8 benefícios do consumo diário de água

Cuidado cardiologia dias quentes
Certamente você já ouviu falar da importância da água para manter a boa saúde. Mas você sabe por que precisamos beber água todos os dias?Uma pessoa adulta perde em média de dois a dois litros e meio de água diariamente. Como o corpo humano não é capaz de armazenar água — apesar de ser composto por 60% a 75% desse líquido — é preciso repor o que é perdido por meio do suor, urina, fezes e processo respiratório. Além disso, a boa hidratação se reflete na beleza, mantendo a pele brilhante e elástica.No post de hoje, saiba mais sobre a importância do consumo diário de água e veja como ela atua no funcionamento de todo o organismo.

1 - Transporte de nutrientes para as células

Uma das funções da água no organismo é transportar os nutrientes que ingerimos para as células — o que é feito pelo sangue. Quando ingerimos pouca água o sangue se torna mais denso, dificultando esse processo.

2 - Controle da pressão sanguínea

A água tem influência direta na densidade do sangue. Quanto mais água você bebe, mais fluido é o seu sangue e mais fácil sua passagem pelas veias e artérias. Assim, manter uma boa hidratação, tomando água em seu estado puro, contribui para controlar a pressão sanguínea.

3 - Limpeza do organismo

Durante o processo do metabolismo de alimentos e gorduras o corpo produz resíduos tóxicos que precisam ser eliminados para evitar doenças. A eliminação dessas substâncias depende da presença de água circulando no organismo.

4 - Proteção dos rins

Quanto maior a ingestão de água, mais diluído ficará o sangue — o que vai facilitar o trabalho dos rins para eliminar nutrientes e substâncias que já não são necessários para o corpo. Uma boa hidratação é uma das formas mais eficazes de evitar pedras nos rins.

5 - Proteção dos olhos

Os olhos são muito sensíveis à desidratação. O hábito de beber água regularmente ajuda na produção das lágrimas, evitando o ressecamento dos olhos e, consequentemente, irritações e infecções.

6 - Absorção de vitaminas

Algumas vitaminas, como a C e as do complexo B, só são absorvidas pelo organismo se houver a presença de água. São as chamadas vitaminas hidrossolúveis. Sem a ingestão de água, mesmo que você faça a ingestão de alimentos que tenham essas vitaminas, elas não serão absorvidas pelo seu corpo.

7 - Firmeza e beleza da pele

Beber água deixa a pele mais viçosa, bonita e com aparência mais jovem. Isso porque o líquido intersticial, que fica entre as células, ajuda a sustentar a pele. Quando há desidratação, esse líquido se reduz e a pele se torna flácida e opaca. Em idosos, um dos sinais de alerta da baixa ingestão de água é o aspecto de “papel” da pele devido à perda de elasticidade.

8 - Melhora do funcionamento intestinal

Beber mais água e comer mais fibras é o melhor remédio para a constipação intestinal. A água lubrifica as paredes intestinais, ajudando no trânsito do bolo fecal pelos intestinos. Consumir mais alimentos com fibras sem aumentar a ingestão de água provoca o efeito inverso, aumentando a prisão de ventre.

Recomendação do consumo diário de água

Em geral, a recomendação é beber cerca de dois litros de água diariamente. Mas essa quantidade varia de acordo com a idade, peso corporal e as atividades que você pratica. Quando você faz exercícios intensos, por exemplo, deve aumentar o consumo de água, já que elimina uma quantidade maior ao suar.Há um cálculo simples para saber quanto de água você precisa beber, em condições normais, ao longo do dia: multiplique seu peso por 0,03. Assim, uma pessoa que pesa 60 quilos, deverá beber 1,8 litros de água diariamente.

Como saber se você está bebendo pouca água

Quando você bebe pouca água o corpo avisa: a boca fica seca, os lábios se racham, a urina escurece. Em desidratações mais graves você terá até confusão mental e letargia.Não espere ter sede para tomar água. A sede é um sinal de alerta e significa que você já perdeu de 1% a 2% do peso corporal em líquidos.Já conhecia todos esses benefícios do consumo diário de água? Leia nosso artigo sobre por que comer frutas durante a gravidez e conheça também os benefícios da boa alimentação durante a gestação!
Gostou? Compartilhe!

> Artigos relacionados

metabolismo lento

Como saber se tenho metabolismo lento ou acelerado?

evitar a ressaca

8 dicas para espantar e evitar a ressaca

Deixe seu comentário