Clínica Geral

Intolerância à Lactose – Sintomas, Exames e Soluções!

Jovem não tomando leite por ter intolerância à lactose

Você já sentiu desconforto abdominal, inchaço ou outros sintomas após consumir produtos lácteos? Se sim, você pode estar lidando com a intolerância à lactose. Essa condição é mais comum do que se imagina e pode afetar a qualidade de vida de muitas pessoas. Neste guia, vamos explorar o que é a intolerância à lactose, quais são os sinais e sintomas associados e como a Clínica SIM pode ser sua aliada no diagnóstico e tratamento dessa condição.

Intolerância a lactose – qual a causa e como tratar?

A intolerância à lactose é resultado da incapacidade do corpo em digerir a lactose, o açúcar presente no leite e seus derivados. Isso ocorre devido à deficiência da enzima lactase, responsável por quebrar a lactose em componentes mais simples para serem absorvidos pelo corpo. Sem a lactase suficiente, a lactose não digerida chega ao intestino grosso, onde é fermentada por bactérias, causando desconforto gastrointestinal.

Os sintomas típicos da intolerância à lactose incluem distensão abdominal, cólicas, gases e diarreia após o consumo de produtos lácteos. A intensidade dos sintomas varia de pessoa para pessoa e pode estar relacionada à quantidade de lactose ingerida. É importante ressaltar que a intolerância à lactose é diferente da alergia ao leite, uma reação imunológica às proteínas do leite.

Felizmente, a intolerância à lactose pode ser gerenciada com ajustes na alimentação e estilo de vida. Evitar ou moderar o consumo de laticínios é uma abordagem comum, assim como a escolha de produtos sem lactose. Além disso, suplementos de lactase podem auxiliar na digestão da lactose, permitindo que algumas pessoas desfrutem de produtos lácteos sem desconforto. 

O que é intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é uma condição em que o organismo não consegue digerir adequadamente a lactose, o açúcar encontrado no leite e seus derivados. Isso ocorre devido à falta ou à produção insuficiente da enzima lactase, responsável por quebrar a lactose em componentes mais simples para serem absorvidos pelo corpo. Sem a lactase suficiente, a lactose não digerida chega ao intestino grosso, onde é fermentada por bactérias, levando a sintomas desconfortáveis.

Quais os sintomas da intolerância à lactose?

Os sintomas da intolerância à lactose podem variar em intensidade e duração, dependendo da quantidade de lactose ingerida e da sensibilidade individual. Alguns dos sinais mais comuns incluem:

  • Distensão abdominal: Muitas pessoas com intolerância à lactose experimentam uma sensação de inchaço e desconforto abdominal após consumir produtos lácteos. Isso ocorre devido à fermentação da lactose não digerida pelas bactérias no intestino grosso.
  • Cólicas e Dor: A presença de lactose não digerida no intestino pode causar cólicas abdominais e desconforto.
  • Flatulência: A fermentação da lactose pode resultar na produção excessiva de gases, levando a episódios frequentes de flatulência.
  • Diarreia: A lactose não digerida atrai água para o intestino, resultando em fezes aquosas e diarreia.
  • Náusea e vômito: Algumas pessoas podem experimentar náuseas e, em casos mais graves, vômitos após a ingestão de alimentos ricos em lactose.
  • Desconforto geral: Além dos sintomas específicos mencionados, muitos indivíduos com intolerância à lactose relatam um desconforto geral após consumir produtos lácteos.

É importante observar que esses sintomas podem ser semelhantes a outros problemas gastrointestinais, como síndrome do intestino irritável ou virose gastrointestinal. Portanto, se você está enfrentando esses sintomas após consumir produtos lácteos, é aconselhável procurar um profissional de saúde para uma avaliação precisa

Quais os tipos de intolerância?

Existem três tipos principais de intolerância à lactose, cada um com suas próprias causas e características:

  • Intolerância primária à lactose: Este é o tipo mais comum de intolerância à lactose e ocorre devido a uma diminuição natural na produção de lactase após a infância. A lactase é a enzima responsável por quebrar a lactose no intestino. Com o tempo, a produção de lactase pode diminuir, levando a sintomas de intolerância após consumir produtos lácteos.
  • Intolerância secundária à lactose: Nesse caso, a intolerância à lactose é temporária e ocorre como resultado de lesões no revestimento do intestino delgado. Essas lesões podem ser causadas por condições como gastroenterite, doença celíaca ou síndrome do intestino irritável. Uma vez que a lesão seja tratada e o revestimento intestinal se recupere, a intolerância à lactose pode diminuir ou desaparecer.
  • Intolerância congênita à lactose: Essa é uma forma rara de intolerância à lactose que ocorre devido a uma mutação genética que resulta na completa ausência de lactase desde o nascimento. Bebês com essa condição geralmente apresentam sintomas logo após o nascimento, e a lactose não é bem tolerada.

É importante entender que, independentemente do tipo de intolerância à lactose, a busca por um diagnóstico preciso é fundamental. Na Clínica SIM, oferecemos exame de intolerância à lactose que pode ajudar a determinar o tipo de intolerância e orientar o plano de tratamento mais adequado.

Como tratar essa intolerância?

Embora a intolerância à lactose não possa ser completamente curada, existem maneiras eficazes de gerenciar os sintomas e permitir que as pessoas afetadas desfrutem de uma dieta equilibrada e nutritiva. Aqui estão algumas abordagens comuns para o tratamento da intolerância à lactose:

  • Dieta livre de lactose: A base do tratamento é evitar ou limitar alimentos e bebidas que contenham lactose. Isso inclui produtos lácteos como leite, queijo, iogurte e sorvetes. Felizmente, hoje em dia, existem muitas alternativas sem lactose disponíveis, como leite de origem vegetal, queijo sem lactose e iogurtes feitos a partir de leite não lácteo.
  • Suplementos de lactase: Para algumas pessoas, o uso de suplementos de lactase pode ajudar a diminuir os sintomas após consumir alimentos com lactose. Esses suplementos fornecem a enzima lactase que está faltando no organismo, facilitando a digestão da lactose.
  • Consumo moderado: Algumas pessoas com intolerância à lactose podem tolerar pequenas quantidades de lactose sem sintomas. É uma questão de descobrir qual é o limite individual e ajustar a dieta de acordo.
  • Aconselhamento nutricional: Um profissional de saúde, como um nutricionista, pode oferecer orientações específicas sobre como adaptar a dieta para atender às necessidades nutricionais sem causar desconforto.
  • Monitoramento e exames: O acompanhamento médico regular é fundamental para garantir que a intolerância à lactose seja gerenciada adequadamente. Exame de intolerância à lactose pode ser realizado para avaliar a tolerância individual e ajustar o plano de tratamento conforme necessário.

Na Clínica SIM, oferecemos suporte abrangente para pessoas com intolerância à lactose. Nossos profissionais de saúde podem ajudar a determinar a abordagem de tratamento mais adequada para cada caso, garantindo que você possa desfrutar de uma dieta saborosa e equilibrada sem comprometer sua saúde. Agende uma consulta conosco para receber orientações personalizadas e iniciar sua jornada em direção a um manejo eficaz da intolerância à lactose.