Colocação de DIU

Fortaleza, Ceará | Mudar Estado

A colocação de DIU é uma forma de controle de gravidez que muitas mulheres adotam no Brasil. Trata-se de um procedimento rápido feito no consultório do seu médico ou clínica. Confira mais informações para aliviar quaisquer preocupações que possa ter!

O que é o DIU?

Um dispositivo intra-uterino (DIU) é um pequeno dispositivo plástico em forma de T que é colocado no útero para prevenir a gravidez. Uma corda de plástico é anexada ao fim para garantir a colocação correta e para a remoção. 

O DIU é inserido no útero da mulher pelo seu médico. Uma corda de plástico amarrada ao final do DIU desliza pelo colo do útero na vagina. Você pode verificar se o DIU está no lugar, sentindo essa corda. Além disso, a corda também é usada por seu médico para remover o dispositivo.

Como funciona o DIU?

Ambos os tipos de DIU evitam a fertilização do ovo danificando ou matando o esperma. O DIU também afeta o revestimento uterino (onde um óvulo fertilizado se implantaria e cresceria). 

  • DIU hormonal: Este DIU evita a fertilização danificando ou matando o esperma e tornando o muco no colo do útero denso e pegajoso, de modo que o esperma não pode passar pelo útero. Ele também mantém o revestimento do útero (endométrio) mais grosso – criando um lugar pobre para o ovo fertilizado se implantar e crescer. Os hormônios neste DIU também reduzem o sangramento menstrual e cólicas. 
  • DIU de cobre: O cobre é tóxico para o esperma. Faz com que o útero e as trompas de Falópio produzam um fluido que mata o esperma. Este líquido contém glóbulos brancos, íons de cobre, enzimas e prostaglandinas.

Como ocorre a colocação de DIU?

A colocação de DIU é um procedimento simples e rápido. Veja só como ocorre o procedimento:

A paciente deve deitar na mesa de exame com as pernas para cima. O médico inserirá suavemente um espéculo em sua vagina para alargá-la. Usando ferramentas especiais, o médico irá:

  • Verificar o tamanho e a posição do seu útero.
  • Limpar o colo do útero e a vagina com um líquido anti-séptico.
  • Procurar quaisquer problemas com o seu útero.
  • Alinhar o colo do útero com o útero.

O DIU tem a forma de um T, com um braço de cada lado. O médico dobrará os braços e colocará o dispositivo em um tubo aplicador e, em seguida, inserirá o tubo através do colo do útero no útero. Assim que o DIU estiver no lugar, os braços serão liberados e o médico removerá o tubo aplicador.

Os DIUs têm uma corda na parte inferior que pendura no colo do útero e na vagina. O médico irá aparar esta corda para um tamanho que varia entre 2,5cm e 5cm.

Marcar exame Colocação de DIU . Ou ligue 0800 357 6060 e agende seu exame.