Dor nos olhos: quais podem ser as causas?

Por Clínica SiM, em

Quase todo mundo teve dor nos olhos em algum momento. Geralmente, as dores melhoram sozinhas, mas esse também pode ser um sinal de algo mais sério.

Confira a seguir as principais causas para a dor nos olhos!

Onde os olhos doem?

Às vezes, o desconforto ou a dor resultam de um problema no olho ou nas partes ao redor, como:

Causas comuns para a dor nos olhos

Afinal, o que pode estar causando sua dor nos olhos? Veja algumas das principais causas:

Blefarite

Uma inflamação ou infecção da pálpebra que normalmente não é dolorosa.

Conjuntivite

Esta é a inflamação da conjuntiva. Pode ser causada por alergias ou infecções (virais ou bacterianas).
Os vasos sanguíneos na conjuntiva incham. Isso faz com que a parte do olho que geralmente é branca pareça vermelha. Seu olho também pode ficar com coceira e gosmento.

Abrasões da córnea

Esse é o nome oficial para um arranhão nesta parte do olho. Parece pouco, mas pode doer. Para tratar as dores, o médico pode receitar gotas de antibiótico. Assim, a dor nos olhos deve melhorar em alguns dias sem maiores problemas.

Inflamação da córnea (ceratite)

Uma córnea inflamada ou infectada às vezes é causada por uma infecção bacteriana ou viral. Você pode ter mais chances de desenvolver essa inflamação se deixar suas lentes de contato durante a noite ou usar lentes sujas.

Corpos estranhos

Algo em seu olho, como um pouco de sujeira, pode irritá-lo. Tente enxaguar com um colírio lubrificante ou água. Se você não tirar, pode arranhar seu olho e aumentar a dor.

Glaucoma

Essa família de condições faz com que o fluido se acumule em seu olho – o que coloca pressão no seu nervo óptico.

Na maioria das vezes não há sintomas iniciais. Mas um tipo chamado glaucoma de ângulo fechado faz com que a pressão dentro do olho suba repentinamente. Os sintomas incluem dor ocular intensa, náuseas e vômitos, dor de cabeça e piora da visão. Neste caso, você precisa de tratamento o mais rápido possível para evitar a cegueira.

Uveíte

Uma inflamação dentro do olho por trauma, infecção ou problemas com o sistema imunológico. Os sintomas incluem dor, olhos vermelhos e, muitas vezes, piora da visão.

Neurite óptica

Uma inflamação do nervo que viaja da parte de trás do globo ocular para o cérebro. A esclerose múltipla e outras condições ou infecções são muitas vezes as culpadas. Os sintomas incluem perda de visão e, às vezes, desconforto profundo quando você olha de um lado para o outro.

Sinusite

Uma infecção em um de seus seios paranasais. Quando a pressão se acumula atrás dos olhos, pode causar dor em um ou ambos os lados.

Terçol

Trata-se de um inchaço sensível na borda da pálpebra. Isso acontece quando uma glândula de óleo, cílios ou folículo piloso é infectado ou inflamado. Você pode ouvir seu médico chamá-lo de calázio ou hordéolo.

Outros sintomas

A dor nos olhos pode acontecer sozinha ou com outros sintomas, como:

Outros sintomas, juntamente com os olhos doloridos, podem ser uma pista do que está causando a dor.

Testes para diagnosticar a dor nos olhos

Consulte o seu oftalmologista se tiver dor nos olhos, especialmente se tiver visão reduzida, dor de cabeça ou náuseas e vômitos.

Os oftalmologistas usam uma variedade de ferramentas para diagnosticar a dor ocular:

Como é tratada a dor nos olhos?

Geralmente, a dor ocular é tratada primeiro determinando a causa da dor e depois tratando essa causa. Medicamentos para a dor geralmente não são necessários.

Para condições infecciosas:

Em casos de lesão ocular:

Outros tratamentos:

Quando consultar um médico?

Enquanto algumas condições melhoram com cuidados domiciliares e medicamentos de venda livre, outros sintomas requerem atenção médica imediata.

Os sinais de que é hora de consultar um médico incluem dor nos olhos que:

Você já conhecia todas essas causas para a dor nos olhos? Quer procurar assistência médica? Agende sua consulta com um oftalmologista agora mesmo!