O que é endometriose?

Por Clínica SiM, em

Você já sabe o que é endometriose? Apesar de ser uma condição com milhares de diagnósticos todos os anos no Brasil, muitas mulheres ainda não sabem as principais informações sobre o assunto.

A endometriose é uma condição crônica e muitas vezes dolorosa. Ela ocorre quando um tecido semelhante ao endométrio – que é o tecido que reveste o útero – cresce fora do útero em outros órgãos, como ovários, trompas de falópio, intestino e paredes externas do útero. Raramente, pode acabar tão longe quanto os rins, bexiga ou pulmões.

Quer entender melhor o que é endometriose, como é feito o diagnóstico e seu tratamento? Confira logo a seguir!

O que é endometriose?

A endometriose é um problema de saúde comum em mulheres. A condição recebe o nome a partir da palavra endométrio, o tecido que normalmente reveste o útero. A endometriose acontece quando um tecido semelhante ao revestimento do útero cresce fora do útero e em outras áreas do corpo onde não pertence.

Na maioria das vezes, a endometriose é encontrada no:

Outros locais para crescimentos podem incluir a vagina, colo do útero, vulva, intestino, bexiga ou reto. Em casos raros, a endometriose aparece em outras partes do corpo, como pulmões, cérebro e pele.

Sintomas da endometriose

Os sintomas da endometriose podem incluir:

Causas da endometriose

Já vimos o que é endometriose e seus sintomas, mas o que causa essa condição?

Ninguém sabe ao certo o que causa esta doença. Os pesquisadores estão estudando as possíveis causas:

Prevenção da endometriose

Você não pode prevenir completamente a endometriose, mas pode reduzir suas chances de desenvolvê-la diminuindo os níveis do hormônio estrogênio em seu corpo. O estrogênio ajuda a engrossar o revestimento do útero durante o ciclo menstrual.

Para manter níveis mais baixos de estrogênio em seu corpo, você pode:

Consulta com Ginecologista
Preço R$ 89 a 109

Como é feito o diagnóstico?

Para muitas mulheres, simplesmente ter um diagnóstico de endometriose traz alívio. O diagnóstico começa com um ginecologista ou outro profissional de saúde avaliando o histórico médico de um paciente e completando um exame físico, incluindo um exame pélvico.

Um diagnóstico de endometriose só pode ser certo, porém, quando o médico realiza uma laparoscopia, biópsia de qualquer tecido suspeito e o diagnóstico é confirmado examinando o tecido sob um microscópio. A laparoscopia é um pequeno procedimento cirúrgico no qual um laparoscópio, um tubo fino com uma câmera na ponta, é inserido no abdômen através de uma pequena incisão – permitindo determinar a localização, extensão e tamanho dos crescimentos endometriais.

Outros exames que podem ser usados no diagnóstico da endometriose incluem ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Tratamento da endometriose

O tratamento específico para endometriose será determinado pelo seu médico com base em:

Se os sintomas forem leves, os profissionais de saúde geralmente concordam que nenhum tratamento adicional, além da medicação para a dor, é necessário.

Em geral, o tratamento para endometriose pode incluir:

As técnicas cirúrgicas que podem ser usadas para tratar a endometriose incluem:

Quando consultar um médico?

Consulte um ginecologista se tiver sinais e sintomas que possam indicar endometriose.

A endometriose pode ser uma condição desafiadora para gerenciar. Um diagnóstico precoce e uma compreensão da sua condição podem resultar em um melhor gerenciamento de seus sintomas.

Você já sabia o que é endometriose? Quer consultar com um ginecologista? Marque sua consulta agora mesmo!