Gravidez e Bebês

Engravidei, e agora? Confira as primeiras mudanças de hábito

mulher realizando mudançca alimenatar na gravidez

Gerar uma criança significa mudar hábitos desde o momento em que o teste de gravidez dá positivo. Abandonar o cigarro, as bebidas alcoólicas e iniciar o pré-natal são os primeiros passos para que seu bebê se desenvolva de forma saudável ao longo dos nove meses.

Mas há ainda outros cuidados para ficar atenta no dia a dia para que sua gestação seja a mais tranquila e saudável para você e o pequeno que cresce em seu ventre.

Confira as mudanças de hábito que devem acompanhá-la nesse mágico e lindo momento da gestação.

Mudanças de hábitos alimentares

Seu corpo vai exigir mais energia para você e para o bebê, mas isso não significa que você tenha que comer por dois. O que você precisa fazer é melhorar a qualidade da sua alimentação, incluindo mais frutas, verduras, leguminosas, fibras, etc. Os doces devem ser evitados, para evitar um quadro de diabetes gestacional, assim como os alimentos muito gordurosos, ricos em calorias e pobres em nutrientes que podem acarretar hipertensão.

Manter uma dieta equilibrada e rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes é importante para oferecer ao seu bebê tudo o que ele precisa para se desenvolver com saúde e para evitar que você tenha doenças como as, já citadas, diabetes e hipertensão gestacionais, mas também anemia e perda de cálcio.

Mudanças na prática de exercícios físicos

Se o seu médico não colocou nenhuma restrição às atividades físicas, não deixe de praticá-las — grávida pode e deve fazer exercícios físicos. O cuidado é mesmo com a carga dos exercícios, evitando muito peso na musculação, por exemplo, ou atividades de alto impacto que podem comprometer a segurança da gravidez.

Se você não praticava nenhuma atividade física antes de engravidar, uma caminhada leve, no plano, de 30 minutos diários, é uma excelente ideia. Além de ajudá-la a não ganhar peso em excesso, vai melhorar sua circulação e reduzir os inchaços comuns nos últimos meses da gravidez. Yoga, pilates e natação são também muito indicados para a gestante.

Mudanças no uso dos cosméticos

Durante a gravidez, alguns tratamentos cosméticos não poderão ser feitos, especialmente nos primeiros meses da gestação, como tinturas, alisamentos, relaxamentos, etc. Mas você não precisa abandonar todos os cuidados com a pele e os cabelos. Pelo contrário, hidratar a pele é importante para manter sua elasticidade enquanto a barriga cresce, ajudando a evitar as tão indesejáveis estrias.

Você deve ter o cuidado em observar os componentes dos cremes e óleos que vai utilizar nesse período. Produtos com amônia, muita ureia e ácido retinoico não devem ser utilizados, pois, absorvidos pela pele, são tóxicos para o bebê.

Óleos de amêndoas e semente de uva, no entanto, são boas indicações. Mas o ideal é sempre mostrar ao seu médico o produto que deseja usar para que ele a oriente se o uso está liberado ou não.

Mudanças no guarda-roupa

As mudanças no vestuário são inevitáveis. Roupas apertadas, além de serem desconfortáveis, podem prejudicar a sua circulação sanguínea. Por isso, opte por peças leves e confortáveis. As calças com elásticos de sustentação na barriga podem ser grandes aliadas para aliviar o peso do bebê sobre a coluna e as pernas.

Os sapatos de salto alto, por sua vez, devem ficar guardadinhos. O melhor é usar sapatos baixos que deem uma boa estabilidade, para evitar quedas e dores nas costas. Se a ocasião pedir, o salto não deve ser maior do que 4 centímetros.

Mudanças nas peças íntimas

As peças íntimas também precisarão ser adequadas para a gravidez. À medida que o bebê cresce há maior fluxo de sangue na região pélvica, o que pode aumentar os corrimentos vaginais.

Por isso, opte por calcinhas de algodão que absorvam bem a umidade e facilitem a circulação de ar nessa região. Esses cuidados são importantes para evitar acúmulo de fungos e bactérias que possam causar infecções.

Fale sempre com o seu médico caso sinta coceira, se o corrimento for amarelado e com odor desagradável ou se sentir dor ou algum desconforto ao urinar. A infecção urinária pode ser grave na gestação e causar até mesmo abortos.

Você também precisará de sutiãs reforçados, que segurem bem as mamas para garantir a sustentação adequada enquanto seu corpo se prepara para o aleitamento.

Leia também nosso texto Dieta para grávidas: 5 alimentos necessários e fique por dentro de algumas dicas para ajudá-la nas mudanças de hábito alimentar!