5 hábitos fáceis e diários para ter uma rotina saudável

habitos saudaveis
Conquistar uma boa qualidade de vida é uma das maiores preocupações da atualidade. Entretanto, diante de tantas dificuldades enfrentadas diariamente, decorrentes do trabalho, estudos e família, muitas vezes, deixamos de praticar pequenos hábitos que podem ser fundamentais para nossa saúde.Veja abaixo alguns hábitos importantes, porém muito simples, que você pode introduzir com facilidade em sua vida para ter uma rotina saudável:

1 - Beba muita água

Pode não parecer, mas cerca de 70% do nosso corpo é composto por água. Este importante elemento está presente nos órgãos, tecidos e até mesmo nos ossos. Por esse motivo, o consumo de água — pelo menos 2 litros por dia — é essencial para manter nosso organismo em pleno funcionamento.A água desempenha muitas funções importantes em nosso corpo, como, por exemplo, regular a temperatura corporal, lubrificar as articulações, eliminar toxinas, além de ajudar no processo digestivo e manter o cérebro sadio, afinal, praticamente 80% dele é formado por água!banner-agendar-consulta

2 - Durma bem

O sono é primordial para que o nosso corpo e mente consigam se recuperar do desgaste do dia que passou e, assim, nos deixar revigorados para enfrentar as atividades do dia seguinte. Uma boa noite de sono, de pelo menos 8 horas de duração, tem a capacidade de fortalecer o sistema imunológico, nos tornando mais fortes e resistentes à doenças.Além disso, noites mal dormidas podem prejudicar a síntese de hormônios importantes em nosso organismo, alterando o funcionamento do nosso metabolismo. Com isso, ficamos expostos ao desenvolvimento de doenças como obesidade e depressão.

3 - Mantenha o corpo em movimento

Não é novidade para ninguém que um dos principais vilões da saúde é o sedentarismo. Porém, mesmo dedicando alguns minutos do dia à prática de atividade física, saiba que ficar parado por longos períodos é também prejudicial à saúde.Por isso, busque alternativas para se movimentar também durante o dia. Ande mais, suba escadas, alongue-se! Mesmo que sua profissão exija que fique sentado por muitas horas, não deixe de fazer pequenos trajetos, seja para beber água, ou até mesmo ir ao banheiro. Isso faz toda a diferença!

4 - Tenha uma alimentação saudável

O alimento é o combustível do nosso corpo. Por isso, ao iniciar o dia, precisamos de uma refeição nutritiva, e que nos dê energia suficiente para realizar as atividades e deixar a nossa rotina saudável. Assim, no café da manhã consuma frutas, cereais e carboidratos, principalmente os integrais, pois possuem fibras, que ajudam no processo digestivo.Já no almoço e jantar, procure diversificar os alimentos, dando prioridade às proteínas, vegetais e verduras, pois esses alimentos são fontes importantes de nutrientes. Além disso, procure comer de três em três horas — nos lanches intermediários, iogurtes, frutas e castanhas são boas opções.

5 - Sorria mais

Você sabia que sorrir é um ótimo remédio para a longevidade? Sorrir não somente contribui para o sucesso das relações, como também atua diretamente em nosso organismo, melhorando a imunidade e a qualidade de vida.Quando sorrimos, os hormônios do bem-estar são aumentados e, em contrapartida, os hormônios do estresse são reduzidos. Isso não é incrível? Além disso, sorrir é um excelente exercício para os músculos da face, tonificando-os e ajudando a manter a pele mais firme.Como vimos, com pequenas atitudes no dia a dia é possível introduzir hábitos fáceis, mas muito importantes para uma boa qualidade de vida. Gostou das dicas de hoje para ter uma rotina saudável? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais!
Gostou? Compartilhe!

> Artigos relacionados

O que comer à noite? Saiba como ter uma alimentação mais saudável

8 dicas de alimentação e exercícios de acordo com a fase gestacional

Deixe seu comentário