Oftalmologista

Miopia: Causas e como enxergar melhor

homem tentando ler com miopia

Descubra como a miopia é comum afeta a forma como vemos o mundo ao nosso redor e, o mais importante, como você pode manter seus olhos saudáveis e sua visão nítida.

O que é miopia? 

É um problema de visão comum que dificulta enxergar objetos distantes. Ao contrário da hipermetropia, em que a dificuldade está na visão de objetos próximos, a miopia afeta principalmente a visão de longe. Essa condição ocorre quando o globo ocular é muito longo ou a córnea é muito curva, o que faz com que a luz se concentre na frente da retina, em vez de diretamente sobre ela.

Miopia x Hipermetropia 

A visão é uma maravilha complexa, e as condições visuais, como miopia e hipermetropia, destacam a diversidade da nossa experiência visual. Essas duas condições são erros refrativos comuns, mas com características distintas, conheça a diferença:

  • Miopia: Ocorre quando o olho é mais longo do que o normal ou quando a córnea tem uma curvatura excessiva, fazendo com que a luz se concentre antes da retina.
  • Hipermetropia: Ocorre quando o olho é mais curto do que o normal, ou a córnea tem uma curvatura muito plana, fazendo com que a luz se concentre atrás da retina.

Quais são os sintomas da miopia? 

Os sintomas dessa condição ocular incluem visão turva ao enxergar objetos distantes, esforço para focar em coisas ao longe e, por vezes, dores de cabeça. A miopia geralmente se desenvolve durante a infância e pode progredir ao longo dos anos.

O que pode causar miopia? 

A miopia é geralmente causada pelo formato do olho. Em olhos míopes, o globo ocular é mais longo do que o normal, o que faz com que a luz se concentre à frente da retina, resultando em dificuldade para enxergar objetos distantes com clareza. Fatores genéticos desempenham um papel significativo, e a predisposição a essa condição ocular muitas vezes é herdada.

Diagnóstico

O diagnóstico de miopia é feito por meio de exames oftalmológicos de rotina, como o exame de visão. Se diagnosticada, a condição pode ser corrigida com o uso de óculos ou lentes de contato, proporcionando uma visão mais clara e nítida.

Tenho miopia – e agora? 

O primeiro passo é consultar um oftalmologista, esse profissional avaliará a extensão da sua miopia, prescreverá óculos ou lentes de contato apropriados e oferecerá orientações sobre como cuidar da sua visão no dia a dia. Lembre-se, o tratamento dessa condição é eficaz, e muitas pessoas com essa condição têm uma qualidade de vida visual excelente.

Como se prevenir dessa condição ocular

A prevenção da miopia muitas vezes se concentra em hábitos saudáveis para os olhos. Isso inclui praticar pausas visuais regulares durante atividades de leitura ou uso de dispositivos eletrônicos, manter uma boa iluminação e garantir uma distância adequada ao visualizar objetos. Além disso, passar tempo ao ar livre pode ter benefícios significativos na redução do risco de desenvolver a condição, especialmente em crianças.

Cirurgia de miopia é seguro?

A cirurgia de miopia, como a cirurgia a laser LASIK, é considerada segura e eficaz para muitas pessoas. No entanto, a decisão de passar por esse procedimento deve ser cuidadosamente discutida com um oftalmologista. Ele avaliará sua saúde ocular geral, discutirá os riscos e benefícios associados à cirurgia e ajudará a determinar se é a opção certa para você. 

A segurança desse procedimento avançou consideravelmente, proporcionando a muitas pessoas uma visão mais nítida e reduzindo ou eliminando a dependência de óculos ou lentes de contato.