Aparelho metálico: tudo o que você precisa saber

Por Clínica SiM, em

Quem nunca conheceu alguém que precisou utilizar algum tipo de aparelho dentário para realinhar o sorriso ou corrigir um problema? Bastante comuns e eficazes, um dos mais conhecidos é o aparelho metálico, ou aparelho fixo, como é mais conhecido.

Geralmente as pessoas utilizam esse aparelho durante a adolescência, para alinhar os dentes que crescem tortos, muito separados ou sobrepostos e corrigir problemas de mordida na mandíbula. 

Porém, um grande número de pacientes adultos também os utiliza. Com esse público, o aparelho metálico não é muito apreciado devido à sua aparência. No entanto, é uma das opções que soluciona os seus problemas com menos quantidade de tempo. 

Além disso, existem mais vantagens que envolvem o uso de aparelho metálico. Tá pensando em colocar um? Venha saber tudo o que você precisa para garantir que tomou a decisão certa! Confira a seguir.

O que é um aparelho metálico? 

O aparelho metálico é um método da área odontológica e ortodôntica, criado para corrigir tanto problemas de saúde nos dentes tortos e arcada dentária, quanto para a estética do sorriso e do rosto como um todo. 

Feito de materiais como metal, plástico e até porcelana, o aparelho metálico consegue modificar a estrutura bucal, corrigindo a posição de cada dente até que fiquem alinhados corretamente. 

Esse dispositivo também é capaz de corrigir a mordida torta, que às vezes pode se desenvolver com má formação ao longo da vida, por motivos diversos. Dessa forma, a arcada consegue funcionar em sua plena capacidade, melhorando a rotina e a saúde do paciente.

O profissional responsável pela indicação do melhor aparelho, aplicação e acompanhamento é o ortodontista, dentista especializado em ortodontia. É ele quem irá receber o seu caso e sugerir a melhor solução.

Como funciona o aparelho metálico?

Agora que você entendeu o que é um aparelho ortodôntico, é importante saber como é o funcionamento do aparelho metálico. Primeiramente, como o nome popular já diz, é um dispositivo “fixo”, ou seja: o paciente permanece com ele até o fim do tratamento, sem tirá-lo.

Por esse mesmo motivo, os resultados costumam chegar logo e permanecer por mais tempo. É um método indicado para a maioria dos problemas de estrutura nos dentes e na arcada. 

Como falamos acima, os materiais são feitos com metal e plástico, chamados de banda e bráquetes. Com eles, é possível movimentar os dentes para onde se deseja, com o auxílio de borrachinhas colocadas em cada um dos bráquetes. 

Por ser um volume a mais na boca, pode causar incômodo e pequenos cortes na bochecha. Porém, novas soluções e aprimoramentos estão fazendo com que ele fique cada vez mais confortável. 

Veja a seguir, uma explicação detalhada de como funciona o tratamento com aparelho metálico, da consulta até os resultados finais. 

Como é o tratamento com aparelho metálico?

Se você está lendo este texto, deve ter interesse nos benefícios do aparelho metálico para solucionar os problemas odontológicos que possui. Dessa forma, existem algumas questões a serem analisadas para ter certeza de que você precisa do aparelho. 

Preste atenção em sintomas como dor nos dentes, dentes desalinhados, afastados ou sobrepostos, dores de cabeça e pescoço, dor ou desconforto para mastigar, dificuldade para fazer a escovação, cáries e até dificuldade em falar. 

Se identificar um desses fatores, consulte um ortodontista para que ele possa fazer o diagnóstico e a melhor indicação de solução. Se a necessidade de aparelho metálico surgir, você começará com o tratamento. 

Realização de exames

Antes de tudo, o dentista irá solicitar alguns exames para iniciar o processo de forma correta. Por exemplo, é necessário fazer exames clínicos e de imagem, como a radiografia panorâmica, para que o dentista possa ver melhor os problemas a serem resolvidos. 

Em alguns casos, é preciso realizar alguns procedimentos antes da colocação do aparelho, como tirar algum dente, tratar cáries ou algum canal problemático. Dessa forma, a saúde da boca e a estrutura da arcada ficam preparadas para serem modificadas. 

Avaliação física e de hábitos 

Também antes de decidir qual aparelho usar, o dentista irá conversar com o paciente para investigar o seu histórico, se houve algum trauma físico, quedas, seus hábitos, se já utilizou algum tipo de aparelho dentário, além dos sintomas sentidos. 

A alimentação e a higiene da boca também serão questionadas e investigadas, para que o dentista possa indicar a forma correta de realizar essas questões. Manter uma boa higiene e bons hábitos durante o tratamento é crucial para um bom resultado.

No final, dependendo das suas necessidades, idade e demais fatores externos, o dentista irá indicar o aparelho adequado e a quantidade de tempo que é preciso para resolver sua questão. 

Inserção do aparelho e manutenção

Depois de conversado com o dentista e realizado todos os exames necessários, é hora de aplicar o aparelho. Esse processo é feito no consultório do dentista, de onde você sairá com ele aplicado e junto de uma série de indicações e cuidados que devem ser tomados. 

Após isso, o paciente deverá voltar mensalmente ao consultório para fazer a manutenção do aparelho. Dependendo de cada pessoa, é trocado as borrachas, aplicado força em locais específicos e analisado se o progresso do tratamento está sendo bom. 

Mudança na estrutura óssea e contenção

Durante o tempo em que o paciente utiliza o aparelho metálico e é acompanhado pelo profissional, sua estrutura óssea vai se modificando e se alinhando aos propósitos estabelecidos no começo. 

Assim que o tratamento chega ao seu fim, é possível que o dentista irá aplicar uma contenção para que o alinhamento permaneça durante os anos seguintes. Essa contenção é um pedaço de fio metálico que faz com que os dentes fiquem no local. 

É possível que alguns dentes voltem a entortar e, nesse caso, pode ser que precise reaplicar o aparelho até resolver o problema.

Encontre um dentista de confiança!

Agora você já conhece o aparelho metálico e como funciona o tratamento com ele. A próxima etapa é encontrar um dentista de confiança, especializado em ortodontia. É ele quem vai garantir um sorriso bonito, uma boca saudável e uma rotina mais agradável.

Quer marcar sua consulta com facilidade e praticidade? Na Clínica SiM você pode! Clique aqui e marque hoje mesmo.