Dieta para grávidas: 5 alimentos necessários

A gravidez é uma fase cheia de novidades para as mães. Esse momento especial também demanda atenção especial com a saúde para que mãe e bebê possam estar saudáveis durante os 9 meses de gestação e também para reduzir o risco de complicações no parto.Sabe-se, também, que um corpo saudável está diretamente ligado a uma alimentação equilibrada. Por isso, a dieta para grávidas deve conter alimentos especiais e que sejam benéficos também para o bebê.No texto de hoje, você poderá conferir alguns alimentos essenciais para serem consumidos pelas gestantes, quais as porções indicadas e o papel que cada um deles desenvolve no organismo. Acompanhe!

1. Carne magra

As proteínas magras ajudam a produzir uma sensação de saciedade no organismo e ainda são passadas em quantidades suficientes para os bebês. Além disso, elas ajudam na elasticidade da pele, auxiliando na prevenção de estrias.Porção diária: de 1 a 2 filés de frango ou peixe.

2. Vegetais de cor verde-escuro

Brócolis, couve e espinafre são alguns exemplos de verduras que devem estar presentes na dieta para grávidas, principalmente porque eles contêm um dos principais nutrientes para essa fase da mulher: o ácido fólico. A substância é essencial no começo da gravidez e ajuda no desenvolvimento das partes vitais do feto, como o sistema nervoso, por exemplo.Porção diária: consuma à vontade, tanto como salada ou cozidos no vapor.banner-pre-natal-blog

3. Leite e seus derivados

Esses alimentos são ricos em cálcio e primordiais no auxílio da formação dos dentes e ossos do bebê.Porção diária: de 3 a 4 copos por dia, desnatado ou integral.

4. Feijão, fígado e castanhas

Esses alimentos são ricos em ferro, podem evitar a anemia durante a gestação e evitar problemas na hora do parto. Muitas mulheres precisam fazer a suplementação com comprimidos à base de ferro, já que não conseguem ingerir a quantidade indicada — 30 mg. Além dos alimentos citados acima, outros como lentilha, beterraba, espinafre e couve são ótimas fontes de ferro.Porção diária: 1 bife de fígado pequeno.

5. Pães e arroz

As fontes de carboidrato são muito importantes para as grávidas e também para seus bebês. São eles que oferecem energia ao corpo e, nesta fase, em que se carrega mais uma vida, energia é a palavra vital. Uma dieta baixa em carboidratos na gravidez pode resultar em indisposição, além da falta de vitaminas e fibras para os dois.Porção diária: consumir regularmente no café da manhã, almoço e jantar. Dê preferência para os alimentos integrais, como arroz, massas e pães.Uma dieta rica em vitaminas, minerais e nutrientes apresenta uma chance menor de provocar complicações e de ter um parto sem transtornos. É importante se preocupar com a alimentação, pensando sempre que o que você está ingerindo pode afetar diretamente na saúde e na formação do seu bebê. Por isso, capriche no prato e consuma todos os itens listados acima para garantir uma saúde de ferro para você e seu filho!Agora que você já sabe tudo sobre dietas recomendadas para sua gravidez que tal baixar nosso e-book “Guia da mamãe de primeira viagem: Tudo que você precisa saber sobre os primeiros meses de gestação”? Nele, você encontrará uma série de recomendações, dicas e demais informações para mamães de primeira viagem!Ficou com alguma dúvida sobre dieta para grávidas? Deixe o seu comentário no espaço abaixo!
Gostou? Compartilhe!

> Artigos relacionados

DSTs durante a gravidez

5 riscos das DSTs durante a gravidez

sexo-na-gravidez

Sexo na gravidez: Mitos e tabus

Deixe seu comentário