Saúde e Nutrição

Como não perder a forma nas festas de fim de ano?

Todo fim de ano é a mesma coisa: muita gente já começa a ficar mais flexível com a dieta e esquece completamente de todas as regrinhas de boa alimentação que seguiram durante todo o ano.

Apesar de tantas tentações nas ceias de natal e ano novo, é possível não exagerar e perder a forma nessa época, mantendo a forma e a saúde em dia para o verão. Quer descobrir como? Confira nossas dicas no post de hoje!

Tenha atenção ao consumo de bebidas alcoólicas

Cerveja, drinks, vinho e champanhe costumam estar presentes na maioria das festas de fim de ano e no clima de comemoração é comum passarmos a noite toda consumindo essas bebidas. Além dos prejuízos óbvios do consumo excessivo de álcool, essa substância ainda é extremamente calórica, contribuindo para a destruição da dieta e o ganho de peso.

No caso das grávidas, no entanto, o consumo de bebidas alcoólicas, em qualquer quantidade, não é recomendado por provocar prejuízos ao desenvolvimento do bebê.

Beba muita água

Como a água não tem calorias nem faz mal quando consumida em excesso, o ideal é intercalar um copo de água ao de outras bebidas, garantindo um consumo suficiente dessa substância para manter o corpo bem hidratado e reduzir a sensação de fome.

Não vá para as festas com fome

Chegar na festa com fome faz com que você tenha vontade de experimentar todos os petiscos e ainda busque os mais calóricos para saciar a necessidade do corpo. Para evitar essa situação, tente seguir sua dieta normal durante o dia, realizar um lanche saudável antes de sair de casa e assim chegar ao evento pronta para resistir às tentações.

Aposte nas sobremesas com frutas

Que tal preparar mais sobremesas à base de frutas para a ceia desse ano? Ao aproveitar o açúcar natural presente nesses alimentos, não é necessário acrescentar tantos ingredientes calóricos à receita e, ainda assim, dá para degustar uma sobremesa saborosa.

Pratique mais exercícios físicos

Por mais que você seja cuidadosa, o consumo de calorias deve aumentar no final do ano. Para equilibrar a situação, invista nos exercícios físicos aeróbicos, queimando todas as calorias extras que você vai consumir.

Aproveite as temperaturas mais altas e o tempo ensolarado da época para realizar exercícios ao ar livre, em contato com a natureza, e ser mais criativa, apostando em atividades como natação e andar de patins e bicicleta.

Adapte as receitas

É claro que não dá para ficar sem fazer aquela farofa tradicional do final do ano, mas é possível adaptar um pouco a receita e utilizar ingredientes menos calóricos no preparo do prato. As frutas secas (damasco, ameixa, passas, etc), por exemplo, podem ser retiradas sem muito prejuízo à receita.

Já nas sobremesas, troque o açúcar pelo adoçante e tente conseguir o máximo de ingredientes na versão diet.

Faça escolhas inteligentes

Dá para aproveitar diversos ingredientes típicos das festas de final de ano sem sair da dieta. As oleaginosas, como nozes e castanhas, são excelentes fontes de boa gordura, fibras e vitaminas, as uvas contêm flavonoides e resveratrol que ajudam a controlar o colesterol e o peru é uma carne magra pouco calórica.

Optando pelos alimentos mais saudáveis e evitando os mais calóricos, como o panetone e as sobremesas, dá para aproveitar as festas sem perder a forma.

Você tem alguma dica para aproveitar as festas de fim de ano sem perder a forma? Conte pra gente nos comentários!