Dor de garganta e inchaço: Como prevenir em épocas de chuva

dor de garganta
Com as altas temperaturas do verão o tempo fica mais instável, causando um aumento na incidência de chuvas. Portanto às vezes é inevitável tomar um banho de chuva no caminho do trabalho ou faculdade. Logo deve-se então redobrar os cuidados para se evitar inchaço e dor de garganta neste período de chuvas.Crianças, adultos ou adolescentes, nenhuma faixa etária está livre do desconforto ao engolir, amígdalas inchadas ou rouquidão e tosse, comuns quando surge alguma inflamação na garganta.Para se prevenir da dor de garganta e inchaço e evitar que ele evoluem para problemas mais sérios, como gripes ou pneumonia, elaboramos um texto com todos os cuidados que você deve tomar.

Como evitar dores de garganta e inchaço durante o período de chuvas

A variação de temperatura nos dias mais quentes, o hábito de permanecer com roupas molhadas no corpo e a desidratação são os principais causadores da dor de garganta e inchaço.Para prevenir este problema basta tomar alguns cuidados simples. O primeiro deles é beber bastante água para manter o corpo hidratado e evitar o ressecamento da garganta.Outra atitude que pode prevenir o surgimento deste incômodo é fazer uma boa alimentação, priorizando a ingestão de frutas e legumes. Na hora do banho, deixe sempre a água na temperatura ambiente, para evitar o risco de choque térmico.Caso vá para o mar ou piscinas, não fique com roupas molhadas. No trabalho ou em casa não deixe o ar-condicionado ligado por muito tempo, apesar das altas temperaturas típicas desta época do ano.Um cuidado que pode prevenir o aparecimento de dor de garganta e inchaço é o uso de calças ou casacos leves durante a noite, para que o corpo não fique exposto ao vento mais frio que sopra no período.Finalmente, ao se expor ao sol, evite os horários de maior incidência de raios solares, pois a radiação e o clima seco ressecam as mucosas do nariz e da garganta.

Como tratar a dor de garganta?

Mesmo com todos estes cuidados, podem ocorrer episódios de dor de garganta e inchaço, comprometendo a saúde de quem sofre com essa enfermidade.Para aliviar o inchaço e as dores algumas práticas simples podem ajudar. Uma delas é a preparação de um gargarejo preparado com sal e água morna. Outra solução que pode aliviar os sintomas é o consumo de pastilhas herbais.Entretanto, estes produtos não devem ser consumidos por mais de três dias, pois por conter anestésicos podem mascarar infecções bacterianas sérias, como as causadas por estreptococos.O uso de sprays também trazem alívio à dor de garganta e inchaço, por deixar o tecido da região dormente. Caso não deseje aplicar nenhum produto, vale também aplicar compressas de água quente na região.

O que não comer enquanto estiver com dor de garganta

Embora causem muito incômodo, a dor de garganta e inchaço tornam a alimentação muito difícil. No entanto é preciso cuidado para não ingerir produtos que possam agravar os sintomas.Enquanto estiver sofrendo desta enfermidade, evite consumir laticínios (leite, manteiga ou sorvete), pois estes aumentam a produção de muco.O consumo de alimentos muito açucarados também deve ser evitados, pois podem irritar a garganta. Prefira bebidas em temperatura ambiente ou mornas.

Quando procurar ajuda médica em casos de dor de garganta

Se  com todos estes cuidados dor de garganta e inchaço persistir, é preciso procurar um médico. É necessário ficar alerta caso também com os seguintes sintomas:
  • - Dor de garganta há mais de três dias
  • - Dores graves ou repetidas sem sinais de gripe;
  • - Febre acima de 38 graus;
  • - Nódulos inchados na região do pescoço;
  • - Pontos brancos na garganta e amígdalas;
  • - Garganta vermelha ou manchas escuras no topo da boca e
  • - Bolas vermelhas no pescoço ou em outras partes do corpo.
A dor de garganta e inchaço tem sua importância menosprezada por muitos, que recorrem a auto-mediação ou não buscam ajuda médica. Entretanto, como mostramos aqui, sem cuidado podem evoluir para enfermidades mais graves, causando sérios prejuízos á saúde.
Gostou? Compartilhe!

> Artigos relacionados

trabalho e gravidez

Organização pessoal: como conciliar trabalho, faculdade e gravidez?

Geriatria. Diabetes. Clínico Geral.

Diabetes descontrolado pode comprometer a saúde dos ossos

Deixe seu comentário