Vida Saudável

Reumatologia: Como a especialidade pode ajudar?

reumatologista atendendo paciente na clíncia sim

Bastante confundida com Clínica Geral ou Ortopedia, a Reumatologia é a especialidade que trata de doenças não cirúrgicas atingem as articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos. Trata também de doenças autoimunes – processo onde o corpo ataca suas próprias células – que causam inflamações em qualquer órgão do corpo.

Quando o assunto é dor, a reumatologia é a especialidade certa para diagnosticar o problema, tendo como suas principais patologias de tratamento a artrite, a fibromialgia, a osteoporose e o lúpus. Importante também ratificar que a ajuda do paciente para monitoramento de dores e sintomas é essencial, sendo a auto-observação junto a exames físicos, laboratoriais e de imagem que darão a certeza de um diagnóstico preciso ao médico especialista em reumatologia.

Quais principais sintomas das doenças reumáticas?

Diferente do que comumente é pensado, as doenças reumáticas não ocorrem somente em idosos. Qualquer pessoa pode ser acometida por enfermidade reumática, tendo em suas causas ou agravamentos fatores genéticos, traumatismos, obesidade, sedentarismo, estresse, ansiedade, depressão e alterações climáticas.

Sendo caracterizadas principalmente pelas dores fortes, o grupo de doenças tratadas pela reumatologia não são contagiosas, nem mesmo transmissíveis e tem o fator emocional como algo altamente significativo, sendo o acompanhamento psicológico de suma importância em seu tratamento.

Doenças tratadas pela reumatologia

Tendo em seu grupo de especialidade mais de 100 enfermidades, abaixo elencamos algumas das doenças tratadas pela reumatologia que mais aparecem em clínica.

Artrite Reumatoide

É uma doença autoimune caracterizada pelo inchaço, rigidez e dores nas juntas, sendo capaz de limitar a movimentação no dia a dia. A doença ocorre pelo ataque do próprio corpo às articulações, a enfermidade costuma atacar especialmente dedos, joelhos e tornozelos. Sendo a principal faixa da população afetada o sexo feminino e o seu pico de incidência é entre os 40-60 anos.

Fibromialgia

É uma síndrome caracterizada pela presença de múltiplos pontos dolorosos, fadiga crônica e transtornos do sono. Seu diagnóstico é realizado por exclusão, sendo sua origem ainda desconhecida. Acredita-se que seja multifatorial, podendo ser causada por muitos inúmeros fatores, tendo os mais comumente apontados os fatores psicológicos, genéticos e traumas.

Essa doença tratada pela reumatologia atinge especialmente o sexo feminino e tem seu agravamento por questões psicológicas e emocionais. Seu tratamento deve ser feito de forma multidisciplinar, podendo haver uma abordagem farmacológica (analgésicos, antidepressivos, anti-inflamatórios, entre outros), psicológica (terapia de controle de stress, relaxamento, hipnose, etc.), exercício físico aeróbico e acupuntura.

Osteoporose

É uma doença caracterizada pela perca acelerada da massa óssea no processo de envelhecimento, tendo em sua grande faixa de incidência no sexo feminino, em especial mulheres do que estão na fase pós-menopausa.

A osteoporose provoca a diminuição da absorção de cálcio e minerais, é causada em mulheres majoritariamente por conta da falta do hormônio feminino, o estrogênio. A doença causa deterioração e falta de reposição de cálcio e minerais nos ossos deixando-os com aspecto poroso, semelhantes a uma esponja.

Seu diagnóstico preciso pode ser dado pela densitometria óssea e o tratamento normalmente é feito com a adoção de hábitos mais saudáveis com foco na reposição de cálcio e vitamina D.

Lúpus

A lúpus eritematoso sistêmico (LES), mais conhecida como lúpus, é uma doença inflamatória de origem autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos. No Brasil, estima-se que existam cerca de 65.000 pessoas com lúpus, sendo a grande maioria do sexo feminino.

Infelizmente, a reumatologia ainda não descobriu um processo para curar o lúpus. Contudo, com acompanhamento e tratamento, 80-90% das pessoas com lúpus podem viver uma vida normal.

Tendinite

Caracterizada pela presença de dor e inchaço, a tendinite é a inflamação do tendão, uma estrutura fibrosa, como uma corda, que une o músculo ao osso. A inflamação pode acorrer em qualquer parte do corpo, sendo mais comum no ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo.

Quando devo procurar um reumatologista

As doenças tratadas pela reumatologia têm sintomas variados, entretanto, alguns sintomas mais comuns são dificuldade para se movimentar ao acordar, dor no corpo, inchaço nas articulações e diminuição da flexibilidade. Tais sintomas causam obstáculos em tarefas simples do dia a dia, como escovar os dentes ou pentear os cabelos.

Assim, caso observe alguns desses sintomas, você deve procurar a ajuda de um médico especialista em reumatologia. Quanto antes a doença for diagnosticada, melhor será o prognóstico. Com o tratamento adequado, é possível levar uma vida sem dor. Em nosso corpo de profissionais, temos médicos que atuam na área da reumatologia, agende já uma consulta na Clínica SiM mais próxima a você.