Saúde da Mulher

Mioma Uterino – o que é, sintomas e tratamentos

médica explicando o que é mioma uterino para paciente

Se você está buscando informações sobre mioma uterino, você está no lugar certo. Neste te abordaremos detalhadamente o que é o mioma uterino, suas possíveis causas, sintomas, métodos de diagnóstico, e as opções de tratamento disponíveis. Continue lendo para obter insights valiosos sobre essa condição ginecológica comum.

O que é mioma uterino?

O mioma uterino é um tumor não cancerígeno que se desenvolve no útero. Esses tumores, também conhecidos como leiomiomas ou fibromas, geralmente são benignos, mas podem causar desconforto e complicações, dependendo do tamanho e localização.

O que pode causar mioma uterino?

As causas exatas dos miomas uterinos não são totalmente compreendidas, mas fatores genéticos, hormonais e ambientais desempenham um papel significativo no seu desenvolvimento. Consultar um ginecologista para avaliação é crucial para entender as origens específicas do mioma em seu caso.

Sintomas

Os sintomas podem variar, mas comumente incluem menstruação abundante, dores pélvicas, aumento do volume abdominal e desconforto durante relações sexuais. Reconhecer esses sinais precocemente é fundamental para um diagnóstico e tratamento eficazes.

Diagnóstico do tumor uterino

O diagnóstico geralmente envolve exames de imagem, como ultrassonografia, ressonância magnética ou histeroscopia. Em alguns casos, uma biópsia pode ser recomendada para descartar a possibilidade de câncer.

O que fazer quando estiver com mioma? 

Ao receber um diagnóstico de mioma uterino, é crucial buscar a orientação de um ginecologista. O profissional irá discutir opções de tratamento com base no tamanho dos tumores, sintomas e seus objetivos de saúde.

Mioma tem cura?

Embora os miomas uterinos não tenham uma cura definitiva, diversas opções de tratamento estão disponíveis para gerenciar sintomas e melhorar a qualidade de vida. A abordagem escolhida dependerá das necessidades específicas de cada paciente.

Tratamento de mioma uterino? 

As opções de tratamento incluem desde medicamentos para controlar sintomas até procedimentos cirúrgicos, como a miomectomia ou histerectomia, dependendo da gravidade da condição e dos objetivos da paciente. A decisão sobre o tratamento adequado deve ser tomada em conjunto com o ginecologista.

Lembramos que a Clínica SIM conta com ginecologistas especializados para te auxiliar em todos os aspectos desse tratamento. Estamos aqui para cuidar da saúde ginecológica com a atenção e conhecimento que você merece.