominal é o principal sintoma para muitas pessoas com síndrome do intestino irritável e geralmente é aliviada após uma evacuação. Outros sintomas comuns incluem gases, náuseas, cólicas e inchaço.

4. Refluxo ácido

Ocasionalmente, os ácidos estomacais viajam para trás, subindo para a garganta. Esse refluxo quase sempre causa uma sensação de queimação e dor que o acompanha.
O refluxo ácido também causa sintomas abdominais, como inchaço ou cólicas.

5. Vômitos

O vômito geralmente causa dor abdominal, pois os ácidos estomacais viajam para trás através do trato digestivo, irritando os tecidos ao longo do caminho. Além disso, o ato físico de vomitar também pode causar dores nos músculos abdominais.
Uma ampla gama de fatores pode desencadear vômitos, desde um bloqueio intestinal até intoxicação por álcool.

6. Gastrite

Quando o revestimento do estômago fica inflamado ou inchado, pode ocorrer dor. Náuseas, vômitos, gases e inchaço são outros sintomas comuns de gastrite.

7. Intolerâncias alimentares

Quando o corpo é incapaz de digerir os alimentos, eles são decompostos por bactérias intestinais e estomacais, que liberam gás no processo. Quando grandes quantidades de materiais não digeridos estão presentes, muito gás é produzido, causando pressão e dor.

8. Constipação

Pessoas com dificuldade para evacuar podem ter um acúmulo de bolo fecal no intestino. Isso aumenta a pressão no cólon, o que pode causar dor.

Isso pode acontecer por vários motivos, incluindo:

  • Pouca fibra ou líquido na dieta
  • O uso de certos medicamentos
  • Baixos níveis de atividade física

Também pode ser um sinal de um distúrbio neurológico ou um bloqueio no intestino. Se a constipação persistir e for desconfortável, a pessoa deve consultar um médico.

9. Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma condição de longo prazo que envolve refluxo ácido persistente. Ela pode causar dor abdominal, azia e náuseas. Com o tempo, pode levar a complicações, como inflamação do esôfago.

10. Úlceras

Úlceras ou feridas que não cicatrizam tendem a causar dor abdominal intensa e persistente. Também pode levar a inchaço, indigestão e perda de peso.
As causas mais comuns de úlceras estomacais e pépticas são a bactéria H. pylori e o uso excessivo ou contínuo de medicamentos anti-inflamatórios.

11. Doença de Crohn

A doença de Crohn causa inflamação do revestimento do trato digestivo, o que resulta em dor, gases, diarreia, náusea, vômito e inchaço. Dada a sua natureza crônica, a condição pode levar à desnutrição, causando perda de peso e exaustão.
Pode ser uma condição séria, mas os sintomas podem não estar presentes o tempo todo, pois haverá momentos de remissão. O tratamento está disponível para ajudar as pessoas a controlar os sintomas.

12. Doença celíaca

A doença celíaca acontece quando uma pessoa tem alergia ao glúten, uma proteína encontrada em muitos grãos, como trigo e cevada. Ela causa inflamação no intestino delgado, resultando em dor.
Diarreia e inchaço também são sintomas comuns. Com o tempo, pode ocorrer desnutrição, resultando em perda de peso e exaustão.

13. Músculos distendidos

Como muitas atividades diárias exigem o uso dos músculos abdominais, lesões ou distensões são comuns.
Muitas pessoas também se concentram fortemente em exercícios abdominais, aumentando o risco de danos. Fazer mais abdominais do que o habitual, por exemplo, pode levar a dores musculares na região abdominal.

14. Cólicas menstruais ou endometriose

A menstruação pode causar inflamação e dor no abdômen. Inchaço, gases, cólicas e constipação também podem ocorrer durante a menstruação, causando desconforto abdominal.

As mulheres que têm endometriose podem apresentar inflamação e dor mais graves ou crônicas. A endometriose é uma condição na qual o tecido que normalmente cresce no útero se desenvolve em outras partes do corpo, geralmente na região pélvica, mas às vezes em outros lugares.

15. Infecções do trato urinário e da bexiga

As infecções do trato urinário são mais frequentemente causadas por bactérias, que colonizam a uretra e a bexiga, causando uma infecção da bexiga ou cistite.

Os sintomas incluem dor, pressão e inchaço na região abdominal inferior. A maioria das infecções também causa dor ao urinar e urina turva e com cheiro forte.

Outras causas da dor abdominal

Em alguns casos, a dor abdominal é um sinal de uma condição médica que pode ser fatal sem cuidados médicos imediatos.

  • Causas menos comuns de dor abdominal incluem:
  • Apendicite ou qualquer outro órgão abdominal rompido
  • Infecção renal ou pedras nos rins
  • Hepatite (inflamação do fígado)
  • Pedras na vesícula biliar
  • Intoxicação alimentar
  • Infecções parasitárias
  • Infecção de órgão abdominal ou infarto (quando o órgão morre devido à falta de suprimento de sangue)
  • Câncer em órgãos na região abdominal, principalmente câncer de estômago, pâncreas ou intestino
  • Hérnia de hiato
  • Cistos que se tornaram invasivos ou comprometem o espaço ou a função do órgão

O que fazer quando se tem dor abdominal?

  • Avaliar a intensidade e natureza da dor: Se a dor for leve e passageira, pode-se tentar identificar se ela está relacionada à alimentação, gases, ou outros fatores benignos.
  • Observar outros sintomas: Prestar atenção a outros sintomas associados, como febre, náuseas, vômitos, diarreia, constipação, entre outros, pode ajudar a determinar a gravidade da situação.
  • Beber água e descansar: Em alguns casos, a dor abdominal pode ser aliviada com a ingestão de água e descanso. Evitar alimentos pesados pode ser útil se a dor estiver relacionada à digestão.
  • Procurar atendimento médico quando necessário: Se a dor for intensa, persistente ou acompanhada de sintomas preocupantes, é essencial procurar atendimento médico para uma avaliação mais aprofundada.

 O que é inflamação no abdômen?

A inflamação no abdômen pode ser causada por diversas condições, como apendicite, pancreatite, diverticulite, entre outras. Essas condições podem resultar em dor abdominal intensa, sensibilidade ao toque, febre e outros sintomas. A inflamação pode ser aguda (de início rápido e intensidade elevada) ou crônica (persistente ao longo do tempo).

O tratamento da inflamação abdominal geralmente envolve cuidados médicos específicos, que podem incluir medicamentos, intervenções cirúrgicas ou outras abordagens, dependendo da causa subjacente.

Quando consultar um médico?

A maioria dos casos de dor abdominal não é grave e os sintomas desaparecem com cuidados domiciliares básicos, como repouso e hidratação, dentro de horas a dias.

Muitos medicamentos disponíveis sem receita, como antiácidos e medicamentos para gases, também ajudam a reduzir e controlar os sintomas.

A dor abdominal aguda (súbita e grave) ou crônica (de longa duração), no entanto, muitas vezes são sinais de condições que requerem atenção médica e tratamento.

Os sintomas que requerem atenção médica incluem:

  • Perda de peso inexplicável
  • Exaustão inexplicável
  • Alterações ou distúrbios nos movimentos intestinais, como constipação crônica ou diarreia, que não se resolvem dentro de algumas horas ou dias
  • Sangramento retal ou sangue nas fezes
  • Corrimento vaginal incomum
  • Dor crônica que continua após tomar medicamentos ou retorna após a interrupção da medicação prescrita
  • Sinais de infecção do trato urinário

Já os sintomas que requerem cuidados de emergência incluem:

  • Dor súbita e intensa, especialmente se acompanhada de febre
  • Dor intensa que é muito concentrada
  • Fezes com sangue ou pretas que podem ser pegajosas
  • Vômito incontrolável, especialmente se o vômito incluir sangue
  • Dor extrema e sensibilidade ao toque
  • Incapacidade de urinar
  • Desmaiar ou ficar inconsciente
  • Dor no peito, especialmente ao redor das costelas, estendendo-se até o abdômen

Você já conhecia todos esses motivos que podem causar dor abdominal? Quer contar com o auxílio de um médico? Agende sua consulta com um clínico geral na Clínica SiM!