Exame ANTI – TRANSGLUTAMINASE – IGA

Fortaleza, Ceará | Mudar Estado

O exame Anti – Transglutaminase IgA é um método eficaz usado no diagnóstico da doença celíaca. É um exame de sangue que verifica a presença de anticorpos ou imunoglobulinas, que são proteínas produzidas pelo sistema imunológico. Um alto número de anticorpos no sangue indica doença celíaca.

O que é o exame Anti – Transglutaminase IgA?

O exame Anti – Transglutaminase IgA é usado para ajudar os médicos a diagnosticar a doença celíaca. 

Nesse distúrbio autoimune, o sistema imunológico pensa erroneamente que o glúten – uma proteína do trigo, cevada, centeio e aveia – é um invasor. Por isso, produz anticorpos que atacam uma enzima nos intestinos chamada transglutaminase tecidual. Os anticorpos (também chamados de imunoglobulinas) são proteínas que reconhecem e eliminam os germes.

Quando você tem doença celíaca, os níveis de anticorpos antitransglutaminase tecidual aumentam em seu corpo. Para verificar o volume desses anticorpos no sangue, é feito o exame Anti – Transglutaminase IgA.

Para que serve o exame Anti – Transglutaminase IgA?

Os médicos podem solicitar um exame Anti – Transglutaminase IgA quando o paciente apresenta sintomas de doença celíaca – como dor de barriga, constipação, vômito, diarreia ou erupções cutâneas.

O teste também pode ser feito quando o paciente tem uma condição que torne a doença celíaca mais provável – como diabetes tipo 1, doença da tireoide ou um membro da família com doença celíaca.

Valores de referência do exame Anti – Transglutaminase IgA

Negativo: Inferior a 20,0 U;

Fracamente Positivo: 20,0 a 30,0 U;

Positivo: Superior a 30,0 U.

Quando fazer o exame Anti – Transglutaminase IgA?

O exame Anti – Transglutaminase IgA é geralmente solicitado pelos médicos quando o paciente apresenta sintomas da doença celíaca. Por isso, os sintomas que podem indicar a necessidade desse exame são:

  • Inchaço
  • Diarreia
  • Constipação
  • Gazes
  • Vômitos e náuseas
  • Dor abdominal
  • Intolerância à lactose (a incapacidade de digerir o açúcar no leite devido a danos no intestino delgado)
  • Fezes soltas e com mau cheiro

Os sintomas são mais comuns em crianças do que em adultos. A doença celíaca também causa erupções cutâneas e problemas orais, como defeitos no esmalte dos dentes ou aftas. Crianças com doença celíaca podem ter problemas de crescimento porque seus corpos não conseguem absorver nutrientes suficientes. Isso pode levar a puberdade atrasada, perda de peso, desenvolvimento lento, baixa estatura e alterações de humor.

Quanto custa exame anti – transglutaminase – iga?

O preço do exame anti – transglutaminase – iga custa o valor de R$ 156.

Assinantes SiM Mais tem desconto em exames laboratoriais, ficando no valor de R$ 135.

Onde fazer exame ANTI – TRANSGLUTAMINASE – IGA?

O exame anti – transglutaminase – iga pode ser feito nas unidades da Clínica SiM no laboratório de coleta.

Você pode agendar o exame pelo nosso site no Portal de Agendamento ou se preferir, ligando gratuitamente para nossa Central de Atendimento pelo número 0800 357 6060.