Diabetes: principais sintomas, tipos, tratamentos e cuidados

Por Clínica SiM, em

A diabete que popularmente é conhecida como “açúcar no sangue” é uma doença crônica grave que se apresenta principalmente em idosos. Saiba como a doença se manifesta e quais os sintomas da diebetes.

Consutla com Endocrino com preço popular
Preço R$ 119

O que é diabetes e quais os tipos da doença?

A Diabetes Mellitus, nome científico da doença pode ser dividida em 2 tipos:

Apesar dessa diferença fundamental entre os tipos de diabetes, os sintomas não mudam de uma para o outra. A principal diferença está ligada ao tratamento.

O tipo 1 é tratado com a aplicação de insulina sempre pela própria pessoa onde faz um controle direto dos seus níveis de insulina.

Já no tipo 2, o tratamento é feito por medicamentos, igeridos com o objetivo de estimular as células beta do pâncreas a produzirem insulina.

Conheça todos os tipos de diabetes.

Quais os sintomas de diabetes?

Independente do tipo da diabetes, alguns sintomas são universais e os indivíduos acometidos devem lidam com esses da melhor forma possível e sempre com acompanhamento médico. Conheça abaixo alguns sintomas relacionados à doença:

A diferença entra os tipos de diabetes está na velocidade que os sintomas se instalam. Enquanto no tipo 1 é algo rápido, em especial a vontade de urinar, sede e perda de peso, no tipo 2 é algo mais lento.

Isso se dar em principalmente pelas características da doença. Insulina simplesmente para de ser produzida no tipo 1 e no tipo 2 sua produção diminui com o tempo.

Quais são os fatores de risco para diabetes?

Os sintomas da diabetes certamente não devem ser ignorados e algumas pessoas, devido ao estilo de vida ou doenças pré-existentes tem maior chance de desenvolvê-la. Nesse caso, estamos falando especificamente do tipo 2.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, esses fatores de risco são:

Quais os principais exames para identificar a diabetes?

Tratamentos e cuidados

Quais são os tratamentos para diabetes?

O tratamento envolve uso de medicamentos prescritos pelo médico e a adoção das seguintes atitudes e mudanças no seu estilo de vida:

Consutla com Endocrino com preço popular
Preço R$ 119

Quais cuidados os portadores de diabetes precisam tomar?

O paciente que é diabético deve adotar cuidados extras que são essenciais para evitar complicações e o desenvolvimento de novas doenças. São importante o acompanhamento regular com dentista (problemas odontológicos dificultam o controle da glicemia) e a consulta anual com oftalmologista para identificação precoce de alterações visuais e impedir o avanço das mesmas. Além disso é preciso ter muita atenção aos pés, que sofrem com a perda da sensibilidades e dificuldade de cicatrização.