Exame Composto S (11-Desoxicortisol)

Fortaleza, Ceará | Mudar Estado

imagem exame de sangue composto s pela clínica sim exames laboratoriais preço popular

O Composto S (Desoxicortisol), que também pode ser chamado de 11-desoxicortidol, é um esteroíde (hormônio que é produzido pelas glândulas suprarrenais, localizadas acima dos rins) intermediário na síntese de glucorticóides.

O que é Composto S (Desoxicortisol)?

Precursor do cortisol, ele precede da 17-hyroxiprogesterona após a ação da 11 beta hidroxilase. Este parâmetro é interessante para o diagnóstico e tratamento nos casos de deficiência enzimática suprarrenal na 11-beta hidroxilase, que é responsável pela hiperplasia suprarrenal congênita em crianças e mulheres adultas.

O que o esteróide influencia no nosso corpo?

Em pacientes com deficiência de cortisol, há um aumento na secreção do hormônio adrenocorticotrófico, conhecido também como corticotrofina ou ACTH, onde os níveis de 11-desoxicortisol aumentam, com consequentes secreções aumentadas de andrógenos (responsáveis pela virilização nessa forma de hiperplasia adrenal congênita) e hipertensão arterial.

Sob o controle hipotalámico-pituitário via hormônio Adrenocorticotrópico (ACTH), a secreção de 11-Desoxicortisol segue uma variação nictemeral: alcança a máxima na manhã (por volta das 8:00) e a mínima durante a noite (entre 0:00 e 4:00).

Marcar exame Composto S (11-Desoxicortisol) . Ou ligue 0800 357 6060 e agende seu exame.