Odontologia

Aparelho metálico: tudo o que você precisa saber

foto de aparelho metálico sendo aplicado em uma prótese aplicação aparelho metálico popular

Quem nunca conheceu alguém que precisou utilizar algum tipo de aparelho dentário para realinhar o sorriso ou corrigir um problema? Bastante comuns e eficazes, um dos mais conhecidos é o aparelho metálico, ou aparelho fixo, como é mais conhecido.

Geralmente as pessoas utilizam esse aparelho durante a adolescência, para alinhar os dentes que crescem tortos, muito separados ou sobrepostos e corrigir problemas de mordida na mandíbula. 

Porém, um grande número de pacientes adultos também os utiliza. Com esse público, o aparelho metálico não é muito apreciado devido à sua aparência. No entanto, é uma das opções que soluciona os seus problemas com menos quantidade de tempo. 

Além disso, existem mais vantagens que envolvem o uso de aparelho metálico. Tá pensando em colocar um? Venha saber tudo o que você precisa para garantir que tomou a decisão certa! Confira a seguir.

O que é um aparelho metálico? 

O aparelho metálico é um método da área odontológica e ortodôntica, criado para corrigir tanto problemas de saúde nos dentes tortos e arcada dentária, quanto para a estética do sorriso e do rosto como um todo. 

Feito de materiais como metal, plástico e até porcelana, o aparelho metálico consegue modificar a estrutura bucal, corrigindo a posição de cada dente até que fiquem alinhados corretamente. 

Esse dispositivo também é capaz de corrigir a mordida torta, que às vezes pode se desenvolver com má formação ao longo da vida, por motivos diversos. Dessa forma, a arcada consegue funcionar em sua plena capacidade, melhorando a rotina e a saúde do paciente.

O profissional responsável pela indicação do melhor aparelho, aplicação e acompanhamento é o ortodontista, dentista especializado em ortodontia. É ele quem irá receber o seu caso e sugerir a melhor solução.

Como funciona o aparelho metálico?

Agora que você entendeu o que é um aparelho ortodôntico, é importante saber como é o funcionamento do aparelho metálico. Primeiramente, como o nome popular já diz, é um dispositivo “fixo”, ou seja: o paciente permanece com ele até o fim do tratamento, sem tirá-lo.

Por esse mesmo motivo, os resultados costumam chegar logo e permanecer por mais tempo. É um método indicado para a maioria dos problemas de estrutura nos dentes e na arcada. 

Como falamos acima, os materiais são feitos com metal e plástico, chamados de banda e bráquetes. Com eles, é possível movimentar os dentes para onde se deseja, com o auxílio de borrachinhas colocadas em cada um dos bráquetes. 

Por ser um volume a mais na boca, pode causar incômodo e pequenos cortes na bochecha. Porém, novas soluções e aprimoramentos estão fazendo com que ele fique cada vez mais confortável. 

Veja a seguir, uma explicação detalhada de como funciona o tratamento com aparelho metálico, da consulta até os resultados finais. 

Como é o tratamento com aparelho metálico?

Se você está lendo este texto, deve ter interesse nos benefícios do aparelho metálico para solucionar os problemas odontológicos que possui. Dessa forma, existem algumas questões a serem analisadas para ter certeza de que você precisa do aparelho. 

Preste atenção em sintomas como dor nos dentes, dentes desalinhados, afastados ou sobrepostos, dores de cabeça e pescoço, dor ou desconforto para mastigar, dificuldade para fazer a escovação, cáries e até dificuldade em falar. 

Se identificar um desses fatores, consulte um ortodontista para que ele possa fazer o diagnóstico e a melhor indicação de solução. Se a necessidade de aparelho metálico surgir, você começará com o tratamento. 

Realização de exames

Antes de tudo, o dentista irá solicitar alguns exames para iniciar o processo de forma correta. Por exemplo, é necessário fazer exames clínicos e de imagem, como a radiografia panorâmica, para que o dentista possa ver melhor os problemas a serem resolvidos. 

Em alguns casos, é preciso realizar alguns procedimentos antes da colocação do aparelho, como tirar algum dente, tratar cáries ou algum canal problemático. Dessa forma, a saúde da boca e a estrutura da arcada ficam preparadas para serem modificadas. 

Avaliação física e de hábitos 

Também antes de decidir qual aparelho usar, o dentista irá conversar com o paciente para investigar o seu histórico, se houve algum trauma físico, quedas, seus hábitos, se já utilizou algum tipo de aparelho dentário, além dos sintomas sentidos. 

A alimentação e a higiene da boca também serão questionadas e investigadas, para que o dentista possa indicar a forma correta de realizar essas questões. Manter uma boa higiene e bons hábitos durante o tratamento é crucial para um bom resultado.

No final, dependendo das suas necessidades, idade e demais fatores externos, o dentista irá indicar o aparelho adequado e a quantidade de tempo que é preciso para resolver sua questão. 

Inserção do aparelho e manutenção

Depois de conversado com o dentista e realizado todos os exames necessários, é hora de aplicar o aparelho. Esse processo é feito no consultório do dentista, de onde você sairá com ele aplicado e junto de uma série de indicações e cuidados que devem ser tomados. 

Após isso, o paciente deverá voltar mensalmente ao consultório para fazer a manutenção do aparelho. Dependendo de cada pessoa, é trocado as borrachas, aplicado força em locais específicos e analisado se o progresso do tratamento está sendo bom. 

Mudança na estrutura óssea e contenção

Durante o tempo em que o paciente utiliza o aparelho metálico e é acompanhado pelo profissional, sua estrutura óssea vai se modificando e se alinhando aos propósitos estabelecidos no começo. 

Assim que o tratamento chega ao seu fim, é possível que o dentista irá aplicar uma contenção para que o alinhamento permaneça durante os anos seguintes. Essa contenção é um pedaço de fio metálico que faz com que os dentes fiquem no local. 

É possível que alguns dentes voltem a entortar e, nesse caso, pode ser que precise reaplicar o aparelho até resolver o problema.

Encontre um dentista de confiança!

Agora você já conhece o aparelho metálico e como funciona o tratamento com ele. A próxima etapa é encontrar um dentista de confiança, especializado em ortodontia. É ele quem vai garantir um sorriso bonito, uma boca saudável e uma rotina mais agradável.

Quer marcar sua consulta com facilidade e praticidade? Na Clínica SiM você pode! Clique aqui e marque hoje mesmo.