Endocrinologia

Para que serve endocrinologista?

Consulta com Endocrinologista

Conhecer as diferentes especialidades da medicina é essencial para reconhecer sintomas e saber quando se deve consultar e com quem. Por isso, é importante saber para que serve endocrinologista, as doenças tratadas por esse especialista e os tratamentos existentes.

O sistema endócrino é composto por glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do organismo por meio da produção de hormônios, os quais afetam várias atividades do nosso corpo.

Por isso, quando os hormônios estão alterados, sentimos manifestações físicas como queda de cabelo, alteração na menstruação, aumento ou perda de peso, diminuição da libido e da disposição, alterações nos ossos e diversos outros sintomas.

Esses sintomas podem ter diversas causas, não só alteração nos hormônios. Portanto, é muito importante consultar um profissional para fazer a avaliação correta.

Continue a leitura e saiba mais sobre essa especialidade e para que serve endocrinologista. Vamos lá!

Para que serve endocrinologista?

Como explicado acima, o endocrinologista é o médico que cuida de doenças relacionadas aos hormônios e ao metabolismo. Seu papel é prevenir, diagnosticar e tratar distúrbios do sistema endócrino, o que acaba sendo um campo bastante vasto, uma vez que todas as funções orgânicas dependem dos hormônios.

Esse profissional também trata doenças relacionadas ao metabolismo. Como existem muitas delas, sua função é cuidar desde as relacionadas aos ossos, como diabetes, osteoporose e obesidade, até tumores que produzem hormônios demais e doenças autoimunes.

Quando procurar um endocrinologista?

Já vimos para que serve endocrinologista, mas quando consultar com esse profissional?

Para saber quando procurar um endocrinologista, é preciso ficar atento aos diversos sinais e sintomas que podem surgir e ser indicativos de alteração na produção dos hormônios. Confira algumas das situações em que se indica consultar o médico:

  • Dificuldade para perder peso
  • Ganho de peso muito rápido
  • Cansaço excessivo
  • Sede excessiva
  • Alterações no ciclo menstrual
  • Atraso na puberdade ou retardada
  • Aumento da tireoide
  • Excesso de pelos nas mulheres
  • Crescimento das mamas nos meninos
  • Sinais e sintomas de andropausa e menopausa
Marcar consulta com Endocrinologista
Preço Por R$ 110

Presença de sintomas relacionados com a diabetes como sede excessiva e aumento da vontade para urinar, por exemplo. Dessa forma, se você tiver um ou mais destes sintomas, é o endocrinologista que você deve procurar. Ele irá avaliar o seu estado geral de saúde, solicitar exames de sangue e sugerir o tratamento mais indicado.

Quais são as doenças tratadas pelo endocrinologista?

Como a área do endocrinologista é bastante ampla, são muitas as doenças que podem ser tratadas por esse profissional. Porém, existem as mais comuns relacionadas à produção dos hormônios. Confira:
Diabetes

A diabetes é uma doença diagnosticada pelo alto nível de glicemia no sangue e requer um acompanhamento de profissional clínico para a escolha do tratamento e acompanhamento das possíveis complicações.

O tipo 2 é o mais comum, pois está associado à obesidade e à resistência do hormônio insulina. Nesse caso, é recomendado um tratamento oral ou injetável com o intuito de reduzir a resistência, juntamente de dieta para a perda de peso, o principal foco de abordagem desse tipo de diabetes.

A diabetes tipo 1 é diferente, pois está associada à baixa quantidade de insulina circulando no organismo, além de ser comumente diagnosticada na infância e adolescência. O tratamento, nesse caso, é com introdução de insulina.

Obesidade

Obesidade é a consequência do desequilíbrio entre consumo e gasto calórico e seu tratamento é composto, basicamente, por dieta e exercícios físicos.

Ao consultar um endocrinologista, ele avaliará os danos ocorridos no corpo devido à obesidade e assim poderá indicar tratamentos adequados para a sua necessidade, como medicamentos, cirurgia bariátrica e acompanhamento de resultados.

Colesterol alto

O endocrinologista também ajuda a tratar o colesterol alto, que está relacionado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O profissional irá definir o melhor tratamento para este caso, determinando se precisa de medicamento ou não.

A dieta também é um dos tratamentos indicados para tratar o colesterol alto, juntamente de uma avaliação do nível do colesterol e o risco cardiovascular.

Tireoide

As alterações da tireoide estão entre as causas mais comuns de doenças endocrinológicas.

O hipotireoidismo está relacionado à redução da produção de hormônios (em geral, a condição está associada a cansaço excessivo, queda de cabelo, indisposição etc.), enquanto no hipertireoidismo, pelo contrário, o que predomina é o excesso de hormônios (normalmente apresenta sintomas como perda de peso, taquicardia e sudorese).

Nódulos tireoidianos encontrados à palpação também necessitam de avaliação cuidadosa, e é o endocrinologista que também decide sobre o tratamento de cânceres na glândula.

Andropausa e menopausa

A menopausa pode ser um momento de muitos sintomas físicos e psíquicos nas mulheres. O endocrinologista é o médico recomendado para realizar uma avaliação dos riscos e benefícios da reposição hormonal – dando orientações sobre as possíveis mudanças.

Em homens, a redução dos níveis de testosterona pode ocorrer em fases variadas da vida, e o diagnóstico e a necessidade de tratamento são atribuições do especialista.

Osteoporose

As alterações ósseas​ também podem ser tratadas por um endocrinologista, pois os níveis de cálcio no corpo também são controlados por hormônios. O médico pode diagnosticar doenças que causam osteoporose e tratá-las, mesmo quando não há uma causa secundária.
Fique atento aos sintomas e consulte um endocrinologista!

Se você perceber alguma alteração ou sintoma parecido com o que leu aqui, consulte o endocrinologista para saber se é um problema hormonal e para prevenir possíveis doenças relacionadas.

Agora que você sabe para que serve endocrinologista, não perca tempo! Assim que precisar, marque sua consulta!