Cardiologia, Consulta com Cardiologista

Fortaleza, Ceará | Mudar Estado

Cardiologia. clínica popular. popular. Cardiologista escutando coração do paciente

Um cardiologista é um médico do coração. Ele é especialista no tratamento de doenças e condições cardíacas, além de ajudar os pacientes a gerenciar suas condições relacionadas ao sistema circulatório. Conheça mais sobre cardiologia:

Por que se consultar com um cardiologista?

Os cardiologistas tratam muitos problemas relacionados à saúde do coração antes mesmo de se tornarem um problema. Por exemplo, se você tem um forte histórico familiar de doença cardíaca, pode consultar um cardiologista para se certificar de que está cuidando (e abordando) quaisquer possíveis fatores de risco a longo prazo, como colesterol alto ou pressão alta.

Quando devo procurar um cardiologista?

O acompanhamento com o especialista em cardiologia deve ser pensado de duas formas: para prevenção e tratamento de patologia diagnosticada.

Prevenção

É importante ficar atento a sinais como: cansaço frequente e dores no peito ao realizar qualquer tipo de esforço. Tais sintomas independem da idade, sendo aconselhado o acompanhamento ao cardiologista para verificar a situação do seu coração.

Todos os adultos, mesmo que aparentemente saudáveis, devem consultar o especialista anualmente, principalmente antes do início de alguma atividade física constante e regular e antes de procedimentos cirúrgicos. A maioria das complicações são tratáveis quando identificadas precocemente.

Fique atento!

Se você ainda não foi diagnosticado com alguma patologia, observe os sintomas a seguir mais comumente relacionados a doenças cardíacas.

  • Dores do peito;
  • Tosse;
  • Fadiga;
  • Cansaço;
  • Arritmias;
  • Fraqueza;
  • Entre outros.

Possíveis grupos de risco

Outro ponto importante de acompanhamento é baseado no seu histórico familiar. Algumas comorbidades costumam estar diretamente ligadas às patologias do coração, tais como:

A dor é realmente no coração?

Nosso coração está localizado em uma área sensível. Alterações na diminuição da chegada do sangue nesse órgão provoca imediatamente dor, desconfortos ou pressões em lugares diversos, como no estômago, braço e até costas. Muitas vezes, isso é acompanhado de estado de palidez, sudorese, síncope e dificuldade para respirar.

Como é o atendimento com um cardiologista?

O cardiologista avaliará seus sintomas, revisará seu histórico médico e poderá recomendar exames para diagnosticar adequadamente a causa de seus sintomas. Na prática, o conjunto de atendimentos pode incluir:

  • Aconselhamento sobre mudanças na dieta e exercícios. Você pode diminuir o risco de doença cardíaca mantendo uma dieta com baixo teor de gordura e baixo teor de sódio, fazendo pelo menos 30 minutos de exercícios moderados na maioria dos dias da semana, parando de fumar e limitando a ingestão de álcool.
  • Medicamentos. Se as mudanças de estilo de vida por si só não forem suficientes, seu cardiologista pode prescrever medicamentos para controlar sua condição. O tipo de medicação que você recebe dependerá do tipo de condição cardíaca e gravidade.
  • Um procedimento cardíaco. Se os medicamentos não forem suficientes, é possível que seu médico recomende procedimentos específicos ou cirurgia. O tipo de procedimento ou cirurgia dependerá do tipo de problema cardíaco e da extensão do dano ao seu coração.

Exames de cardiologia relacionados ao diagnóstico

Você já conhecia a importância de visitar um cardiologista? Agende sua consulta agora mesmo na melhor clínica de cardiologia da cidade!