Exame Cultura de Urina Primeiro Jato com Antibiograma

Fortaleza, Ceará | Mudar Estado

O Exame Cultura de Urina Primeiro Jato com Antibiograma é usado para detectar processos infecciosos e auxilia no diagnóstico de infecções urinárias. Uma vez identificado o causador da infecção, o médico pode propor o tratamento mais adequado.

O que é o Exame Cultura de Urina Primeiro Jato com Antibiograma?

O Exame Cultura de Urina Primeiro Jato com Antibiograma tem como objetivo detectar a presença de microrganismos na amostra de urina.

Graças a isso, é possível reconhecer o tipo de bactéria ou fungo responsável pelo desenvolvimento de infecções do trato urinário. Além disso, o uso de um antibiograma permite determinar a sensibilidade de determinados patógenos aos antibióticos e, assim, permite escolher o tratamento certo.

Para que serve o Exame Cultura de Urina Primeiro Jato com Antibiograma?

Os profissionais de saúde solicitam o Exame Cultura de Urina Primeiro Jato com Antibiograma para verificar infecções do trato urinário.

Essas infecções podem ocorrer quando as bactérias entram na uretra, o tubo que transporta a urina para fora do corpo. Geralmente, elas começam na bexiga (o órgão que contém a urina). Depois, podem se espalhar para os rins (os órgãos que produzem a urina) ou para a próstata.

Um Exame Cultura de Urina Primeiro Jato com Antibiograma também identifica a bactéria que causa a infecção para que seu médico possa selecionar o tratamento mais eficaz e determinar se a bactéria é resistente a algum antibiótico.

Valores de referência do Exame Cultura de Urina Primeiro Jato com Antibiograma

• Negativo ou normal: quando não é identificado o crescimento de colônias de bactérias na urina em valores alarmantes;
  • Positivo: quando é possível identificar mais de 100 mil colônias de bactérias, indicando também qual é o tipo de bactéria causadora da infecção.

Quando fazer o Exame Cultura de Urina Primeiro Jato com Antibiograma?

Seu médico pode solicitar um Exame Cultura de Urina Primeiro Jato com Antibiograma se você tiver infecções urinárias frequentes ou difíceis de tratar.

Essas infecções podem afetar todos os sexos, mas as mulheres tendem a obtê-las com mais frequência do que os homens. Além disso, os fatores de risco para infecções urnárias frequentes incluem:

• Diabetes.
  • Relações sexuais frequentes, especialmente com novos parceiros.
  • Doença renal, incluindo pedras nos rins.
  • Problemas para drenar totalmente a bexiga, especialmente se você usar um cateter urinário para drenar a urina.
  • Sistema imunológico enfraquecido devido a doenças autoimunes, transplante de órgãos ou tratamentos contra o câncer.

Quanto custa exame cultura de urina primeiro jato com antibiograma?

O preço do exame cultura de urina primeiro jato com antibiograma custa o valor de A partir de R$ 51.

Assinantes SiM Mais tem desconto em exames laboratoriais, ficando no valor de R$ 46.

Quais as orientações para exame Cultura de Urina Primeiro Jato com Antibiograma (preparatório)?

Deve ser realizada a higienização prévia da região genital com água e sabão. Coletar a urina da manhã ou com 2 horas de retenção de urina na bexiga, desprezar o primeiro jato de urina e jato médio