Saúde da Mulher

Punção de cisto mamário: Quando é necessária?

médica fazendo punção de cisto mamário

exame para saber se tem que fazer a punção do cisto mamário

A aparição de um cisto mamário é sempre um assunto delicado e requer atenção. Entretanto, a sua presença nem sempre requer tratamento, sendo importante a consulta e o acompanhamento de um especialista em mastologia para entender mais sobre o risco de tratar-se de câncer. Durante o acompanhamento, o médico poderá solicitar uma punção de cisto mamário para entender melhor os componentes do cisto.

O que é cisto mamário?

Um cisto mamário é uma condição caracterizada pela formação de uma estrutura sacular cheia de líquido no tecido mamário. Esses cistos são geralmente benignos e não estão associados a um risco aumentado de câncer de mama. Eles são bastante comuns, especialmente em mulheres em idade reprodutiva.

Benigno x Maligno

Um cisto mamário benigno é uma estrutura sacular preenchida com líquido que se forma no tecido mamário, sendo geralmente não canceroso. Esses cistos são comuns e, na maioria dos casos, não representam uma ameaça à saúde. Eles podem variar em tamanho e são frequentemente detectados durante exames de rotina ou quando uma mulher relata dor ou sensibilidade nos seios.

Por outro lado, um cisto mamário maligno seria uma massa ou nódulo que contém células cancerosas. O câncer de mama pode se apresentar como uma massa sólida e indolor ou como uma combinação de tecido sólido e líquido. Em casos de câncer, a massa pode ser fixa e não móvel ao toque, e outros sintomas podem incluir alterações na textura da pele, inversão do mamilo, secreção mamilar sanguinolenta, entre outros.

É importante destacar que a grande maioria dos cistos mamários é benigna. No entanto, qualquer alteração ou nódulo nos seios deve ser avaliado por um profissional de saúde. Um método comum utilizado para saber do que é feito o cisto é a punção de cisto mamário.

O que é punção de cisto mamário?

É um procedimento realizado com intuito de diagnosticar do que é constituído o material de um cisto na mama. O procedimento tem como principal objetivo trazer luz a algumas questões para o especialista em mastologia, em especial para descobrir se o cisto em questão é benigno ou maligno. O procedimento é realizado com o auxílio de ultrassom, pois assim é possível localizar o cisto e coletar o material necessário para análise, caso você precise fazer o exame você pode marcar aqui.

Como o exame de punção de cisto mamário funciona?

A realização do exame é feita por meio introdução de uma agulha, fina ou grossa, monitorada por meio de ultrassom até o cisto para recolher o material necessário para apreciação. Essa penetração pode ser feita repetidamente até recolher o a quantidade de material para realização da análise. O exame é feito com anestesia local, ficando a paciente completamente sem dor por causa da realização do procedimento, entretanto, por ser um exame invasivo, o pós-exame pode gerar algum tipo de desconforto ou dor após o efeito da anestesia cessar.

Como se preparar para mastologia?

Apesar de não existir nenhum pré-operatório especifico é recomendado que a paciente interrompa o uso de certos medicamentos, como anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários. Tais cuidados evitam que ocorra qualquer tipo de alteração nos resultados. Também é importante conversar com o médico, a fim de esclarecer possíveis dúvidas sobre o processo. É indicado o uso de roupas confortáveis no dia do exame, de preferência bem folgadas.

Pós punção de cisto mamário

Não existem restrições rígidas a serem seguidas após a punção de cisto mamário, sendo importante o paciente descansar um pouco antes de ser liberado, bem como evitar qualquer atrito com a área onde foi realizada que provavelmente estará mais sensível. O curativo aplicado também não pode entrar em contato com a água por pelo menos 24h.

É importante ratificar que o paciente não deve tirar conclusões precipitadas por conta da solicitação de uma punção de cisto mamário, visto que é um exame que serve para elucidar dúvidas. Na Clínica SiM dispomos de profissionais especialistas em mastologia experientes e diagnósticos confiáveis, bem como aparelhagem disponível para realização de tal exame, marque sua consulta ou exame aqui.