Alisamento de cabelo: 7 tipos de escova e seus benefícios

Alisamento de cabelo
Todo mundo adora seguir tendências e deixar os cabelos sempre lindos e deslumbrantes – ainda mais quando se agrega beleza à saúde dos fios, não é mesmo? E diante disso, recorrer a um alisamento de cabelo pode ser uma ótima alternativa para mudar o visual e ainda disciplinar o volume das mechas!Mas antes de seguir esse caminho é fundamental cercar-se de alguns cuidados importantes e assim garantir todos os benefícios relacionado a esse famoso procedimento de beleza.Hoje em dia existem muitos tipos de escova e alisamento disponíveis no mercado e o que não faltam são duvidas quando se trata de escolher qual é a mais adequada ao seu tipo de cabelo.Se você está vivendo essa duvida cruel, iremos lhe ajudar nesse artigo. Confira a seguir algumas dicas acerca dos tipos de escova e conheça seus benefícios e diferenciais!

Conte com o acompanhamento de um dermatologista

O dermatologista é o profissional médico que, cuida de nossa pele, unhas e também de nossos cabelos! Portanto é sempre importante, antes de qualquer tipo de tratamento capilar, buscar as orientações de um bom dermatologista para que você consiga manter seus cabelos lindos e saudáveis!

Se você deseja fazer o alisamento de cabelo precisa saber quais são os tipos de escovas disponíveis e adequados.

Se você parar agora o que está fazendo e fizer uma rápida pesquisa do Google sobre os tipos de alisamento de cabelo disponíveis no mercado provavelmente verá inúmeros resultados, não é mesmo?Todos prometem resultados incríveis e diversos benefícios, mas será que todos possuem a mesma finalidade e se adequam a todos os tipos de cabelos?  - Afinal, qual a melhor e mais eficiente entre tantas opções disponíveis?Uma tremenda dúvida não é mesmo? Pois saiba que você não é a única pessoa com esse enorme ponto de interrogação sobre a cabeça! Com tantas inovações e avanços do mercado de beleza, cada vez mais surgem novas e eficientes possibilidades e diante disso, é preciso estar bem informada para garantir que os resultados almejados de fato ocorram por meio do procedimento escolhido.Confira a seguir, nesse artigo quais são os principais e mais famosos procedimento de alisamento de cabelo!

Escova Progressiva: O que é e quais os cuidados para realizar essa técnica?

O nome “escova progressiva” é aplicável a essa técnica porque  seu efeito positivo tende a se revelar em cada aplicação realizada nos cabelos. Normalmente as pessoas tendem a criar certa confusão entre essa escova e a denominada como “escova definitiva”, mas é importante salientar que elas são bem diferentes uma da outra.Quem possui cabelos mais cacheados ou afro pode apostar na escova progressiva para amenizar o volume dos fios e também deixar os cachos mais controlados, sem que os fios fiquem absolutamente esticados.Se por ventura você realizar esse procedimento e o cabelo apresentar um aspecto extremamente liso e esticado logo na primeira aplicação é importante ter cuidado, pode ser que a química utilizada esteja mais forte do que o recomendável.Sua durabilidade é de aproximadamente 30 até 40 lavagens (ou 3 meses mais ou menos). Pode ser retocada também quando a raiz começar a crescer.O tempo para realização da escova é algo em torno de 3 horas.

Sobre os cuidados:

  • Se você tinge os cabelos deve colorir seus fios sempre antes de aplicar a escova progressiva – depois de 15 dias ao menos para não danificar a estrutura dos fios.
  • Antes de fazer o procedimento faça uma avaliação junto ao seu cabelereiro para que ele possa verificar a situação dos seus fios e recorra a melhor técnica. Isso porque se o seu cabelo estiver muito danificado e fraco é interessante realizar um processo de recuperação dos fios antes de seguir para a escova progressiva.
  • Uma vez por semana lembre-se de realizar uma hidratação dos fios. Já hidratações com queratina são aconselháveis ao menos uma vez por mês.
  • Evite lavar os cabelos nas primeiras 48 horas após o alisamento de cabelo
  • Nesse mesmo período evite prender, enrolar ou pegar chuva, pois isso evitará que o cabelo acabe ficando marcado
  • Procure lavar seus cabelos sempre em dias alternados – quanto mais você lavar, mais rápido o efeito da escova acabará!
  • Opte por shampoos que tenham o pH mais baixo ou que sejam da mesma marca do produto usado na escova progressiva.
  • Os cremes e shampoos para realçar a cor dos cabeços tingidos estão liberados!
  • Quando for usar o secador de cabelo sempre lembre se usar um potente protetor térmico para deixar seus bem protegidos

Escova Definitiva: entenda melhor como é essa técnica e saiba como manter seus cabelos ainda mais bonitos

Esse alisamento de cabelo é muito intenso e profundo do que a escova progressiva, ou seja, o efeito liso não é perdido com lavagens. O retoque somente é necessário após o crescimento dos fios.Chamada também de escova permanente, alisamento japonês ou reestruturação térmica ela tem a promessa de durar por um prazo muito mais longo de tempo usando produtos que atuam na estrutura interna dos fios do cabelo. Sua duração pode ser algo em torno de 6 meses.Por esse motivo é fundamental que os cabelos estejam totalmente saudáveis e de se recorrer a um excelente profissional!Os cuidados basicamente são os mesmos da escova progressiva! Mas é fundamental também realizar testes em uma mecha fina do seu cabelo para verificar se não há possibilidade de ocorrer nenhuma reação alergia ao produto.É importante também ter em mente que o uso de chapinhas também é liberado desde que o modelo seja de cerâmica, ok? – As chapinhas de metal podem acabar queimando dos fios do cabelo, por conta do uso de amônia no procedimento!

Escova Inteligente: o que ela agrega a mais para a beleza dos seus fios?

Também chamada nos salões de beleza de escova alemã, essa técnica tende a seguir uma logica muito semelhante à aplicada na escova progressiva, com o diferencial que não existe objeção de se lavar os cabelos no mesmo dia da aplicação do tratamento.Essa escova possui benefícios interessantes, como alto poder de hidratação e agrega revitalização aos fios danificados e maior resistência.Contribui para reduzir o volume das mechas e alisa permitindo que se obtenha um aspecto muito mais natural, sem aparentar o famoso liso chapado ou até mesmo artificial que pode ser adquirido com a escova definitiva.Quem possui cabelos crespos acaba ganhando cachos disciplinados. Já os cabelos naturalmente mais lisos ficam com uma aparência muito mais saudável e brilhante. – Isso porque os produtos usados possuem uma elevada concentração de queratina atrelada à componentes alisantes.Esse alisamento de cabelo pode durar cerca de 3 meses e o processo é feito em apenas 2 horas no máximo!

Escova marroquina: cabelos lisos, disciplinados e lindos!

A principal diferença entre essa escova e as demais refere-se ao uso de um potente neutralizador, o que permite que os fios possam ser presos logo depois da realização do procedimento, bem como serem lavados logo no dia seguinte.Sua formula possui geralmente combinações alisantes, proteína da seda, queratina, cacau e também argila. Sua duração é de aproximadamente 3 meses e o procedimento em si é feito em 3 horas.

Escova chocolate: uma opção de alisamento de cabelo bem famoso no mercado de beleza!

A escova chocolate logo que foi lançada no mercado se tornou uma febre e muitas pessoas passaram a procurar salões de beleza que utilizassem essa técnica!Seu efeito poderá depende muito do tipo de cabelo, bem como o seu estado. Para cabelos com estrutura mais crespa ou afro, a escova é uma aliada quando se trata de controle dos fios e definição de cachos.Já os cabelos ondulados acabam ganhando um aspecto extremamente liso – e os lisos naturais ganham mais brilho, revitalização, hidratação e redução do volume.De forma geral em todos os cabelos o efeito final é bem natural se comparado aos outros tipos de alisamentos.Depois de realizar o procedimento é indicado evitar de prender os fios nos 3 primeiros dias para que o produto não saiba com mais facilidade e para que o cabelo não fique marcado.Se quiser um efeito ainda mais prolongado vale a pena apostar na realização de uma cauterização mensalmente.

Escova de morango: vitamina e beleza em um só procedimento!

Você sabia que os morangos são extremamente ricos em Vitamina C? A escova de morango é muito indicada para quem possui cabelos levemente ondulados, armados ou até mesmo rebeldes!O produto usado no procedimento ajuda a manter os cabelos com maior controle, amenizando o frizz e ainda deixando os fios mais fortes, maleáveis  e até mesmo brilhantes.O resultado final é um pouco mais suave do que o da escova de chocolate. Sua duração é de aproximadamente 3 meses e o procedimento pode ser realizado em apenas 2 horas!É indicado evitar lavar o cabelo nos 3 primeiros dias e também não prender os fios para evitar que eles fiquem marcados!E você? O que achou dessas dicas? Já pensou em mudar o visual ou até mesmo dar um retoque diferencial à aparência dos cabelos? Certamente um dos tratamentos descritos acima poderá combinar perfeitamente com você!Vale destacar que qualquer alisamento de cabelo deve ser feito por um profissional altamente gabaritado, bem como contar com produtos de excelente qualidade! Nunca tente fazer nenhum procedimento de alisamento em casa ou sem a orientação de um profissional e não se esqueça de ir ao dermatologista antes de iniciar seu tratamento e em caso de reações adversas. 
Gostou? Compartilhe!

> Artigos relacionados

doenças-sexualmente-transmissíveis

Saiba a importância do acompanhamento das doenças sexualmente transmissíveis

Como melhorar a memória e qual a importância disso?

Deixe seu comentário