Vida Saudável

Artrose – o que é, as causas e como cuidar

homem com artrose

A artrose é uma condição que afeta as articulações, especialmente à medida que envelhecemos. Diferentemente da artrite, a artrose não é causada por inflamação, mas sim pelo desgaste da cartilagem que reveste as extremidades dos ossos. Entenda melhor essa condição e saiba como cuidar.

O que é artrose?

A osteoartrose é uma forma comum de doença articular que pode afetar qualquer articulação do corpo, mas geralmente envolve as mãos, joelhos, quadris e coluna vertebral, sendo mais prevalente em idoso. Ao contrário da artrite reumatoide, que é uma doença autoimune, a artrose ocorre devido ao desgaste natural da cartilagem.

Artrite x Artrose

Artrite e artrose são termos frequentemente usados, mas referem-se a condições distintas que afetam as articulações de maneiras diferentes, veja:

  • Artrite: É uma condição caracterizada pela inflamação das articulações. Existem vários tipos de artrite, sendo a artrite reumatoide uma das formas mais comuns. Nessa condição, o sistema imunológico ataca as articulações, causando inflamação, dor e eventual dano nas estruturas articulares.
  • Artrose: É uma condição predominantemente relacionada ao envelhecimento e ao desgaste natural das articulações. Ela envolve a degeneração da cartilagem que reveste as extremidades dos ossos nas articulações. Esse desgaste gradual pode resultar em dor, rigidez e limitações de movimento.

A doença tem cura?

Atualmente, a osteoartrose não tem cura, mas existem diversas opções de tratamento para gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Abordagens como medicamentos, fisioterapia e, em casos mais graves, cirurgias, podem ser consideradas dependendo da gravidade da condição.

Sintomas da artrose

Os sintomas da artrose incluem dor nas articulações, rigidez, perda de flexibilidade e, em estágios avançados, formação de osteófitos (bicos de papagaio). Esses sintomas podem variar de leves a severos e impactar significativamente a capacidade de realizar atividades diárias.

O que causa artrose?

A principal causa da osteoartrose é o envelhecimento natural das articulações. No entanto, fatores como obesidade, lesões articulares prévias, predisposição genética e atividade física inadequada também podem contribuir para o desenvolvimento da condição.

Qual é o profissional que cuida da osteoartrose?

O reumatologista e o ortopedista são especialistas que lidam com condições articulares, incluindo a osteoartrose. Esses profissionais podem diagnosticar a condição, avaliar a gravidade e propor um plano de tratamento personalizado.

Cuidados para artrose em casa

Além das intervenções médicas, há cuidados que podem ser realizados em casa para gerenciar a osteoartrose. Manter um peso saudável, praticar atividades físicas de baixo impacto, usar dispositivos de auxílio e seguir as orientações do profissional de saúde são medidas importantes.

Como se prevenir da artrose?

A prevenção da artrose envolve a prática de hábitos saudáveis, como manter um peso adequado, praticar exercícios regulares, evitar lesões articulares, e seguir uma dieta balanceada. Consultar regularmente um médico para check-ups é essencial, especialmente em casos de predisposição genética.

Ao entender melhor a artrose e adotar medidas preventivas e de cuidado, é possível minimizar o impacto dessa condição nas atividades diárias e na qualidade de vida. Se você está enfrentando sintomas relacionados à osteoartrose, consulte um profissional de saúde para um diagnóstico preciso e orientações específicas.