Endocrinologia Saúde e Nutrição Vida Saudável

Vitamina B12: para que serve e qual sua relação com a diabetes?

vitamina b12 e diabetes

A vitamina B12 é uma vitamina solúvel em água que é essencial para o bom funcionamento do corpo humano. Ela é importante para a produção de glóbulos vermelhos, a síntese de DNA e o funcionamento do sistema nervoso. Pessoas com diabetes podem ser propensas a ter deficiência de vitamina B12, pois a doença pode afetar a absorção desta vitamina no intestino.

Quais os sintomas de níveis baixos de vitamina B12?

Existem alguns sintomas comuns de deficiência de vitamina B12, que incluem fraqueza, cansaço, tontura, falta de ar, perda de apetite, constipação, anemia, perda de peso, formigamento e dormência nas mãos e nos pés. 

No entanto, esses sintomas podem ser causados ​​por outras condições, por isso é importante consultar um médico para realizar exames de sangue e confirmar se há deficiência da vitamina. O médico pode recomendar suplementos ou injeções da Vitamina B12 para tratar a deficiência.

Como posso evitar a deficiência em vitamina B12?

Para evitar a deficiência, é importante consumir alimentos ricos nesta vitamina como carnes, peixes, ovos, leite e produtos lácteos. Vegetarianos e veganos podem enfrentar dificuldades em obter Vitamina B12 suficiente, pois a maioria das fontes alimentares desta são de origem animal. Nesse caso, é importante consumir alimentos fortificados com vitamina B12 ou tomar suplementos.

Além de consumir alimentos ricos em vitamina B12, é importante controlar os níveis de glicose no sangue em pessoas com diabetes. Isso pode ajudar a evitar danos nos nervos e na absorção de vitamina B12. Em caso de deficiência da vitamina, o tratamento pode incluir suplementos de vitamina B12 e injeções intramusculares.

Em resumo, a vitamina B12 é importante para o bom funcionamento do corpo e pessoas com diabetes podem ser propensas a ter deficiência desta vitamina. Para evitar a deficiência, é importante consumir alimentos ricos em vitamina B12 e controlar os níveis de glicose no sangue. Vegetarianos e veganos podem precisar de suplementos ou alimentos fortificados para obter suficiente vitamina B12.

Vitamina B12 tem relação com a diabetes?

Sim, a vitamina B12 tem relação com a diabetes. Pessoas com diabetes podem ter dificuldade em absorver a vitamina B12 devido a danos nos nervos causados ​​pela doença. Além disso, altos níveis de glicose no sangue podem afetar a sua absorção no intestino. Portanto, é importante controlar os níveis de glicose no sangue em pessoas com diabetes e consumir alimentos ricos em vitamina B12 para evitar sua deficiência

Como interpretar o resultado de meu exame de vitamina B12?

O exame mede a quantidade desta vitamina no sangue. Os resultados do exame podem variar de acordo com a faixa etária e a presença de outras condições de saúde. 

Em geral, os resultados deste exame entre são considerados normais quando estão entre:

  •  200 a 900 picogramas por mililitro (pg / mL) de sangue. 

No entanto, alguns médicos podem considerar níveis abaixo de 500 pg / mL como baixos e indicativos de deficiência de vitamina B12. 

Onde posso fazer meu exame de Vitamina B12?

Todas as unidades da Clínica SiM fazem a realização de exames de sangue de segunda a sábado.

Consulta com Clínico Geral com preço popular
Preço * R$ 30 a 90 * Sujeito a alteração de acordo com a Região.

Não é necessário fazer jejum antes. No entanto, é importante seguir as instruções do seu médico e informá-lo sobre quaisquer medicamentos que esteja tomando, pois alguns medicamentos podem afetar os resultados do exame. É importante lembrar que cada caso é único e é sempre melhor seguir as recomendações do seu médico