Clínica Geral

Doença renal crônica (DRC): sintomas, causas e tratamento

pedra nos rins doença renal crônica homem com dor no abdomen

A doença renal crônica (DRC) representa uma perda lenta e progressiva da função renal ao longo de vários anos. Eventualmente, ela pode desenvolver para uma insuficiência renal.

À medida que a doença renal avança, níveis perigosos de resíduos podem se acumular rapidamente dentro do corpo. O tratamento visa interromper ou retardar a progressão da disfunção renal, controlando a causa subjacente.

Continue lendo para saber mais sobre a doença renal crônica, incluindo suas causas, sintomas e tratamentos.

O que é doença renal crônica?

A doença renal crônica é um termo genérico para várias condições que afetam os rins, mas geralmente significa danos permanentes – e progressivos – aos rins causados por uma variedade de condições.

Causas da doença renal crônica

A principal causa de insuficiência renal é a diabetes. Logo após, está a hipertensão arterial. Tanto a diabetes quanto a pressão alta danificam seus rins ao longo do tempo.
Além disso, outros fatores de risco para o desenvolvimento da doença renal crônica incluem:

  • Doença cardíaca
  • A idade (especificamente, ter mais de 60 anos)

As principais causas de doença renal crônica em crianças são anormalidades anatômicas/estruturais ou condições hereditárias, como a doença renal policística. Condições que causam danos aos filtros dos rins, os glomérulos, também podem levar à doença renal crônica.

Principais sintomas

Sinais e sintomas de doença renal crônica se desenvolvem ao longo do tempo se o dano renal progride lentamente. A perda da função renal pode causar acúmulo de líquidos, resíduos corporais ou distúrbios eletrolíticos. Dependendo da gravidade, a perda da função renal pode causar:

  • Náusea
  • Vômito
  • Perda de apetite
  • Fadiga e fraqueza
  • Problemas de sono
  • Urinar mais ou menos
  • Diminuição da nitidez mental
  • Cãibras musculares
  • Inchaço dos pés e tornozelos
  • Pele seca e com coceira
  • Pressão alta (hipertensão) difícil de controlar
  • Falta de ar, se o líquido se acumular nos pulmões
  • Dor no peito, se o líquido se acumular ao redor do revestimento do coração

Os sinais e sintomas de doença renal geralmente são inespecíficos. Isso significa que eles também podem ser causados por outras doenças. Como seus rins são capazes de compensar a função perdida, você pode não desenvolver sinais e sintomas até que ocorram danos irreversíveis.

Como é feito o diagnóstico de DRC?

Dois testes são comumente sugeridos para diagnosticar doença renal crônica:

  • Taxa de filtração glomerular (TFG): um exame de sangue comum para ver o quão bem seus rins estão filtrando.
  • Albumina na urina: verifica se há uma proteína que passa para a urina quando os rins estão danificados.

Além disso, a creatinina sérica é um exame de sangue usado para estimar quão bem os rins estão filtrando os resíduos do sangue.

Tratamento da doença renal crônica

Dependendo da causa, alguns tipos de doença renal podem ser tratados. Muitas vezes, porém, a doença renal crônica não tem cura.

O tratamento pode incluir medicamentos para baixar a pressão arterial, controlar a glicose no sangue e diminuir o colesterol no sangue.

Além disso, a doença renal crônica pode piorar com o tempo e levar à insuficiência renal. Neste caso, as únicas opções de tratamento para insuficiência renal são diálise ou transplante de rim.

A diálise é a remoção mecânica de produtos residuais e líquidos excessivos do sangue quando os rins não podem mais realizar essa função. Porém, a diálise tem alguns riscos sérios, incluindo infecção.

Existem dois tipos principais de diálise renal. Eles estão:

  • Hemodiálise: um dialisador, ou um rim artificial, bombeia o sangue para fora do corpo da pessoa. A máquina filtra os resíduos e o sangue entra novamente no corpo através de tubos. Esse procedimento geralmente acontece no hospital ou em um centro de diálise.
  • Diálise peritoneal: o sangue é filtrado no abdômen do paciente. Isso ocorre na cavidade peritoneal, que contém uma vasta rede de minúsculos vasos sanguíneos. Um médico implanta um cateter no abdômen e infunde e drena uma solução de diálise pelo tempo necessário para remover resíduos e excesso de líquido.

Prevenção da DRC

Para reduzir o risco de desenvolver doença renal crônica é possível seguir algumas recomendações:
Siga as instruções sobre medicamentos. Ao usar analgésicos sem receita médica, como aspirina, ibuprofeno e paracetamol, siga as instruções da embalagem. Tomar muitos analgésicos por muito tempo pode levar a danos nos rins.

Mantenha um peso saudável. Se você estiver com um peso saudável, procure manter-se assim praticando atividades na maioria dos dias da semana. Se você precisa perder peso, converse com seu médico sobre estratégias para perda de peso saudável.

Não fume. O tabagismo pode danificar os rins e piorar os danos renais existentes. Se você é fumante, converse com seu médico sobre estratégias para parar de fumar. Grupos de apoio, aconselhamento e medicamentos podem ajudá-lo a parar.

Gerencie suas condições médicas com a ajuda do seu médico. Se você tem doenças ou condições que aumentam o risco de doença renal, trabalhe com seu médico para controlá-las.

Quando consultar um médico?

É indicado marcar uma consulta com seu médico se você notar sinais ou sintomas de doença renal crônica. A detecção precoce pode ajudar a prevenir a progressão da doença para insuficiência renal.

Se você tem uma condição médica que aumenta o risco de doença renal, seu médico pode monitorar sua pressão arterial e função renal com exames de urina e sangue durante as visitas ao consultório. Pergunte ao seu médico se esses testes são necessários para você.

Você já conhecia todas essas características da doença renal crônica? Quer marcar uma consulta com um médico? Faça seu agendamento na Clínica SiM!