Clínica Geral

Mononucleose (doença do beijo): o que é e como se prevenir

Provavelmente, você já conheceu alguém que pegou mononucleose ou, popularmente falando, doença do beijo. Esse tipo de situação é mais comum do que imaginamos e por isso devemos tomar cuidado com os sintomas para poder procurar o tratamento o mais rápido possível. 

O que causa a doença do beijo?

A mononucleose é uma infecção viral causada pelo vírus Epstein-Barr (VEB). É uma doença comum em adolescentes e adultos jovens e é geralmente transmitida por meio de contato próximo com uma pessoa infectada, como beijar ou compartilhar utensílios, como copos ou talheres.

Os sintomas incluem fadiga, febre, dor de garganta, glândulas inchadas no pescoço e axilas, além de erupções cutâneas. A maioria dos casos é leve e desaparece sozinha em algumas semanas. No entanto, em alguns casos, os sintomas podem persistir por várias semanas ou meses.

Como identificar a doença do beijo?

A mononucleose pode ser identificada através de diversos sintomas. Por isso, é importante estar atento ao conjunto de sinais que podem aparecer no seu corpo.

Sintomas da mononucleose

Os sintomas da mononucleose variam de leves a graves e podem incluir:

  • Fadiga extrema
  • Febre
  • Dor de garganta
  • Garganta inflamada e vermelha
  • Glândulas inchadas no pescoço, axilas e outras áreas
  • Dor de cabeça
  • Perda de apetite
  • Erupções cutâneas
  • Dor muscular
  • Fraqueza
  • Suor noturno
  • Dor abdominal
  • Amígdalas inchadas
  • Inchaço do fígado e/ou baço

Esses sintomas podem durar de algumas semanas a vários meses. Algumas pessoas infectadas com o vírus Epstein-Barr não apresentam sintomas ou têm sintomas leves, o que pode tornar a mononucleose difícil de diagnosticar. É importante procurar atendimento médico se você apresentar sintomas persistentes ou graves, especialmente se tiver dificuldade para respirar, dor abdominal intensa ou sinais de icterícia (amarelamento da pele e da parte branca dos olhos).

A doença do beijo tem cura?

Sim, a doença do beijo tem cura, mas não há um tratamento específico para a doença. Na maioria dos casos, a doença do beijo é causada pelo vírus Epstein-Barr, e o tratamento é voltado para o alívio dos sintomas.

O tratamento geralmente se concentra em aliviar os sintomas, como dor de garganta, febre e fadiga. É importante descansar bastante e beber muito líquido para ajudar a aliviar os sintomas e evitar complicações.

A mononucleose pode voltar?

Uma vez infectada, a maioria das pessoas desenvolve imunidade vitalícia ao vírus e não experimenta uma recorrência da doença.

No entanto, em casos raros, a mononucleose pode voltar ou reativar-se em indivíduos que já foram infectados anteriormente. Isso geralmente ocorre quando o sistema imunológico está enfraquecido ou comprometido devido a outros fatores, como estresse, doenças crônicas, imunossupressão ou terapia imunossupressora.

É importante ressaltar que o retorno da doença do beijo é incomum e a maioria das pessoas não apresentará uma reinfecção. No entanto, se você tiver dúvidas ou preocupações específicas sobre sua condição, é recomendável consultar um profissional de saúde para uma avaliação adequada.

beijo pode transmitir a doença do beijo

Como evitar a doença do beijo?

A doença do beijo é transmitida através da saliva, por isso é mais comum em adolescentes e adultos jovens que se beijam ou compartilham utensílios de cozinha ou bebidas.

Para evitar a doença do beijo, siga estas dicas:

  1. Evite compartilhar utensílios de cozinha, copos, garrafas, ou escovas de dentes com outras pessoas.
  2. Lave as mãos com frequência e evite tocar seu rosto e olhos com as mãos não lavadas.
  3. Evite beijar pessoas desconhecidas ou aquelas que você sabe que estão doentes.
  4. Se você estiver doente, evite beijar outras pessoas ou compartilhar objetos com outras pessoas até que esteja completamente curado.
  5. Mantenha seu sistema imunológico forte através de uma dieta saudável, exercícios regulares e descanso adequado.

Se você está apresentando sintomas, é possível que esteja sofrendo de mononucleose. Embora a doença geralmente desapareça por conta própria, pode ser difícil determinar se você tem ou não mononucleose sem um diagnóstico médico adequado.

Felizmente, a Clínica SiM oferece atendimento médico acessível e de qualidade para ajudá-lo a determinar se você tem mononucleose ou outra condição médica. Nossos médicos experientes estão prontos para ajudá-lo a obter um diagnóstico preciso e prescrever o tratamento necessário para aliviar seus sintomas e ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente.

Não ignore os sintomas persistentes ou graves da mononucleose, pois eles podem levar a complicações sérias. Marque uma consulta com a Clínica SiM hoje mesmo para obter atendimento médico profissional e acessível, e volte a se sentir saudável o mais rápido possível.