Endocrinologia

Doença autoimune – conheça quais são os tipos

médico diagnosticando paciente com doença autoimune

Neste guia, vamos abordar o que é doença autoimune, como afeta o organismo e quais são os tipos mais comuns. Continue a leitura para compreender melhor a dinâmica das doenças autoimunes e como lidar com elas.

O que é uma doença autoimune?

Uma doença autoimune é um distúrbio em que o sistema imunológico ataca erroneamente as células e tecidos saudáveis do corpo, causando inflamação e danos. Em condições normais, o sistema imunológico protege o organismo contra invasores externos, mas nas doenças autoimunes, ele se volta contra si mesmo.

Como a doença autoimune funciona no organismo?

No contexto das doenças autoimunes, o sistema imunológico perde a capacidade de distinguir entre as células saudáveis e invasores, como bactérias ou vírus. Esse equívoco leva a uma resposta autoagressiva, resultando em danos aos órgãos e tecidos.

Quais são as doenças que são autoimunes?

Diversas condições se enquadram no espectro das doenças autoimunes. Entre as mais comuns estão o hipotireoidismo, hipertireoidismo e psoríase. Cada uma dessas condições apresenta sintomas e impactos específicos, demandando abordagens de tratamento personalizadas.

O que causa a doença autoimune? 

As causas exatas das doenças autoimunes não são totalmente compreendidas, mas fatores genéticos, ambientais e hormonais desempenham um papel significativo. A predisposição genética pode aumentar a probabilidade de desenvolver essas condições quando combinada com fatores ambientais desencadeantes.

Tenho uma doença – e agora?

Receber um diagnóstico de uma doença autoimune pode ser desafiador. Consultar um médico especializado é essencial para entender o quadro clínico, discutir opções de tratamento e desenvolver um plano de gestão adequado.

Tem como se precaver desse tipo de condição? 

Embora nem todas as doenças autoimunes possam ser prevenidas, há medidas que podem reduzir o risco, como adotar um estilo de vida saudável, evitar fatores ambientais prejudiciais e, em alguns casos, utilizar terapias imunossupressoras sob orientação médica.