Dermatologista Tratamentos

Caspas – Como tratá-las

homem com caspas

homem com caspas

As caspas, também conhecidas como dermatite seborreica, são um problema comum que afeta muitas pessoas. Elas são caracterizadas por pequenas partículas de pele morta que se destacam do couro cabeludo e caem sobre os ombros, muitas vezes, causando desconforto e constrangimento. 

O que são as caspas? 

São pedaços de pele morta que se desprendem do couro cabeludo e caem nos cabelos ou nos ombros. Elas são geralmente pequenas e brancas, embora possam variar em tamanho e cor. Além da descamação, as caspas podem muitas vezes estar associadas a coceira no couro cabeludo.

O que causa as caspas no cabelo? 

As causas das caspas podem variar. Uma das principais causas é a dermatite seborreica, uma condição de pele que pode resultar em excesso de oleosidade no couro cabeludo. Além disso, o estresse e a ansiedade podem agravar o problema ou torná-lo crônico.

mulher cuidando das caspas

Como acabar com as caspas? 

O tratamento das caspas geralmente envolve o uso de shampoos especiais anticaspa que contém ingredientes ativos, como o piritionato de zinco, o sulfeto de selênio ou o alcatrão de hulha. Esses produtos podem ajudar a controlar a caspa e aliviar a coceira.

Além disso, manter o couro cabeludo limpo e evitar o uso excessivo de produtos capilares, como sprays e géis, pode ajudar a prevenir o acúmulo de oleosidade, que é um dos fatores contribuintes para o desenvolvimento das caspas.

Prevenções para manter o equilíbrio da dermatite seborreica

Para quem sofre de dermatite seborreica, é importante adotar uma rotina de cuidados capilares adequada. Isso inclui lavar o cabelo regularmente, mas não em excesso, para evitar a remoção excessiva de óleo natural do couro cabeludo.

Além disso, é fundamental controlar o estresse e a ansiedade, uma vez que esses fatores podem agravar a dermatite seborreica. A prática de técnicas de relaxamento, como a meditação e o yoga, pode ser útil.

Se as caspas persistirem ou piorarem, é aconselhável procurar a orientação de um dermatologista. Eles podem recomendar tratamentos mais específicos, como shampoos medicinais ou terapias tópicas, para ajudar a controlar o problema.