Alergia e Imunologia

Fortaleza, Ceará | Mudar Estado

'Alergologia. Alergologista atendendo uma criança. clínica popular. popular. Clínica SiM

O que é Alergia e Imunologia

Alergologia e Imunologia pediátrica é especialidade que estuda e trata de alergias e problemas no sistema imunológico em crianças e adolescentes.

A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma substância estranha ao organismo. Segundo a Organização Mundial de Alergia (WAO), a prevalência de doenças alérgicas está aumentando em todo o mundo, em média 30 a 40% da população é afetada, atingindo do bebê ao idoso. No Brasil, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 35% da população possui algum tipo de alergia, sendo mais comuns as que são causadas por vias respiratórias.

Assim como a maioria das alergias respiratórias (asma, rinite), aumentou também o número de casos de alergias com causas alimentares. Qualquer alimento pode agir como um alérgeno, alguns deles com mais frequência, como é o caso do leite, que é principal responsável pela maioria das alergias alimentares em crianças.

A educação do paciente e seus familiares é essencial para que o tratamento seja mantido de forma adequada, atingindo o objetivo e proporcionando o controle da alergia. A imunoterapia com alérgenos, também chamada de vacina para alergia, são utilizadas pelo alergista como forma de mudar o prognóstico da doença.

Milhares de pessoas que sofrem de infecções frequentes e graves, doenças autoimunes e auto inflamatórias podem ser portadoras de diversos tipos de imunodeficiências primárias. Segundo a Associação Brasileira de Alergia (Asbai), a estimativa é de 170.000 pessoas com Imunodeficiências Primárias, das quais apenas 4.000 com diagnóstico estabelecido.

Muitas dessas doenças precisam ser diagnosticadas no início do quadro, para diminuição da mortalidade dos pacientes acometidos. Portanto o rápido e o correto diagnóstico são essenciais para garantir o sucesso do tratamento.

Sintomas Relacionados

Suspeita de alergias, reações incomuns após ingestão de certos alimentos, coceira intensa, vermelhidão intensa após picadas de insetos, manchas ao longo do corpo, coceira nasal contínua, espirros constantes, entre outros sintomas podem ser diagnosticados e tratados pelo médico especializado em alergologia.

Exames Relacionados

Exames laboratoriais, teste alérgico, Raio-X do tórax, espirometria.