Vida Saudável

Como dormir bem? 6 dicas para uma noite tranquila

mulher dormindo bem

Dormir bem traz não apenas uma sensação de descanso e disposição para o dia seguinte, mas também ajuda a manter a saúde em dia, deixar a memória mais afiada e ainda pode reduzir os riscos de obesidade. Mas como dormir bem e por uma quantidade ideal de horas para aproveitar todos os benefícios que uma boa noite de sono pode oferecer?

Ter uma noite de sono tranquila e reparadora exige alguns cuidados e hábitos que devem ser adotados antes de deitar. Para conhecer essas dicas infalíveis para dormir melhor, continue sua leitura! Não hesite em procurar um médico se tiver enfrentando problemas com seu sono.

Deixe o quarto escuro

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas podem cultivar o hábito de deixar uma ou outra luz acesa em casa para dormir. O melhor ambiente para fechar os olhos e descansar é o escuro completo. A pouca luminosidade que entra pelo quarto pode fazer com que os olhos enviem uma mensagem ao cérebro dizendo que é dia e, assim, a produção de melatonina é barrada. A melatonina é um dos hormônios responsáveis pelo sono, portanto, pode ser mais difícil dormir se você estiver em um ambiente claro.

Desligue os eletrônicos

A mesma coisa acontece com quem vai se deitar e decide ver TV, checar o smartphone, o tablet ou o notebook. A luz emitida pelos eletrônicos também pode barrar a produção de melatonina no cérebro e deixar você sem sono por algumas horas. O ideal é não usar os aparelhos 2 horas antes da hora que você deseja dormir.

Evite discussões

Como dormir bem? Fazendo com que as horas que precedem o sono sejam calmas e tranquilas. As brigas devem ser evitadas sempre, mas principalmente antes do momento de deitar. O estresse ocasionado por uma discussão pode deixar o corpo em estado de alerta, nervoso e em extrema excitação, evitando que você pegue no sono facilmente.

Exercite-se à tarde ou pela manhã

Não há dúvidas de que a prática de atividade física ajuda a regularizar o sono e ainda promove uma boa saúde para o corpo e a mente. Porém, é mais indicado que os exercícios sejam realizados pela manhã ou no meio da tarde. Quando você se exercita, seu corpo libera adrenalina e você pode ficar mais disposto. Por isso, se você praticar exercícios antes de dormir, pode ser que quando se deitar não consiga dormir.

Tenha uma boa alimentação

Faça uma alimentação balanceada na hora do jantar: sua refeição deve conter proteínas, carboidratos e boas gorduras, como abacate, açaí, castanhas, nozes e outros. Evite açúcar, arroz branco e os carboidratos produzidos com farinha refinada, como as massas brancas que não são integrais. Eles podem pesar e dificultar seu sono na hora de dormir.

Prepare um bom ambiente

Seguir todos os passos acima e se esquecer de preparar um ambiente confortável para que você possa dormir bem pode fazer sua tentativa fracassar. Invista em um colchão confortável e bom para sua coluna, assim como bons travesseiros, que devem ser adequados para o seu tipo físico e para a posição que você dorme. Não se esqueça também de investir em um ventilador, climatizador ou ar-condicionado para deixar o ambiente com um clima agradável.

Seguindo essas dicas de como dormir bem, você poderá ter noites muito mais tranquilas e reparadoras para enfrentar o dia seguinte com muito mais disposição e saúde. Um bom sono pode ser a chave para a melhora de sua qualidade de vida, do humor e até da aparência. Que tal tentar? Se ainda assim, você sente dificuldade para dormir lembre-se que se automedicar é muito arriscado e que o especialista mais indicado para te ajudar é o Neurologista.

E você? Sente alguma dificuldade para dormir?