Clínica Geral

Cuidados com a saúde no Verão

mulher se exercitando no verão veja dicas da clínica sim para a estação do ano

Verão é sinônimo de praia, calor, férias e chuva também! Por conta do calor e da rápida evaporação da água, a mudança do clima requer cuidados com a saúde no verão. Pensando nisso, separamos alguns cuidados e dicas de um Clínico Geral para aproveitar a estação mais ensolarada do ano de maneira mais leve, saudável e prazerosa.

Dicas de cuidado com a saúde no verão e como aproveitar o clima

Beba bastante água

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é recomendado beber cerca de oito a dez copos de água todos os dias. No verão, a atenção para essas quantidades deve ser redobrada, visto que o organismo elimina água devido as altas temperaturas, sendo aconselhável a ingestão de no mínimo 2 litros de água por dia.

Por conta das altas temperaturas, as pessoas suam mais e acabam perdendo mais água e sais minerais. Por isso, é fundamental que nos dias mais quentes o corpo precise de mais água para manter as temperaturas ideal. Ajuda também para que o corpo fique menos inchado e reduz também a aparência de celulite. Além de água, é ideal o consumo de frutas e legumes riscos em líquidos para ajudar na hidratação e não atrapalhar o divertimento.

Consuma alimentos leves

Por conta do calor, o intestino fica com a digestão mais lenta, sendo assim evite alimentos mais gordurosos e de difícil digestão, preferindo alimentos mais leves.

Ainda no tema alimentação, é importante sinalizar quanto a conservação e o cuidado com os agentes que podem causar uma intoxicação alimentar são importantes, em especial ao comprar aquele lanche de rua. Normalmente não tem como sabe como está a conservação do alimento, condições de higiene em que foi feito etc. Por isso, na praia invista em alimentos industrializados ou prefira por frutas e alimentos que você pode levar em uma bolsa térmica conservando de maneira ideal. Dessa forma, você poderá evitar dores de cabeça e outros problemas de saúde.

Cuidado com a bebida alcoólica

A advertência não serve apenas para quem vai dirigir, afinal de contas, o álcool retira a água das células, provocando transpiração e vontade de urinar com maior frequência.

Cuidado com os fungos

o verão é a época perfeita para a proliferação de fungos, o alto nível de transpiração, bem como a permanência com roupas molhadas por mais tempo no corpo formam o ambiente propício para proliferação do fungo. As micoses e as candidíase são frequentes. Dessa maneira, mantenha seus pés bem secos e evite ficar muito tempo com biquíni molhado.

Essas são algumas das muitas dicas para manter a saúde durante a estação mais quente do ano, é importante ressaltar também que ao aparecerem os sintomas de qualquer infecção, o acompanhamento com clínico geral ou especialista é necessário, pois podem tratar de maneira eficaz a infecção, contendo assim qualquer agravamento do quadro. Agende sua consulta.