Dicas para aliviar a cólica: como diminuir o incômodo

ginecologia. colica, dores abdominais. Ginecologista. Ginecologista popular.
Muitas podem ser as causas de uma cólica. O motivo mais comum, no entanto, é a menstruação. Nesse artigo daremos algumas dicas para aliviar a cólica menstrual.Segundo especialistas, as dores menstruais ao pé do abdômen são causadas por uma série de contrações uterinas no período pré-menstrual e inicio da menstruação. Ou seja, essas pontadas de cólica, são, na verdade, contrações.Cada mulher sente essas dores de maneiras e intensidades diferentes, e isso é normal! Depende do organismo de cada uma. Mas não costuma ser normal que a cólica cause um mal-estar profundo, como vômitos, incômodos na relação sexual e desânimo intenso. Nesse caso, deve-se procurar um médico, pois a cólica poderá estar relacionada a alguma doença.Ainda assim, a cólica considerada “normal” é chata e incomoda. Para muitas mulheres, o período que antecede o ciclo menstrual é um tormento, e às vezes compromete uma série de compromissos do dia a dia.Em geral, as cólicas incomodam no primeiro ou segundo dia de menstruação, e depois disso, desaparecem, durando de 12 às 72h em média.É possível aliviar as dores da cólica com administração de remédios específicos para isso. Mas também existem muitas dicas para aliviar a cólica menstrual de maneira natural, sem recorrer a medicamentos! 

Veja mais: O banho da criança: 5 dúvidas mais comuns

Agende

Veja mais: Sensibilidade nos dentes: O que é e como prevenir

 

 Como aliviar a cólica menstrual e se livrar do analgésico

Se você chegou a esse artigo é porque tem sofrido com cólicas durante seu período menstrual. Mas você não está sozinha. Milhares de mulheres compartilham de seu sofrimento e para muitas, a aproximação do dia de menstruar é uma tortura.No momento da primeira pontada de dor, a maioria já aposta nos analgésicos para aliviar os sintomas. Mas vamos dar algumas dicas para aliviar a cólica sem se entupir de remédios. Acompanhe:
  1. Dieta:

Aumente sua ingestão de cálcio! Várias pesquisas independentes mostraram que mulheres que consumiam em torno de 1200 mg de cálcio por dia ou mais tinham uma redução nas cólicas menstruais. Isso porque o cálcio ajuda a manter o tônus muscular. Uma falta de cálcio nos músculos acabam deixando-os hiperativos e susceptíveis a contrações involuntárias, o que é exatamente a causa das cólicas. A ingestão mínima recomendada é de 800 mg ou 3 copos de leite, e caso você sofra com cólicas, essa quantia deve se elevar a 5 nos períodos pré-menstruais.
  1. Faça exercícios leves:

Você pode realizar pequenos exercícios que forcem de forma leve o abdômen. Assim, você conseguirá um grande alivio nas cólicas menstruais. Os exercícios ajudam a fortalecer a musculatura uterina, tornando o órgão mais resistente a dor. Exercícios como corrida caminhada, ioga, pilates e alongamentos também ajudam muito.
  1. Água quente:

Tome um bom banho de água quente, e desfrute do conforto imediato que ele causará. Deixe que a água corra em abundância em seu abdômen. A água quente aumentará o fluxo sanguíneo, causando conforto e diminuindo a dor. Você também pode optar por uma bolsa de água quente.
  1. Almofadinha:

A técnica mais conhecida para aliviar as dores menstruais é a famosa “almofada na barriga”. Deite-se de barriga para baixo com uma almofada ou travesseiro na barriga. A pressão e a posição das costas levemente arqueadas lhe causarão conforto e alivio.
  1. Chás variados:

Um bom chá sempre traz conforto. Você apostar em alguns que ajudarão a aliviar a cólica. A erva-cidreira, por exemplo, tem efeitos calmantes, e poderá ajudar. Os chás de gengibre e canela aliviam a dor devido a suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.
  1. Massagens:

Uma boa massagem sempre vai bem. Uma massagem para ajudar a aliviar as dores de cólica então, é muito mais bem vinda. Movimentos de peso suave sobre a região abdominal ajudarão a aliviar a cólica, pois auxiliam na melhor circulação do fluxo sanguíneo, e relaxam.

Veja mais: Harmonização facial: saiba o que é e quais os procedimentos comuns

Agende

Veja mais: 5 mitos e verdades sobre alergia respiratória

Cólica em recém-nascidos: dicas de como aliviar

 Nem só as mulheres sofrem de cólica. Os recém-nascidos também são acometidos por esse mal, então daremos dicas para aliviar a cólica em bebês.
  • Massagem:

Assim como para aliviar as cólicas menstruais, a massagem é uma das técnicas mais populares para diminuir a cólica em bebês. A mais famosa técnica de massagem contra cólica em recém-nascido é a Shantalla. Além de proporcionar conforto, ela permite um momento de troca e afeto entre mãe e bebê.
  • Enrole o bebê:

Faça um pacotinho de seu filho. Enrole-o de forma bem justa em um paninho. Isso causará conforto e ajudará a diminuir as cólicas.
  • Compressa:

Esquente uma fraldinha de pano a ferro e coloque em cima da barriga do bebê. Assim como na mulher com cólica menstrual, aquecer a região abdominal é a melhor técnica para aliviar a cólica.Essas são algumas dicas úteis para aliviar a cólica. Fique atenta sobre qualquer anormalidade, e perceba se as dores estão muito mais intensas do que o normal. Em caso de dúvidas e de dores muito intensas e persistentes,  sempre consulte um médico.Agende uma consulta com Ginecologista
Gostou? Compartilhe!

> Artigos relacionados

prevenção

Saúde da Mulher: a importância da prevenção anual

candidíase

Candidíase: principais sintomas e tratamentos

Deixe seu comentário