Alergia e Imunologia (Alergologia)

Fortaleza, Ceará | Mudar Estado

'Alergologia. Alergologista atendendo uma criança. clínica popular. popular. Clínica SiM

Alergia e imunologia pediátrica é uma área da medicina que trabalha para identificar as causas e os desencadeantes das doenças infantis – podendo intervir com estratégias preventivas e de tratamento para reduzir a frequência e gravidade dos sintomas e reações.

O que é alergia e imunologia pediátrica

Alergia e imunologia pediátrica é especialidade que estuda e trata de alergias e problemas no sistema imunológico em crianças e adolescentes. 

A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma substância estranha ao organismo. Segundo a Organização Mundial de Alergia (WAO), a prevalência de doenças alérgicas está aumentando em todo o mundo. Em média 30 a 40% da população é afetada, atingindo do bebê ao idoso. No Brasil, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 35% da população possui algum tipo de alergia, sendo mais comuns as que são causadas por vias respiratórias.

Assim como a maioria das alergias respiratórias (asma, rinite), aumentou também o número de casos de alergias com causas alimentares. Qualquer alimento pode agir como um alérgeno – alguns deles com mais frequência, como é o caso do leite, que é principal responsável pela maioria das alergias alimentares em crianças.

Milhares de pessoas que sofrem de infecções frequentes e graves, doenças autoimunes e auto inflamatórias podem ser portadoras de diversos tipos de imunodeficiências primárias. Segundo a Associação Brasileira de Alergia (Asbai), a estimativa é de 170.000 pessoas com Imunodeficiências Primárias, das quais apenas 4.000 com diagnóstico estabelecido.

Principais alergias pediátricas

As crianças podem sofrer de alergias a substâncias, incluindo pólen, ácaros, pêlos de animais, alimentos, medicamentos e picadas de insetos, e as reações alérgicas podem afetar seus olhos, ouvidos, nariz, boca, pulmões e pele. 

Os sintomas de alergias incluem olhos vermelhos e lacrimejantes, coriza, espirros, coceira na boca e garganta, chiado no peito, eczema e urticária. Além disso, as alergias também podem afetar o sistema gastrointestinal e os pacientes podem ter vômitos ou diarréia com uma reação alérgica.

Muitas dessas doenças precisam ser diagnosticadas no início do quadro, para diminuição da mortalidade dos pacientes acometidos. Portanto, o rápido e o correto diagnóstico são essenciais para garantir o sucesso do tratamento.

A educação do paciente e seus familiares também é essencial para que o tratamento seja mantido de forma adequada, atingindo o objetivo e proporcionando o controle da alergia. A imunoterapia com alérgenos, também chamada de vacina para alergia, é utilizada pelo alergista como forma de mudar o prognóstico da doença.

Sintomas relacionados

Suspeita de alergias, reações incomuns após ingestão de certos alimentos, coceira intensa, vermelhidão intensa após picadas de insetos, manchas ao longo do corpo, coceira nasal contínua, espirros constantes, entre outros sintomas podem ser diagnosticados e tratados pelo médico especializado em alergologia.

Exames relacionados

Exames laboratoriais, teste alérgico, Raio-X do tórax, espirometria.

Como marcar consulta com alergista?

Você pode marcar sua consulta com alergista sem sair de casa, diretamente pelo site. Veja o passo a passo de como marcar a consulta:

  1. Acesso o Portal de Agendamento;
  2. Escolha o opção Consultas;
  3. Escolha a especialidade Alergia e Imunologia (Alergologia) ou outra que desejar;
  4. Escolha o dia que deseja realizar a consulta;
  5. Escolha a clínica e o horário disponível que deseja realizar a consulta;
  6. Clique em Continuar e finalize o seu agendamento.

Você também pode marcar sua consulta pela Central de Atendimento ou pelo WhatsApp.