Endocrinologia

8 Benefícios do consumo de ômega 3

imagem capsula de homega 3 e importancia para os ossos clinica sim clinica popular

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais atentas as diversas vantagens que alguns alimentos podem proporcionar, e um deles é os benefícios do consumo de ômega 3, o qual são ácidos graxos essenciais em todos os tipos de cardápios que trazem.

Mesmo que o nosso corpo tenha a capacidade de sintetizar geralmente quase todas as gorduras necessárias, algumas dessas gorduras acabam não sendo produzidas pelo organismo e devem ser adquiridas pelo corpo por meio de uma alimentação correta.

Dessa forma, é possível encontrar o ômega 3 em diversos alimentos como, por exemplo, nos peixes. Além disso, o ômega 3 pode proporcionar inúmeros benefícios para uma boa saúde e uma boa forma, pois ele tem a capacidade de ter diversas funções no metabolismo.

Conheça mais sobre o ômega 3

Existem muitos benefícios do consumo de ômega 3 pelo fato desde ser um tipo de gordura poli-insaturado podendo auxiliar o sistema cerebral e cardiovascular, por exemplo, pois os ácidos graxos compostos no ômega 3 são essenciais na formação e em um bom funcionamento das células.

Assim, por serem importantes nas membranas celulares, o ômega 3 possui a capacidade de intervir em cada célula, afetando as funções dos receptores que normalmente se encontram na parte externa das células.

Com isso, estão diretamente relacionados à produção de hormônios, os quais podem controlar a contração e o relaxamento das paredes das artérias, atuando também em processos metabólicos que estão muito relacionados a coagulação e alguns processos inflamatórios.

Dessa forma, pelo ômega 3 ser capaz de atuar em processos inflamatórios, o ácido graxo presente no mesmo pode ajudar na prevenção de diversos problemas cardíacos como, por exemplo, o infarto.

Além disso, o ômega 3 é essencial ainda no auxílio à diminuição de inflamações que estão totalmente associadas ao excesso de peso, na redução das taxas de glicose sanguínea e na melhora de diversos situações como a artrite reumatoide e a depressão.
Portanto, existem diversas propriedades do ômega 3, que são:

  • Capacidade de sintetizar os hormônios.
  • Ajudar na formação das membranas celulares.
  • Proporcionar um adequado funcionamento imunológico.
  • Manter a saúde da pele.
  • Ajudar na formação da retina ocular.
  • Diminuir a pressão arterial.
  • E atuar na comunicação entre as células nervosas.

Conheça os 8 benefícios do consumo de ômega 3

Existem muitos benefícios do consumo de ômega 3, o qual é cientificamente comprovado por diversos especialistas sobre a importância de se ingerir alimentos e alguns suplementos que sejam ricos em ômega 3.

1 – Capacidade de acelerar o metabolismo

Normalmente, as gorduras insaturadas podem estimular a queima de gordura, o que faz com que aumente o metabolismo e assim ajude no emagrecimento, por isso, o ômega 3 é capaz de ser extremamente benéfico na aceleração do metabolismo.
Em alguns estudos, diversos pesquisadores japoneses conseguiram observar em experiências com ratos, que estes quando alimentados com uma dieta que continha óleo de peixe, apresentaram menos gordura corporal, ou seja, menos peso.
Além disso, estes animais mostraram níveis mais baixos de glicose e insulina em jejum, além de uma temperatura corporal mais elevada que os animais que não receberam óleo de peixe contendo ômega 3.

2 – O ômega 3 é um anti-inflamatório natural

O ômega 3 possui inúmeras propriedades que são capazes de combater diversas inflamações, não se restringindo somente ao sistema cardíaco. Muitos estudos foram capazes de mostrar que o ácido graxo normalmente aumenta a concentração de prostaglandinas da classe PG3 na circulação.

Tais substâncias, que podem ser consideradas e geralmente agem como hormônios, possuem um efeito anti-inflamatório, sendo assim podem ser ativas no combate a inflamações das articulações como, por exemplo, a ocorrência da artrite reumatoide.

3 – Ajuda no emagrecimento

Em relação ao peso, o consumo de peixes como, por exemplo, o atum e o salmão podem ser um grande fator quando se leva em consideração que o ácido graxo, presente no ômega 3, possui a capacidade de diminuir os processos inflamatórios.

Normalmente, a inflamação crônica é capaz de causar certa alteração em alguns mecanismos que controlam a fome e da saciedade, o que faz com ocorra uma estimulação da liberação de hormônios que aumentam a fome e bloqueiam o apetite.
Além disso, como o processo inflamatório é capaz de aumentar a resistência à insulina, o que ocasiona a retenção de líquidos, diminuir as inflamações podem ajudar muito na perda de peso.

Geralmente, como toda gordura possui uma digestão mais lenta, quando você consome uma quantidade de peixe, você poderá estar estimulando de forma natural o controle da saciedade.

4- Ajuda no desempenho de atividades físicas

As pessoas que praticam atividades físicas devem prestar mais atenção no ômega 3, o qual é um nutriente capaz de melhorar muito o desempenho aeróbico, pois aumenta a capacidade do corpo em absorver o oxigênio.

Normalmente, isso ocorre pelo fato do ômega 3 ser capaz de diminuir a viscosidade sanguínea, um efeito que pode melhorar muito a distribuição de sangue e o oxigênio por todo o tecido muscular.

Além disso, pessoas que praticam esportes e que consomem cerca de quatro gramas de ômega 3 todos os dias, podem apresentar diversos ganhos de performance em menos de um mês após o consumo regular do ácido graxo.

5- Ajuda a regular o colesterol

Mesmo que o corpo humano precise dos tipos de colesterol LDL e HDL para seu funcionamento adequado, o LDL quando em na circulação pode ocasionar a deposição do mesmo na parede das artérias, o que faz com que ocorra uma diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos e consequentemente dificultando a passagem do sangue.

Assim, pode ocorrer uma obstrução do fluxo sanguíneo, parcial ou total, o que pode fazer com surja sérias doenças cardíacas e até mesmo levar a morte quando ocorre infarto fulminante do miocárdio.

Portanto, diferente de outros óleos de origem animal que normalmente são capazes de elevar as taxas de LDL e muitas vezes reduzir os níveis de HDL, o qual é o bom colesterol, o ômega 3 traz inúmeros benefícios, pois além de diminuírem a colesterol ainda são capazes de aumentar o número dos bons.

6- Ajuda no combate a depressão

Atualmente, muitos cientistas vêm tentando encontrar diversas soluções para a prevenção e tratamento da depressão, de uma forma mais natural, em que não seja necessária a intervenção de medicamentos extremamente fortes.

Assim, mesmo que muitos estudos ainda precisem ser mais aprofundados, as pessoas que consomem mais peixes podem apresentar taxas bem menores de depressão.

Com isso, a relação entre o consumo de peixes de água fria e a saúde cerebral pode ser explicada pela atuação do EPA e do DHA, onde ambos são ácidos graxos que melhoram e tornam estáveis os níveis da neurotransmissora dopamina no cérebro e ainda melhoram o fluxo sanguíneo na região.

Além disso, para que possui depressão, mais um dos benefícios do ômega 3 é que este é capaz de potencializar os efeitos dos antidepressivos e com isso melhorar alguns dos sintomas do transtorno bipolar.

7- Combate a osteoporose

O Ômega 3 é muito conhecido por ser um excelente combatente anti-inflamatório, sendo também um grande aliado no combate à osteoporose, sendo capaz assim de trazer inúmeros benefícios para os ossos.

A osteoporose é conhecida como uma doença capaz de atingir principalmente as mulheres que já se encontram na menopausa. Assim, com a diminuição da produção de estrogênio, os ossos das mulheres passam a ter mais dificuldade para repor os minerais perdidos diariamente.

O estrogênio, que é o hormônio feminino, possui células responsáveis pela produção e depósito de material ósseo, chamadas de osteoblastos, além das células responsáveis pela reabsorção do material velho, chamadas osteoclastos.

No caso da osteoporose, esta faz com que haja um aumento na atividade dos osteoclastos, o que ocasiona à falta de reposição e, consequentemente, ao desequilíbrio, resultando em milhões de pequenos buracos, o qual é um processo responsável pelo esfarelamento dos ossos.

Dessa forma, o Ômega 3 tem o poder de inibir a função dos osteoclastos, o que resulta no equilíbrio e evita o progresso da osteoporose. Além das mulheres, o consumo desses ácidos graxos também é importante para os homens, que também podem sofrer de osteoporose.

8- Prevenção do câncer

Além de todos os benefícios citados acima, o ômega 3 é capaz de fazer com que haja uma prevenção do câncer, doença essa considera muito severa. Assim, os ácidos graxos poli-insaturados podem atuar na prevenção de alguns tipos de câncer como, por exemplo, o de mama, próstata e o de cólon do intestino.

Algumas pesquisas foram capazes de indicar anda que o óleo pode até mesmo inibir a metástase do tumor para outros tecidos do corpo, como ocorre no caso do câncer de mama. Dessa forma, o ômega 3 ajuda a reduzir a atividade dos estrógenos que favorecem o surgimento do tumor mamário e sua proliferação para outros órgãos através da circulação.

Portanto, são inúmeros benefícios do consumo de ômega 3, principalmente pelo fato deste possuir gorduras do bem, sendo muito importante para um bom funcionamento do corpo humano, pois é capaz de suprir diversas carências nutricionais e melhorar assim a saúde.