Odontologia

Aparelho invisível: como funciona?

aparelho invisival clinica sim odontologia popular

Se você deseja ter dentes mais retos, pode estar considerando seriamente o tratamento ortodôntico, não é? E, se você busca por opções mais discretas, o aparelho invisível surge como uma boa alternativa.

Isso se deve em grande parte aos avanços nos tratamentos modernos. Com a introdução do processo Invisalign, o constrangimento que às vezes acompanhava o uso de uma órtese tradicional é perdido. Com os alinhadores transparentes, os aparelhos agora são praticamente invisíveis.

O aparelho invisível usa um molde gerado por computador para realinhar ou corrigir dentes que estão crescendo ou estão inseridos incorretamente. Com esses aparelhos, os pacientes ficam com um sorriso encantador e mais confiantes.

Quer entender melhor como funciona o aparelho invisível? Confira ao longo deste artigo!

Afinal, como funciona o aparelho invisível?

Como já mencionamos, esse aparelho é usado em um tratamento ortodôntico que alinha corretamente os dentes. Mas o que isso realmente significa?

Na prática, os pacientes usam alinhadores transparentes desenvolvidos a partir de imagens geradas por computador e impressões tiradas da boca pelo dentista para alterar a posição dos dentes. Enquanto o aparelho tradicional faz uso de fios fixos para “puxar” os dentes para o alinhamento, o aparelho invisível alinha os dentes usando uma série de moldes que, ao longo de uma série de meses, forçam os dentes a uma nova e melhor posição

Aparelho invisível vs aparelho fixo: qual é a diferença?

Tanto o aparelho invisível quanto o aparelho tradicional mais antigo destinam-se a melhorar o alinhamento dos dentes para produzir um sorriso mais reto e uma melhor saúde bucal. Enquanto os aparelhos tradicionais são usados por ortodontistas e dentistas há décadas, o aparelho invisível é um conceito mais novo destinado a atender às necessidades das pessoas modernas.

Embora existam algumas semelhanças entre aparelhos invisíveis e aparelhos fixos, provavelmente há mais diferenças. Aqui estão algumas delas:

  • Transparente vs visível: Enquanto os aparelhos invisíveis são feitos de material transparente, o que os torna praticamente invisíveis para outras pessoas, os aparelhos tradicionais são feitos de fios de metal e elásticos.
  • Conveniência: Os aparelhos invisíveis podem ser removidos da boca sempre que necessário – embora as recomendações sugiram que os pacientes usem por 20 a 22 horas por dia. Em contraste, os aparelhos tradicionais não podem ser removidos, pois estão presos aos dentes por fios.
  • Duração do tratamento: O processo de tratamento com o aparelho invisível é substancialmente mais curto do que o período de tratamento usual para aparelhos tradicionais. Devido à forma como o aparelho invisível funciona, os pacientes só precisam usá-lo por 6 a 18 meses, enquanto os aparelhos tradicionais têm um tempo médio de 2 anos.
  • Custo: O custo básico dos aparelhos invisíveis tendem a ser mais altos do que os aparelhos metálicos tradicionais, embora os custos superiores não sejam significativamente diferentes.

Para quem esse aparelho é indicado?

O aparelho invisível é adequado para quase todos que desejam melhorar o sorriso ou organizar os dentes de maneira mais ordenada.

  • Adolescentes. O aparelho invisível pode ajudar a corrigir a maioria dos desalinhamentos nos dentes dos adolescentes. Esses aparelhos são ideais para adolescentes porque usam alinhadores transparentes para melhorar a saúde bucal. Isso é particularmente útil, pois a adolescência é muitas vezes repleta de inseguranças. Com tempos de tratamento mais curtos e uso mais fácil, o aparelho invisível é um tratamento ideal para adolescentes que precisam fazer correções nos dentes.
  • Adultos. Mais e mais adultos estão escolhendo o trabalho odontológico correcional e assumindo o controle sobre sua própria saúde. O aparelho invisível é ideal para adultos que desejam flexibilidade com seu procedimento de alinhamento e desejam obter aquele sorriso melhorado sem usar um aparelho metálico altamente visível.

O aparelho invisível realmente funciona?

Um estudo recente realizado por um grupo de pesquisadores alemães da Universidade Johannes Gutenberg de Mainz descobriu que os pacientes com aparelho invisível viram uma melhora na saúde das gengivas, experimentaram menos irritação e eram menos inseguros sobre a aparência de seus aparelhos quando comparados aos pacientes que usavam aparelhos fixos.

O processo para usar esse aparelho

Quer entender melhor como funciona o processo de usar um aparelho invisível? Veja as principais etapas desse tratamento:

  1. Consulta inicial. Esse é o momento de tirar suas dúvidas sobre o tratamento e fazer combinações com o seu dentista.
  2. Raios-X e fotografias. Após a consulta inicial, você deve fazer raios-X, radiografias e fotografias da sua boca, dentes e rosto de vários ângulos. É a partir disso que o seu aparelho será modelado.
  3. Trabalho preparatório. Alguns pacientes podem precisar de um trabalho preparatório para ajudar o aparelho invisível a se fixar corretamente nos dentes.
  4. Primeiro ajuste. Neste momento, o aparelho será modelado e ajustado à sua arcada dentária.
  5. Mudanças na sua boca. Quando você começar a usar seu aparelho, sentirá algumas mudanças estranhas e peculiares acontecendo em sua boca. Tudo isso é perfeitamente normal e faz parte do processo de se acostumar com o aparelho invisível. Os aparelhos tradicionais têm efeitos colaterais muito semelhantes.
  6. Mudando seu aparelho. Seus aparelhos invisíveis serão trocados a cada uma ou duas semanas, dependendo da decisão do dentista. Ocasionalmente, caso os dentes não tenham se movido para a posição desejada, este tempo pode ser estendido. Cada novo aparelho será construído como uma próxima “fase” no movimento de seus dentes, induzindo seus dentes ao objetivo de alinhamento pretendido.
  7. Limpeza do aparelho. Durante todo o tratamento, você deve fazer a limpeza do seu aparelho – que é super simples! Basta limpar com sua escova de dente cuidadosamente à manhã e à noite, antes ou depois de escovar os dentes.

Você já conhecia todas essas informações sobre o aparelho invisível? Quer conversar com um dentista sobre esse tratamento? Agende sua consulta agora mesmo!