Como escolher sua escova de dente

dentista. odontologia. escova de dentes.

Tarefa aparentemente simples, a escolha da melhor escova de dentes nem sempre é fácil, com uma variação cada vez maior, o item é essencial para garantir uma higienização eficiente e uma proteção eficaz dos dentes e da boca. Para complicar ainda mais, os fabricantes dispõem de uma infinidade de modelos que dificultam na escolha do produto, dando opções de cores, tamanhos, formatos e tipo de cerdas diferentes.

É importante ter em mente que o componente que mais importa nas escovas são as cerdas, são elas que vão garantir a saúde bucal, segundo especialistas em odontologia é indicado que as pessoas sem problemas específicos ou déficits na efetivação dos movimentos usem escovas com cerdas planas e niveladas, sem alterações de direção ou inserção. Sendo esses os modelos testados e aprovados quanto a eficiência.

Veja mais: Carvão ativado para clarear os dentes: mito ou verdade?

Agende

Veja mais: Retração da gengiva: o que é e como prevenir

Outro ponto é indicar que não há evidências científica quanto as escovas com cerdas variadas, sejam por inclinação ou modificações de textura tenham alguma eficácia a mais para a higienização bucal. Tais modelos são propagados como superiores ou mais modernos, mas o apelo é somente estético.

Cerdas macias x duras

Regularmente indicadas, as mais benéficas para a saúde bucal são as macias, pois não machucam a gengiva, desgastam os dentes, além disso limpam melhor e preservam a integridade do sorriso – que já sofre com ácidos provenientes dos alimentos. Já as escovas de cerdas mais duras podem ser deixadas apenas para usuários que usam implantes dentais ou dentaduras, por exemplo, que precisam de uma limpeza mais rígida.

Dito isso, na hora da compra, a dúvida é saber qual a escova tem as cerdas mais macias. A grande dica é reparar no formato das cerdas, elas devem ter as pontas arredondadas para ficar mais fácil chegar em todos os lugares da superfície bucal.

Cuidar da saúde bucal é muito importante, ela é um dos indicadores para o seu bem-estar como um todo, por isso, tenha em mente que uma boa escovação e uso de fio-dental pode evitar inúmeros problemas de saúde.

Dito isso, é importante ratificar que a visita regular ao dentista de seis em seis meses é o ideal para monitoramento e prevenção de problemas de saúde bucal. Aqui na Clínica SiM você encontra profissionais especializados em diversas áreas da odontologia.

Agende

Gostou? Compartilhe!

> Artigos relacionados

tipos de aparelho

Aparelho ortodôntico: tipos e vantagens

aparelho

Aparelho depois dos 30 adianta?

Deixe seu comentário