Clínica Geral

Sintomas de Pneumonia: Quais são e o que fazer?

homem com tosse sintoma de pneumonia

A pneumonia é uma infecção que deve ser tratada com seriedade, uma vez que é uma doença que leva diversas pessoas à óbito. De acordo com o Ministério da Saúde, ocorreram 44.523 mortes por pneumonia de janeiro a agosto de 2022. Por isso, é necessário compreender o que é essa doença e estar atento a todos os sintomas da pneumonia.

Quanto mais rápido a infecção for descoberta, mais rápida ela poderá ser tratada. Confira no nosso artigo como lidar com os principais sinais de pneumonia.

O que é pneumonia?

A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. A pneumonia pode variar em gravidade, desde casos leves que podem ser tratados em casa até infecções mais graves que requerem hospitalização.

Se você suspeita de pneumonia, é crucial procurar assistência médica. O diagnóstico é geralmente baseado nos sintomas, exame físico e, em alguns casos, em exames de imagem, como radiografia de tórax. O profissional de saúde também pode solicitar exames de sangue para avaliar a presença de infecção.

Sintomas de pneumonia

Os principais sintomas de pneumonia podem variar dependendo da idade, saúde geral e do agente causador da infecção. No entanto, os sintomas mais comuns da pneumonia incluem:

  1. Tosse seca ou com expectoração
  2. Febre e/ou calafrios
  3. Mal-estar
  4. Falta de ar
  5. Respiração acelerada

Gripe e Pneumonia – entenda a diferença

A gripe e a pneumonia são duas condições respiratórias distintas, mas podem estar relacionadas. Aqui estão as principais diferenças entre elas:

Causa: A gripe é causada por vírus da gripe, enquanto a pneumonia pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou outros agentes infecciosos.

Sintomas: Os sintomas da gripe geralmente incluem febre, calafrios, dor de garganta, congestão nasal, dores musculares, fadiga e tosse. A pneumonia, por sua vez, apresenta sintomas como tosse persistente com muco espesso ou com sangue, febre, falta de ar, dor no peito, fadiga e fraqueza.

Pneumonia Silenciosa – você conhece?

A pneumonia é uma infecção pulmonar que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Muitos estão familiarizados com os sintomas clássicos, como tosse, febre e dificuldade para respirar. No entanto, existe uma forma insidiosa da doença chamada “pneumonia silenciosa” que pode passar despercebida, mas ainda representa um sério risco à saúde pulmonar.

O que é Pneumonia Silenciosa?

A pneumonia silenciosa, como o nome sugere, é uma variante da pneumonia que se desenvolve com sintomas leves ou mesmo ausência de sintomas perceptíveis. Isso pode ocorrer porque o sistema imunológico é capaz de conter a infecção em um estágio inicial, mas ainda assim há danos nos pulmões.

Sintomas de Pneumonia Silenciosa

Detectar a pneumonia silenciosa pode ser desafiador, uma vez que os sintomas são sutis ou ausentes. No entanto, algumas pistas podem indicar a presença dessa condição:

1. Fadiga Persistente: Um cansaço inexplicável que não melhora com o repouso pode ser um sinal.

2. Respiração Superficial: Às vezes, a pneumonia silenciosa causa uma diminuição sutil na capacidade pulmonar, resultando em uma respiração mais superficial.

3. Leve Desconforto Torácico: Embora não seja uma dor intensa no peito, você pode sentir um desconforto vago ou pressão na área torácica.

4. Sintomas Gerais de Mal-Estar: Febre baixa, calafrios e sudorese noturna podem ocorrer, mas muitas vezes são atribuídos a outras causas.

5. Achados em Exames: Às vezes, a pneumonia silenciosa é descoberta incidentalmente durante exames de imagem, como radiografias de tórax, realizados por outros motivos de saúde.

Está com os sintomas de pneumonia silenciosa? Busque ajuda!

Se você suspeitar que pode estar com pneumonia silenciosa, é fundamental procurar orientação médica, mesmo que os sintomas sejam leves ou quase inexistentes. Esse tipo de pneumonia pode progredir e causar danos significativos aos pulmões ao longo do tempo, especialmente em pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos.

O médico realizará uma avaliação completa, que pode incluir exames de imagem, testes de função pulmonar e análise de seus sintomas e histórico médico. Com base nessa avaliação, o tratamento adequado será determinado.

A pneumonia silenciosa não deve ser subestimada, pois pode levar a complicações graves, como a formação de cicatrizes nos pulmões (fibrose pulmonar) e problemas crônicos de saúde respiratória. Portanto, a conscientização sobre os sintomas sutis e a busca por cuidados médicos são essenciais para proteger a saúde pulmonar a longo prazo. Mantenha um diálogo aberto com seu médico e esteja atento a qualquer sinal de que algo não está bem com sua respiração.

Complicações da pneumonia

Se não for tratada adequadamente, a pneumonia pode levar a complicações sérias, incluindo:

Insuficiência Respiratória: Dificuldade em obter oxigênio suficiente.

Abscessos Pulmonares: Coleções de pus nos pulmões.

Sepse: Infecção generalizada que pode ser potencialmente fatal.

Dano Pulmonar Permanente: Em casos graves, pode ocorrer cicatrização pulmonar irreversível.

Tratamentos para pneumonia

Os tratamentos da pneumonia depende de qual microrganismo atinge os pulmões e se faz necessários as medicações sintomáticas, como analgésicos e antitérmicos. Se for bacteriana necessita de antibióticos. Mas para confirmação do diagnóstico e tratamento correto precisa passar por avaliação do médico pneumologista. Se tiver algum deste sintomas respiratórios, procure um pneumologista.

Isabela Ariane da Silva
CRM 23998-CE – RQE 13283