O reumatologista é um profissional médico que diagnostica e trata doenças autoimunes sistêmicas que podem causar inflamação nas articulações, tendões, ligamentos, ossos e músculos.
Veja a seguir o papel de um reumatologista, as condições tratadas e quando é preciso consultar com esse médico.
Reumatologia é a especialidade médica que trata das doenças que acometem as articulações e os tecidos conjuntivos que as cercam. O reumatologista trata doenças como artrite, osteoporose, febre reumatóide, psoríase, gota, esclerose e fibromialgia.
Os reumatologistas são médicos que recebem treinamento especial no diagnóstico e tratamento de doenças musculoesqueléticas e condições autoimunes sistêmicas.
As condições, conhecidas coletivamente como doenças reumáticas, podem causar dor, inchaço, rigidez e deformidades em:
O reumatologista normalmente tem muito contato com o paciente e passa muito tempo acompanhando a progressão da doença. Depois de consultar com um reumatologista, ele irá:
Existem mais de 100 tipos de doenças reumáticas, incluindo:
Às vezes, a dor nas articulações, músculos ou ossos é grave ou persiste por mais de alguns dias. Nesse ponto, você deve consultar um reumatologista.
Muitos tipos de doenças reumáticas não são facilmente identificadas nos estágios iniciais. Os reumatologistas são especialmente treinados para fazer o trabalho de detetive necessário para descobrir a causa do inchaço e da dor. É importante determinar um diagnóstico correto precocemente para que o tratamento adequado possa começar cedo.
Essas doenças geralmente mudam ou evoluem com o tempo. Os reumatologistas trabalham em estreita colaboração com os pacientes para identificar o problema e elaborar um programa de tratamento individualizado.
Dor nas articulações; inchaço nos pés; mãos rochas; rigidez nas articulações.
Raio-X de mãos; Ácido úrico; Densitometria óssea; FAN (fator antinúcleo).
Infiltrações; punções articulares; capilaroscopia; análise do líquido sinovial.