Exame Ferritina

Fortaleza, Ceará | Mudar Estado

O Exame de Ferritina é usado para analisar os níveis de ferro no sangue do paciente. A partir disso, o médico pode propor o tratamento mais adequado.

O que é ferritina?

A ferritina não é a mesma coisa que o ferro em seu corpo. Em vez disso, a ferritina é uma proteína que armazena ferro, liberando-o quando seu corpo precisa. A ferritina geralmente vive nas células do seu corpo, com muito pouco circulando no sangue.

As maiores concentrações de ferritina estão tipicamente nas células do fígado (conhecidas como hepatócitos) e no sistema imunológico (conhecidas como células reticuloendoteliais).

A ferritina é armazenada nas células do corpo até a hora de produzir mais glóbulos vermelhos. O corpo vai sinalizar as células para liberar ferritina. A ferritina então se liga a outra substância chamada transferrina.

Embora seja importante que uma pessoa tenha níveis normais de ferro, também é importante ter ferro armazenado suficiente. Se uma pessoa não tem ferritina suficiente, as reservas de ferro podem se esgotar rapidamente.

O que é o Exame de Ferritina?

Um Exame de Ferritina mede a quantidade de uma proteína do sangue chamada ferritina, que armazena ferro. Pense no seu corpo como uma despensa de cozinha. A maior parte é abastecida com alimentos que você usa todos os dias. Mas você mantém alguns itens lá a longo prazo – um pacote extra de macarrão ou lata de milho para ter à mão quando os suprimentos estiverem baixos.

Seu corpo armazena ferro da mesma maneira. Ele usa parte do ferro que obtém dos alimentos imediatamente para produzir oxigênio no sangue. Mas também mantém um pouco de ferro à mão para os momentos em que você não está recebendo o suficiente da comida que come.

O ferro é armazenado em uma proteína chamada ferritina. Para ver quanto está em seu corpo, seu médico pode solicitar um exame de sangue de ferritina.

Para que serve o Exame de Ferritina?

Os médicos solicitam um Exame de Ferritina para checar se há muito ou pouco ferro no seu corpo.

Geralmente, o Exame de Ferritina é solicitado se outros exames de sangue apontarem para uma possível anemia, o que pode levar à falta de oxigênio no sangue. Além disso, os médicos também podem usá-lo para diagnosticar a síndrome das pernas inquietas e a doença de Still em adultos (um tipo raro de artrite com febre e erupção cutânea).

Baixo teor de ferro pode ser a causa se você:

• Muitas vezes se sente tonto, fraco e cansado
  • Tem dores de cabeça
  • Parece pálido
  • Está com falta de ar
  • Tenha um batimento cardíaco acelerado

Se não for controlado, os baixos níveis de ferro podem causar insuficiência cardíaca (quando o coração não bombeia sangue para o corpo tão bem quanto deveria). Também pode causar estes sintomas:

• Dor no peito
  • Dor na perna
  • Zumbido nos ouvidos ou zumbido

Um exame de sangue de ferritina também pode ajudar seu médico a descobrir se seu corpo está armazenando muito ferro. Níveis elevados podem apontar para abuso de álcool, infecção, doença hepática, artrite reumatoide, tireoide hiperativa ou alguns tipos de câncer.

Valores de referência do Exame de Ferritina

A concentração adequada de ferritina deve ser de 30 a 300 ng/mL (67,4 a 674.1 pmol/L) em adultos.

Para homens adultos, a média é de 88 ng/mL (197,7 pmol/L). Já para as mulheres adultas, a média fica em 49 ng/mL (110,1 pmol/L).

Quando fazer o Exame de Ferritina?

Os níveis de ferritina podem ajudar a diagnosticar diferentes tipos de anemia e doença hepática. Pessoas com maior risco de deficiência de ferro devem fazer exames de rotina antes que os sintomas apareçam. As pessoas em risco de deficiência de ferro incluem pessoas:

• Com sangramento gastrointestinal
  • Que tiveram cirurgia ou uma lesão traumática
  • Com períodos menstruais intensos ou que deram à luz recentemente
  • Que usam regularmente aspirina ou anti-inflamatórios não esteróides (AINEs)
  • Com doença renal
  • Que praticam esportes de resistência

Quanto custa exame ferritina?

O preço do exame ferritina custa o valor de A partir de R$ 25.

Assinantes SiM Mais tem desconto em exames laboratoriais, ficando no valor de R$ 23.

Quais as orientações para exame Ferritina (preparatório)?

Este exame não necessita de jejum. Informar medicamentos em uso. Suspender suplementos e medicamentos com biotina, 72 horas antes da coleta. Não realizar exames com contraste radiológico, 72 horas antes da coleta. Caso já tenha realizado exames com contraste, aguardar 72 horas para a coleta deste exame