Hemograma Completo ou exame de sangue é o exame que analisa tipos e quantidades dos componentes do sangue e que mostra as informações mais específicas que costumam revelar muito sobre a nossa saúde. Os componentes analisados são as Hemácias (glóbulos vermelhos), os Leucócitos (glóbulos brancos), e as Plaquetas (coagulação).
O exame que confirma um diagnóstico além monitorar algum tratamento iniciado pelo paciente ou investigar se existem alterações no nosso organismo que precisam de atenção.
É retirada uma quantidade de sangue do paciente usando uma agulha fina diretamente na veia onde geralmente é feito no braço. Depois que o sangue coletado é armazenado em um tubo as amostras são encaminhadas ao laboratório e posteriormente são analisadas.
O Hemograma completo é o tipo de exame de sangue que avalia as células que compõem o tecido sanguíneo do paciente.
O exame de sangue feito de forma regular, previne diversas patologias, confirma determinados diagnósticos e monitora alguns tratamentos em andamento feitos pelo paciente.
O RDW (Red Cell Distribution Width – Amplitude de Distribuição dos Glóbulos Vermelhos), é um componente do exame de sangue. Em conjunto com as demais informações do exame de sangue, verificam a saúde das células e o estado geral do paciente. Quando o resultado do RDW está alterado, acende o alerta para vários quadros, como anemia, diabetes e até problemas hepáticos.
O HCM (Hemoglobina Corpuscular Média), é um dos componentes do hemograma que mede o tamanho e a coloração da hemoglobina dentro das células. Também pode ser chamada de HDM (Hemoglobina globular média). É o HCM que identifica e reconhece o tipo de anemia que o paciente possui.
O Hemograma não detecta gravidez. O exame ideal para esse diagnóstico é o exame beta hCG. O Hemograma ajuda no diagnóstico de câncer, infecções, inflamações e problemas com o sistema imunológico do paciente.