Punção de cisto mamário: Quando é necessária?

mastologia: punção de cisto mamario
A aparição de um cisto mamário é sempre um assunto delicado e requer atenção. Entretanto, a sua presença nem sempre requer tratamento, sendo importante a consulta e o acompanhamento de um especialista em mastologia para entender mais sobre o risco de tratar-se de câncer. Durante o acompanhamento, o médico poderá solicitar uma punção de cisto mamário para entender melhor os componentes do cisto.

O que é punção de cisto mamário?

É um procedimento realizado com intuito de diagnosticar do que é constituído o material de um cisto na mama. O procedimento tem como principal objetivo trazer luz a algumas questões para o especialista em mastologia, em especial para descobrir se o cisto em questão é benigno ou maligno. O procedimento é realizado com o auxílio de ultrassom, pois assim é possível localizar o cisto e coletar o material necessário para análise, caso você precise fazer o exame você pode marcar aqui.A realização do exame é feita por meio introdução de uma agulha, fina ou grossa, monitorada por meio de ultrassom até o cisto para recolher o material necessário para apreciação. Essa penetração pode ser feita repetidamente até recolher o a quantidade de material para realização da análise. O exame é feito com anestesia local, ficando a paciente completamente sem dor por causa da realização do procedimento, entretanto, por ser um exame invasivo, o pós-exame pode gerar algum tipo de desconforto ou dor após o efeito da anestesia cessar.

Especialistas em mastologia indicam

Apesar de não existir nenhum pré-operatório especifico é recomendado que a paciente interrompa o uso de certos medicamentos, como anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários. Tais cuidados evitam que ocorra qualquer tipo de alteração nos resultados. Também é importante conversar com o médico, a fim de esclarecer possíveis dúvidas sobre o processo. É indicado o uso de roupas confortáveis no dia do exame, de preferência bem folgadas.Não existem restrições rígidas a serem seguidas após a punção de cisto mamário, sendo importante o paciente descansar um pouco antes de ser liberado, bem como evitar qualquer atrito com a área onde foi realizada que provavelmente estará mais sensível. O curativo aplicado também não pode entrar em contato com a água por pelo menos 24h.É importante ratificar que o paciente não deve tirar conclusões precipitadas por conta da solicitação de uma punção de cisto mamário, visto que é um exame que serve para elucidar dúvidas. Na Clínica SiM dispomos de profissionais especialistas em mastologia experientes e diagnósticos confiáveis, bem como aparelhagem disponível para realização de tal exame, marque sua consulta ou exame aqui.
Gostou? Compartilhe!

> Artigos relacionados

mastologia. Mamografia feita por mastologista.

Teste genético pode evitar quimioterapia desnecessária

Campanha Laços Além do Rosa - Outubro Rosa | Clínica SiM

Outubro Rosa – Campanha arrecada produtos para mulheres em tratamento do câncer de mama

Deixe seu comentário