Clínica Geral

Como tratar bursite do joelho: veja dicas e orientações

Bursite do joelho dor no joelho principais doenças e como tratar - marque consulta na clinica sim

A inflamação da bursa no joelho é chamada de bursite no joelho. A bursa é uma pequena bolsa cheia de líquido que funciona como um amortecedor entre os ossos e músculos no joelho. Ela pode ser causada por muitos fatores, como uso excessivo, trauma, artrite ou infecção.

O tratamento pode incluir repouso, medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia e, às vezes, cirurgia. Se você suspeitar que pode ter uma bursite do joelho, é importante procurar atendimento médico para que possa ser diagnosticada e tratada corretamente.

O que é bursite do joelho?

A bursite no joelho é uma condição que envolve a inflamação de uma ou mais bursas, que são pequenas bolsas cheias de líquido localizadas ao redor da articulação do joelho. Essas bursas são responsáveis por reduzir o atrito entre os tecidos adjacentes, como ossos, tendões e músculos, facilitando o movimento do joelho.

Sintomas

  • Dor: Geralmente na parte frontal do joelho, podendo ser agravada pela movimentação.
  • Inchaço: A área afetada pode apresentar inchaço devido à acumulação de líquido na bursa.
  • Calor e Vermelhidão: A pele sobre a bursa inflamada pode ficar quente ao toque e apresentar vermelhidão.
  • Limitação de Movimento: A dor e o inchaço podem limitar a amplitude de movimento do joelho.

Quais são as causas da bursite do joelho?

A bursite no joelho pode ser causada por vários fatores. Traumas e lesões diretas no joelho, como quedas ou golpes, podem resultar em inflamação da bursa. Outro motivo pode ser a pressão excessiva ou estresse repetitivo, ou seja, atividades que colocam pressão constante sobre o joelho, como ajoelhar-se repetidamente, podem irritar as bursas.

Outro motivo pode ser as Infecções bacterianas ou fúngicas, causando bursite séptica. Já algumas condições, como artrite reumatoide ou gota, podem aumentar o risco de desenvolver bursite.

Por último, certas atividades ou profissões que envolvem movimentos repetitivos do joelho podem levar à bursite.

Como tratar a bursite?

O tratamento da bursite do joelho depende da causa e da gravidade da inflamação. Algumas opções de tratamento incluem:

Repouso: Evitar atividades que causam dor ou inchaço no joelho pode ajudar a aliviar os sintomas da bursite.

Medicamentos: Anti-inflamatórios não-hormonais (AINEs), como ibuprofeno ou naproxeno, podem ajudar a diminuir a inflamação e a dor. Seu médico também pode prescrever medicamentos esteroides para reduzir a inflamação.

Fisioterapia: Exercícios de fortalecimento e alongamento específicos para o joelho podem ajudar a melhorar a força e a flexibilidade da articulação e a diminuir a dor.

Injeção: Se os outros tratamentos não estiverem funcionando, o médico pode injetar um medicamento na bursa para diminuir a inflamação e a dor.

Cirurgia: Em casos raros, pode ser necessária cirurgia para remover a bursa inflamada ou para tratar uma infecção ou outra condição subjacente.

É importante seguir as recomendações do médico e usar técnicas de gerenciamento da dor eficazes para ajudar a controlar os sintomas da bursite do joelho.

Bursite do joelho tem cura?

Sim, a bursite geralmente tem cura, especialmente quando tratada adequadamente. O tratamento da bursite no joelho é frequentemente conservador e inclui medidas como:

Repouso: Evitar atividades que possam agravar a inflamação, proporcionando tempo para recuperação.

Aplicação de Gelo: A aplicação de compressas de gelo ajuda a reduzir a inflamação e aliviar a dor.

Compressão: O uso de bandagens elásticas ou joelheiras pode ajudar a controlar o inchaço.

Elevação: Elevar o joelho pode contribuir para a redução do inchaço.

Medicamentos Anti-inflamatórios: A administração de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) pode aliviar a dor e reduzir a inflamação.

Fisioterapia: Exercícios específicos podem fortalecer os músculos ao redor do joelho e melhorar a amplitude de movimento.

Drenagem da Bursa: Em alguns casos, especialmente quando há acúmulo significativo de líquido, o médico pode realizar a drenagem da bursa para aliviar os sintomas.

Qual médico ajuda a tratar da bursite do joelho?

O tratamento, na maioria das vezes, é conduzido por um médico de atenção primária, como um clínico geral ou um médico de família. Além disso, esses profissionais são os responsáveis por diagnosticar e prescrever o tratamento adequado para a bursite do joelho.

Se os sintomas da bursite forem graves ou não responderem ao tratamento inicial, o médico pode encaminhar o paciente para um especialista em doenças musculoesqueléticas, como um reumatologista ou ortopedista. Estes profissionais de saúde podem realizar testes adicionais, como exames de imagem, e prescrever medicamentos mais fortes ou realizar procedimentos cirúrgicos, se necessário.