Exames

Principais sintomas de infecção urinária e como tratar

infecção urinária tratamento em clínica popular clínica sim

Uma infecção bastante conhecida, a infecção urinária afeta o sistema urinário e pode causar dores, incômodo ao urinar e até febre. Conhecer suas causas, sintomas e quais tratamentos existem é importante para poder identificar quando ela surge.

Muito mais comum em mulheres, que possuem 50 vezes mais chance de contrair a infecção do que homens, esse problema pode ser causado por uma série de micro-organismos. 

No entanto, o que geralmente causa infecção urinária é a bactéria que fica em nosso intestino, chamada de Escherichia coli. Sua presença no trato intestinal é natural pois ajuda na digestão, mas infelizmente ela é perigosa para o trato urinário.

Quer entender melhor quais os tipos de infecção urinária, por que ela acontece e quais são os tratamentos mais indicados? Continue a leitura!

O que é infecção urinária? 

A infecção urinária, ou Infecção do Trato Urinário (ITU), é uma doença infecciosa que pode afetar qualquer uma das partes do trato urinário. A mais comum acontece na bexiga e na uretra, mas também pode ocorrer nos rins e nos ureteres. 

No organismo masculino a infecção também pode ser associada à próstata ou aos testículos. Mas como falamos acima, são as mulheres quem mais sofrem com esse problema. 

Isso acontece porque a uretra é próxima da vagina e do ânus, além de ser mais curta do que a dos homens. Dessa forma, a infecção na mulher pode acontecer por conta da contaminação de microorganismos que ficam na região da vagina e peri-anal. 

Situações em que o pH da vagina é alterado, algo fácil de acontecer com o uso de sabonetes íntimos, menstruação, atividade sexual e infecções por fungo como candidíase, também ajudam para o desenvolvimento de infecção urinária. 

Portanto, se você é mulher, saiba que possui 30% de chance de obter infecção urinária no decorrer da vida. Mas não se assuste! É uma doença que pode ser tratada em casa, com ajuda de medicamentos.

Abaixo, veja quais são os tipos de infecção urinária.

Tipos de infecção urinária

Agora que você sabe como acontece a infecção urinária, também sabe que dependendo da parte do trato urinário em que a infecção acontece, mudam as causas e sintomas da doença. Por isso, existe uma divisão de cada tipo de infecção. Veja só:

Cistite

Quando a infecção acontece na região da bexiga ela é chamada de Cistite. Nesse caso, quem causa a doença é a bactéria Escherichia coli, a qual comentamos na introdução do artigo. Ela está presente em nosso intestino e é a causadora mais comum das infecções urinárias.

A cistite também é o tipo de infecção que mais acomete as mulheres, principalmente nas relações sexuais, pois a uretra fica mais perto do ânus e possui uma abertura maior até a bexiga. 

Uretrite

Já a Uretrite acontece no canal responsável por eliminar a urina da bexiga para fora: a uretra. O causador desse tipo de infecção também são as bactérias que habitam em nosso trato gastrointestinal. Porém, nas mulheres a causa pode ser uma evolução de doenças como herpes, gonorreia e clamídia

Pielonefrite

A infecção que acontece nos rins é chamada de Pielonefrite e é uma das mais perigosas, pois se não for tratada de forma adequada e rápida, pode afetar os rins de forma permanente. 

Além disso, a bactéria pode entrar na corrente sanguínea e afetar mais órgãos, causando uma infecção geral que compromete a vida do paciente. 

A infecção renal geralmente se inicia na uretra ou na bexiga e então sobe para os rins, podendo afetar um ou os dois ao mesmo tempo. 

Ureteres

Esse não é o nome de um tipo de infecção, mas sim o local onde a infecção acontece: nos canais que transportam a urina dos rins até a bexiga. 

Sintomas da infecção urinária

Para saber quando você está com algum tipo de infecção urinária, fique atento aos sintomas, sendo estes os mais comuns:

  • Necessidade urgente e constante de urinar 
  • Saída de pouca urina a cada ida ao banheiro
  • Ardência na hora de urinar
  • Dores na bexiga, nas costas (região lombar) e no baixo ventre
  • Urina com aspecto turvo e/ou com mau cheiro
  • Febre

Estes sintomas costumam variar de acordo com o tipo da infecção e do local afetado. Por exemplo, no caso da infecção nos rins (Pielonefrite) e da bexiga (Cistite), os sintomas podem vir acompanhados de febre, mal estar, náuseas e vômito, dor na lombar ou no lado do rim que foi afetado

Agora, quando a infecção acomete o homem, na região da próstata, os sintomas podem ser febre, dor e ardência na hora de urinar, incapacidade de urinar ou diminuição da quantidade de urina e ainda, dor na região perineal (local entre os testículos e o ânus).

Já nas infecções da uretra (Uretrite), a diferença costuma estar no momento em que o ardor ao urinar começa, geralmente no começo e no final da micção. E ainda, esse tipo de infecção costuma apresentar corrimento pela uretra, de cor branca, amarela ou até transparente. 

Fique atento aos sintomas de mal-estar, dores nos músculos de forma generalizada, pouco apetite juntamente de náusea ou vômitos. Nesse caso, a infecção já está em nível mais grave e pode ser necessário internação hospitalar com acompanhamento. 

Tratamento para infecção urinária

O tratamento que o médico geralmente receita para a infecção urinária é o uso de antibióticos para que as bactérias possam ser combatidas e diminuídas. Dependendo do tipo de infecção, quando mais grave, é necessário internamento hospitalar e até cirurgia.

Também existem alguns cuidados simples que o médico indica para evitar a infecção urinária, como beber bastante água, evitar andar de pés descalços e manter a higiene íntima em dia, com água e sabão.

Identificou algum sintoma? Consultar o médico para saber qual é o seu caso e qual o melhor tratamento para resolver é o ideal. 

Na Clínica SiM você pode marcar sua consulta de forma rápida e prática, clique aqui e faça isso agora mesmo!